F3 Sul-Americana: Lucas Foresti vence terceira prova da etapa

A corrida mais competitiva do final de semana teve como vencedor Lucas Foresti, da Cesário Fórmula, que se despede do Brasil rumo ao GP3 e a Fórmula Inglesa, depois de correr mais de 30 minutos com o pneu perdendo pressão.

O piloto brasiliense Lucas Foresti, que já engatou sua carreira na Europa e fez uma participação especial na primeira etapa da temporada 2010 da F3 Sudamericana Petrobras despede-se com duas vitórias e um segundo lugar nas três provas do final de semana. O mais curioso foi a vitória de hoje, na qual correu com pneu perdendo pressão. “Na segunda ou terceira volta achei que o pneu estava furado, falei com a equipe, mas me mandaram seguir”, revela o piloto que mesmo nessa condição conseguiu a vitória. E deixa um conselho para seus colegas: “o importante é ter fé”.

Â

Além da fé, outro atributo indispensável é a persistência. E foi a ela que Nilton Molina Neto, da Prop Car Racing, atribuiu seu segundo lugar, após uma corrida excelente, na qual largou em sétimo e foi ganhando posições de maneira consistente até chegar ao pódio. A provável saÁ­da de Foresti do campeonato favorece Molina na busca ao tÁ­tulo, já que após as três provas ele acumula 40 pontos, atrás apenas do lÁ­der. Sete pontos atrás, na terceira posição da classificação geral, vem Bruno Andrade, que largou na pole position, mas saiu da pista quando buscava recuperar a liderança e finalizou em sexto lugar, com 8 pontos. O terceiro colocado no pódio foi Yann Cunha, da Bassan Motorsport. Importante ressaltar o desempenho de Lu Boesel e Rodolpho Santos que junto com os ocupantes do pódio protagonizaram uma disputa eletrizante até a última volta.Â

Â

Na categoria Light, Fernando Rezende, o Kid (Cesário Fórmula Jr) conseguiu sua terceira vitória consecutiva e abriu uma vantagem de 32 pontos em relação ao segundo colocado, o colombiano Francisco Dias. “Eu me preparei bastante, mas claro que não esperava esse resultado, pois não dá para saber o que vai acontecer até o momento da bandeirada”, comemora o jovem piloto, de 16 anos. Em segundo e terceiro lugar no pódio subiram Alberto Cattucci (Capital Motorsport) e Francisco Dias (Dragão Motorsport). Quem não teve um final de semana dos melhores foi o piloto Daniel Politzer, estreante na categoria Light, já que nas duas primeiras provas tinha praticamente garantido o terceiro lugar, mas não conseguiu manter nas últimas voltas por problemas no pneu e na bateria. Na corrida de hoje saiu logo nas primeiras voltas, por problemas hidráulicos.

Â

Em termos técnicos e de emoção, foi uma excelente etapa. “Estamos felizes pela volta da transmissão da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras em rede de TV aberta, pelo grid repleto e intensa cobertura jornalÁ­stica além, é claro, da qualidade das corridas, que foi excepcional”, comemora Dilson Motta, organizador da categoria. Outro fator importante é a volta de pilotos estrangeiros: o angolano, Duarte Ferreira e o colombiano Francisco Dias. “Na etapa de Campo Grande já temos confirmado um piloto Uruguaio, Francisco Camarota, que correrá na categoria Light”, adianta Motta. Â

Â

A próxima rodada tripla da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras será em Caruaru, nos dias 29 e 30 de maio. A corrida do domingo a tarde será transmitida ao vivo para todo paÁ­s pela Rede TV!. As demais serão exibidas em compacto durante a programação esportiva da emissora. A RaceTV também transmite via web todas as emoções da categoria de monopostos mais veloz do continente no www.racetv.com.br. (Foto: Abelardo Barbosa)
 
Confira abaixo o resultado da prova e a classificação atual dos pilotos na temporada.

Â

RESULTADO DA PROVA:

Â

1º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 19 voltas a 36:06:658

2º) Nilton Molina (PropCar Racing), a 0s564

3º) Yann Cunha (Bassam Motorsport), a 1s035

4º) Lu Boesel (Dragão Motorsport), a 1s549

5º) Aldo Piedade Jr (Bassan Motorsport), a 4s128

6º) Bruno Andrade (Cesário Fórmula), a 5s053

7º) Matheus Laba (Dragão Motorsport), a 39s901

8º) Leonardo de Souza (Kemba Racing), a 40s668

9º) Fernando Rezende “Kid” (Cesário Fórmula Junior), a 1m07s469 – F3 Light                              Â

10º) Alberto Cattucci (Capital Motorsport), a 1m19s902 – F3 Light

11º) Francisco Leonardo Dias (Dragão Motorsport), a 1m22s301 – F3 Light

12º) Ronaldo Freitas (Cesário Fórmula Junior), a 1 volta – F3 Light

13º) Rodolpho Santos (Razia Sports), a 5 voltas

14º) Duarte Ferreira (Dragão Motorsport), a 5 voltas – F3 Light

15º) Daniel Politzer (Prop Car Racing), a 18 voltas – F3 Light

Â

Melhor Volta: Lucas Foresti, na volta 2, a 178,47 Km/h
Â