F3 Macau: AntÁ´nio Felix da Costa vence no Circuito da Guia

O português AntÁ´nio Felix Da Costa (Carlin) venceu o GP da Macau, disputado no Circuito da Guia.

O experiente português, que neste ano disputou o DTM e continua na Fórmula-E (que já iniciou a temporada 2016/2017), venceu a prova classificatória, garantindo a pole-position para 63ª edição do GP de Macau.

De Costa venceu a prova com 1s603 de vantagem sobre o também experiente sueco Felix Rosenqvist (que neste na passou pela Indy Lights, DTM e também disputa a F-E).

O brasileiro Sérgio Sette Câmara (Carlin), que competiu esse ano na F-3 Europeia, completou o pódio (terminou também em terceiro na prova de classificação).

“Estou feliz por esta posição que conquistamos aqui. Nosso carro esteve muito rápido e competitivo durante todo o fim de semana. Ontem, depois da corrida classificatória, consegui com meu engenheiro achar uns detalhes que fizeram a diferença hoje. Fiquei a noite pensando na largada e, realmente, consegui colocar em prática pulando para primeiro na freada da curva um. Foi uma prova muito difÁ­cil e, principalmente, na segunda entrada do Safety. Ao apagar das luzes ele demorou muito para sair da pista e meu carro destracionou, me impedindo de atacar meu companheiro de equipe. Esta corrida é surreal e conquistar o pódio aqui foi sensacional. Não tive um bom resultado final no Europeu de F3 e este resultado, principalmente frente Á  concorrentes tão experientes, poderá me ajudar muito na definição de minha carreira para o ano que vem”, declarou Câmara de 18 anos.

O japonês Kenta Yamashita (T Sport) terminou em quarto, seguido pelos britânicos Callum Ilott (VAR) e Jake Hughes (Carlin).

O brasileiro Pedro Piquet (VAR) terminou na nona posição.

“Foi mais uma corrida legal! Na largada eu perdi uma posição porque fui espremido e tive de tirar o pé, mas consegui recuperar logo. AÁ­ dois caras se enroscaram na minha frente, mas consegui superá-los”, explicou o piloto da equipe holandesa Van Amersfoort.

“Fui o segundo melhor estreante, então foi um fim de semana muito bom, fiquei satisfeito com o desempenho. A gente conseguiu um bom acerto e consegui melhorar a cada ida para a pista.”, finalizou Piquet.

Final, prova de classificação:

1 – Antonio Felix Da Costa (Dallara-VW) – Carlin – 10 voltas
2 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – VAR – 0″850
3 – Sergio Camara (Dallara-VW) – Carlin – 5″030
4 – Kenta Yamashita (Dallara Tomei) – T Sport – 5″797
5 – George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 7″351
6 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 7″889
7 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Hitech – 10″136
8 – Daniel Ticktum (Dallara-Mercedes) – Double R – 17″416
9 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 17″859
10 – Jake Hughes (Dallara-VW) – Carlin – 20″564
11 – Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 21″050
12 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 21″358
13 – David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 21″607
14 – Arjun Maini (Dallara-VW) – Motopark – 21″996
15 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 24″194
16 – Chang Wing Chung (Dallara NBE) – T Sport – 24″940
17 – Ferdinand Habsburg (Dallara-Mercedes) – Fortec – 26″006
18 – Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 28″215
19 – Tadasuke Makino (Dallara Toda) – Toda – 31″905
20 – Jann Mardenborough (Dallara-VW) – B Max – 32″589
21 – Sho Tsuboi (Dallara Toyota) – Tom’s – 33″073
22 – Keyvan Andres Soori (Dallara-Mercedes) – Mucke – 34″143
23 – Sam Macleod (Dallara-Mercedes) – Fortec – 56″743
24 – Daiki Sasaki (Dallara-VW) – B Max – 1 volta
25 – Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 2 voltas

Abandonos:

Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 2  voltas
Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 1
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – VAR – 1
Ye Hong Li (Dallara-VW) – B Max – 1

Final, prova principal:

1 – Antonio Felix Da Costa (Dallara-VW) – Carlin – 15 voltas
2 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 1″603
3 – Sergio Camara (Dallara Volkswagen) – Carlin – 3″194
4 – Kenta Yamashita (Dallara-Tomei) – T Sport – 3″862
5 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – VAR – 4″348
6 – Jake Hughes (Dallara-VW) – Carlin – 6″191
7 – George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 7″027
8 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Hitech – 7″84
9 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 9″361
10 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 11″294
11 – Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 13″04
12 – Chang Wing Chung (Dallara-NBE) – T Sport – 15″101
13 – Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – VAR – 15″52
14 – Tadasuke Makino (Dallara-Toda) – Toda – 17″674
15 – Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 17″913
16 – Sho Tsuboi (Dallara-Toyota) – Tom’s – 18″53
17 – Sam Macleod (Dallara-Mercedes) – Fortec – 19″081
18 – Keyvan Andres (Dallara-Mercedes) – Mucke – 19″972
19 – David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 20″325
20 – Jann Mardenborough (Dallara-VW) – B Max – 22″895
21 – Arjun Maini (Dallara-VW) – Motopark – 48″349
22 – Daiki Sasaki (Dallara-VW) – B Max – 2 voltas
23 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 3 voltas

Volta mais rápida: Felix Rosenqvist – 2’11”080

Abandonos:

Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 10 voltas
Daniel Ticktum (Dallara-Mercedes) – Double R – 8
Ferdinand Habsburg (Dallara-Mercedes) – Fortec – 7
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 5
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 4