F3 Sul-Americana: Decisão do campeonato será neste fim de semana, em Interlagos

Yann Cunha lidera a competição com cinco pontos de vantagem sobre Bruno Andrade, e pode ser campeão já na corrida de sábado

A temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-Americana termina neste fim de semana com a realização da 24ª e 25ª corridas do ano no circuito de Interlagos (SP). A nona e última rodada da competição vai integrar o evento montado para o GP Brasil de Fórmula 1, e pode dar ao brasiliense Yann Cunha seu primeiro tÁ­tulo no automobilismo.

Com quatro vitórias na temporada – três delas obtidas nas últimas sete corridas -, Yann lidera a competição com 336 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, Bruno Andrade. Com 50 pontos em jogo no fim de semana, os dois chegam Á  decisão praticamente empatados, e dependem apenas de seus próprios resultados para levantar o caneco.

Yann, no entanto, é o único que pode ser campeão já neste sábado, dependendo da combinação entre seu resultado e a posição de chegada de Andrade. Para isso, ele precisa ganhar a corrida, e torcer para que seu rival não marque pontos. Essa possibilidade, no entanto, é vista como remota e não tira do piloto da Bassan Motorsport o foco no trabalho para as duas corridas do fim de semana.

“Desde o começo do ano imaginávamos que esse campeonato só terminaria na rodada final, e acredito em uma decisão apenas no domingo. As possibilidades para sábado são muito remotas, e não quero correr fazendo contas. Meu objetivo é o mesmo do restante do ano: vencer corridas. Dessa maneira, chegar ao tÁ­tulo será uma conseqüência”, comentou o brasiliense.

Yann Cunha atravessa boa fase no campeonato, em especial depois das boas atuações que teve nas etapas de Santa Fé, Piriápolis e Londrina. Nas sete corridas realizadas na Argentina, Uruguai e na região Sul do paÁ­s, o brasiliense venceu três vezes, largou na pole position em cinco corridas e tirou uma diferença de mais de 30 pontos em relação a Andrade.

Os dois têm disputado ponto a ponto o campeonato desde o inÁ­cio do ano, mas o paulista tinha conseguido abrir vantagem depois de uma sequência de três quebras sofridas pelo piloto de BrasÁ­lia.

“Toda a equipe tem trabalhado muito, com muita alegria, para sermos campeões. Sem dúvida teremos um grande desafio, mas acima de tudo merecemos esse tÁ­tulo. Conseguimos correr atrás de um prejuÁ­zo grande causado pelas quebras, que nos tiraram mais de 70 pontos no campeonato. E conseguimos isso acreditando no nosso potencial. Vou fazer de tudo para completar duas corridas sem erros em Interlagos, e espero deixar o circuito como campeão”, encerrou Cunha.

Em razão da divisão do circuito com a Fórmula 1, a programação da Fórmula 3 neste fim de semana ficará bastante apertada. Os pilotos terão direito a apenas 35 minutos de treinos livres na sexta-feira, antes do treino classificatório e corridas. Veja os horários da Fórmula 3 Sul-Americana em Interlagos neste final de semana, e quem são os 10 primeiros do campeonato:

Sexta-feira – 05/11
16h25 Á s 17h – Treino livre
17h05 Á s 17h25 – Treino classificatório

Sábado – 06/11
9h25 Á s 10h – Corrida – 24ª etapa

Domingo – 07/11
9h Á s 9h35 – Corrida – 25ª etapa

Após 23 corridas disputadas, os dez primeiros colocados no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 são:

1- Yann Cunha (Bassan Motorsport), 336 pontos
2- Bruno Andrade (Cesário Fórmula), 331
3- Lu Boesel (Dragão Motorsport), 280
4- Leonardo Souza (Kemba Racing), 161
5- Nilton Molina (dragão Motorsport), 150
6- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 139
7- Mateus Laba (Dragão Motorsport), 122
8- Pietro Fantin (Hitech Racing), 108
9- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 88
10- Aldo Piedade Jr (Bassan Motorsport), 24