F3 Sudamericana: Fabiano Machado vence a terceira e dispara na liderança

Piloto da Cesário Fórmula teve um fim de semana perfeito em São Paulo: liderou todos os treinos, marcou a pole position, venceu três corridas e marcou, ainda, três melhores voltas

Só deu Fabiano Machado na segunda rodada tripla da Fórmula 3 Sudamericana, realizada neste fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Depois de liderar os dois treinos livres e de marcar a pole position para a etapa, o paulista da Cesário Fórmula venceu as três corridas do fim de semana e marcou, ainda, as três melhores voltas.

Com estes resultados, Machado não só assumiu a liderança do campeonato, mas também se isolou na primeira posição da tabela com uma vantagem de 39 pontos sobre o segundo colocado, Fernando “Kid” Resende – que não pontuou na corrida deste domingo. Fabiano tem 120 pontos no campeonato, contra 81 de Kid, da Hitech Racing.

“Meu carro esteve perfeito desde os treinos particulares que fizemos depois das corridas do Velopark, e neste fim de semana pude buscar o melhor rendimento já nos primeiros treinos. Tenho que agradecer muito a toda minha equipe pelo ótimo trabalho”, comentou o vencedor.

Depois de um longo período dedicado apenas a testes particulares, as equipes da Fórmula 3 Sudamericana terão, em média, atividades quinzenais deste domingo em diante até a prova de encerramento do calendário, marcada para o dia 27 de novembro em Brasília. A proximidade das próximas rodadas vai diminuir o tempo disponível para treinos particulares, mas não preocupa o líder do campeonato.

“Nesse grande intervalo que tivemos entre a primeira e a segunda rodadas, pudemos fazer um bom trabalho de desenvolvimento e posso dizer que temos um carro competitivo para todas as pistas do calendário. Já temos um bom ajuste base e, a partir de agora, é só colocar em prática o que foi ensaiado nesse período”, acrescentou.

O pódio da segunda etapa da F-3 Sudam teve, também, a participação de um antigo vencedor da categoria – que retornou ao grid em São Paulo. Piloto da Stock Car e do Brasileiro de Marcas, o paulista Dennis Navarro estava distante da F-3 desde a última rodada da temporada 2008, quando encerrou a temporada daquele ano com vitória, coincidentemente, em São Paulo.

Pouco antes da largada para a sexta prova da categoria sul-americana, Navarro liderou praticamente toda a quarta etapa do Brasileiro de Marcas, mas abandonou na última volta por quebra do semieixo de seu Toyota. O resultado na prova de monopostos serviu, portanto, como prêmio pelo empenho do piloto em disputar duas categorias no mesmo fim de semana.

“O Fórmula 3 é um carro muito prazeroso de guiar, então foi muito gostoso relembrar os velhos tempos. Como estou na ativa em competições de turismo, guiei neste fim de semana o carro novo da F3 pela primeira vez, e pude relembrar os velhos tempos. Achei tudo muito legal e é sempre bom subir ao pódio”, comentou Navarro.

Mais uma vitória na Light – Se Fabiano Machado tornou-se o nome a ser batido pelos demais pilotos da divisão principal da F-3 Sudamericana, o também paulista Bruno Bonifácio se manteve como o principal nome da classe Light da categoria após a rodada tripla de São Paulo. Com duas vitórias e um abandono por quebra de diferencial neste fim de semana, ele segue tranquilo na liderança do campeonato com 125 pontos, contra 61 do segundo colocado, Augusto Scalbi, da Argentina.

Bruno viu com grande entusiasmo a volta dos argentinos à categoria, e acredita que o aumento do grid da divisão Light seja positivo, também, para o seu desenvolvimento como piloto. “Com a chegada de pilotos de outras nacionalidades, a Fórmula 3 voltou a ser, de fato, uma categoria sul-americana, e isso é muito bom para todos nós. São dois pilotos muito competentes, que vão aumentar a competitividade da categoria”, comentou.

Depois da vitória, Bruno Bonifácio voltou a ressaltar o superaquecimento no sistema de freios de seu carro, a característica que ele considerou mais marcante em seu carro durante todo o fim de semana.

“Voltamos a ter problemas de freio, mas no geral esse foi um fim de semana quase perfeito para nós. Sofri uma quebra na primeira corrida, mas isso foi pequeno perto dos bons resultados que obtivemos nas outras provas. Toda a equipe está de parabéns”, comentou.

A terceira rodada dupla da Fórmula 3 Sudamericana está marcada para os dias 29, 30 e 31 de julho, no Rio de Janeiro. Veja o resultado completo da corrida deste domingo, e como ficou o campeonato depois de duas rodadas:

Corrida – Domingo
1) Fabiano Machado (A), (20 voltas) 30:36.937
2) Bruno Boni (L), a 11.883
3) Augusto Scalbi (L), a 17.108
4) Denis Navarro (A), a 34.935
5) Leonardo de Souza (A), a 37.669
6) Hernan Bueno (L), a 1:18.796
7) Ronaldo Freitas (A), a 1 volta
8) João Leme (A), a 1 volta
9) Daniel Politzer (L), a 3 voltas
10) Galid Osman Didi Jr (A), a 16 voltas
11) Fernando Rezende (A), a 19 voltas

Campeonato – F-3 Sudamericana
1) Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 120
2) Fernando KID (Cesário Fórmula), 81
3) Guilherme Silva (Hitech Racing), 75
4) Ronaldo Freitas (Cesário Fórmula), 57
5) Leo Souza (Kemba Racing), 55
6) João Leme (Hitech Racing), 52
7) Dennis Navarro (Cesário Fórmula Jr), 18
8) Roberto Savério (Hitech Racing), 0

Campeonato – F-3 Sudamericana Light
1) Bruno Bonifácio (Cesário Fórmula Light), 125
2) Augusto Scalbi (Cesário Fórmula Light), 61
3) Hernan Bueno (Cesário Fórmula Jr), 45
4) Vinicius Alvarenga (Dragão Motorsport), 15
5) Daniel Politzer (Kemba Racing), 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *