F3 Sul-Americana: Decisão do campeonato será neste fim de semana, em Interlagos

Yann Cunha lidera a competição com cinco pontos de vantagem sobre Bruno Andrade, e pode ser campeão já na corrida de sábado

A temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-Americana termina neste fim de semana com a realização da 24ª e 25ª corridas do ano no circuito de Interlagos (SP). A nona e última rodada da competição vai integrar o evento montado para o GP Brasil de Fórmula 1, e pode dar ao brasiliense Yann Cunha seu primeiro título no automobilismo.

Com quatro vitórias na temporada – três delas obtidas nas últimas sete corridas -, Yann lidera a competição com 336 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, Bruno Andrade. Com 50 pontos em jogo no fim de semana, os dois chegam à decisão praticamente empatados, e dependem apenas de seus próprios resultados para levantar o caneco.

Yann, no entanto, é o único que pode ser campeão já neste sábado, dependendo da combinação entre seu resultado e a posição de chegada de Andrade. Para isso, ele precisa ganhar a corrida, e torcer para que seu rival não marque pontos. Essa possibilidade, no entanto, é vista como remota e não tira do piloto da Bassan Motorsport o foco no trabalho para as duas corridas do fim de semana.

“Desde o começo do ano imaginávamos que esse campeonato só terminaria na rodada final, e acredito em uma decisão apenas no domingo. As possibilidades para sábado são muito remotas, e não quero correr fazendo contas. Meu objetivo é o mesmo do restante do ano: vencer corridas. Dessa maneira, chegar ao título será uma conseqüência”, comentou o brasiliense.

Yann Cunha atravessa boa fase no campeonato, em especial depois das boas atuações que teve nas etapas de Santa Fé, Piriápolis e Londrina. Nas sete corridas realizadas na Argentina, Uruguai e na região Sul do país, o brasiliense venceu três vezes, largou na pole position em cinco corridas e tirou uma diferença de mais de 30 pontos em relação a Andrade.

Os dois têm disputado ponto a ponto o campeonato desde o início do ano, mas o paulista tinha conseguido abrir vantagem depois de uma sequência de três quebras sofridas pelo piloto de Brasília.

“Toda a equipe tem trabalhado muito, com muita alegria, para sermos campeões. Sem dúvida teremos um grande desafio, mas acima de tudo merecemos esse título. Conseguimos correr atrás de um prejuízo grande causado pelas quebras, que nos tiraram mais de 70 pontos no campeonato. E conseguimos isso acreditando no nosso potencial. Vou fazer de tudo para completar duas corridas sem erros em Interlagos, e espero deixar o circuito como campeão”, encerrou Cunha.

Em razão da divisão do circuito com a Fórmula 1, a programação da Fórmula 3 neste fim de semana ficará bastante apertada. Os pilotos terão direito a apenas 35 minutos de treinos livres na sexta-feira, antes do treino classificatório e corridas. Veja os horários da Fórmula 3 Sul-Americana em Interlagos neste final de semana, e quem são os 10 primeiros do campeonato:

Sexta-feira – 05/11
16h25 às 17h – Treino livre
17h05 às 17h25 – Treino classificatório

Sábado – 06/11
9h25 às 10h – Corrida – 24ª etapa

Domingo – 07/11
9h às 9h35 – Corrida – 25ª etapa

Após 23 corridas disputadas, os dez primeiros colocados no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 são:

1- Yann Cunha (Bassan Motorsport), 336 pontos
2- Bruno Andrade (Cesário Fórmula), 331
3- Lu Boesel (Dragão Motorsport), 280
4- Leonardo Souza (Kemba Racing), 161
5- Nilton Molina (dragão Motorsport), 150
6- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 139
7- Mateus Laba (Dragão Motorsport), 122
8- Pietro Fantin (Hitech Racing), 108
9- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 88
10- Aldo Piedade Jr (Bassan Motorsport), 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *