F3 Sul-Americana: Lucas Foresti vence terceira prova da etapa

A corrida mais competitiva do final de semana teve como vencedor Lucas Foresti, da Cesário Fórmula, que se despede do Brasil rumo ao GP3 e a Fórmula Inglesa, depois de correr mais de 30 minutos com o pneu perdendo pressão.

O piloto brasiliense Lucas Foresti, que já engatou sua carreira na Europa e fez uma participação especial na primeira etapa da temporada 2010 da F3 Sudamericana Petrobras despede-se com duas vitórias e um segundo lugar nas três provas do final de semana. O mais curioso foi a vitória de hoje, na qual correu com pneu perdendo pressão. “Na segunda ou terceira volta achei que o pneu estava furado, falei com a equipe, mas me mandaram seguir”, revela o piloto que mesmo nessa condição conseguiu a vitória. E deixa um conselho para seus colegas: “o importante é ter fé”.

 

Além da fé, outro atributo indispensável é a persistência. E foi a ela que Nilton Molina Neto, da Prop Car Racing, atribuiu seu segundo lugar, após uma corrida excelente, na qual largou em sétimo e foi ganhando posições de maneira consistente até chegar ao pódio. A provável saída de Foresti do campeonato favorece Molina na busca ao título, já que após as três provas ele acumula 40 pontos, atrás apenas do líder. Sete pontos atrás, na terceira posição da classificação geral, vem Bruno Andrade, que largou na pole position, mas saiu da pista quando buscava recuperar a liderança e finalizou em sexto lugar, com 8 pontos. O terceiro colocado no pódio foi Yann Cunha, da Bassan Motorsport. Importante ressaltar o desempenho de Lu Boesel e Rodolpho Santos que junto com os ocupantes do pódio protagonizaram uma disputa eletrizante até a última volta. 

 

Na categoria Light, Fernando Rezende, o Kid (Cesário Fórmula Jr) conseguiu sua terceira vitória consecutiva e abriu uma vantagem de 32 pontos em relação ao segundo colocado, o colombiano Francisco Dias. “Eu me preparei bastante, mas claro que não esperava esse resultado, pois não dá para saber o que vai acontecer até o momento da bandeirada”, comemora o jovem piloto, de 16 anos. Em segundo e terceiro lugar no pódio subiram Alberto Cattucci (Capital Motorsport) e Francisco Dias (Dragão Motorsport). Quem não teve um final de semana dos melhores foi o piloto Daniel Politzer, estreante na categoria Light, já que nas duas primeiras provas tinha praticamente garantido o terceiro lugar, mas não conseguiu manter nas últimas voltas por problemas no pneu e na bateria. Na corrida de hoje saiu logo nas primeiras voltas, por problemas hidráulicos.

 

Em termos técnicos e de emoção, foi uma excelente etapa. “Estamos felizes pela volta da transmissão da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras em rede de TV aberta, pelo grid repleto e intensa cobertura jornalística além, é claro, da qualidade das corridas, que foi excepcional”, comemora Dilson Motta, organizador da categoria. Outro fator importante é a volta de pilotos estrangeiros: o angolano, Duarte Ferreira e o colombiano Francisco Dias. “Na etapa de Campo Grande já temos confirmado um piloto Uruguaio, Francisco Camarota, que correrá na categoria Light”, adianta Motta.  

 

A próxima rodada tripla da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras será em Caruaru, nos dias 29 e 30 de maio. A corrida do domingo a tarde será transmitida ao vivo para todo país pela Rede TV!. As demais serão exibidas em compacto durante a programação esportiva da emissora. A RaceTV também transmite via web todas as emoções da categoria de monopostos mais veloz do continente no www.racetv.com.br. (Foto: Abelardo Barbosa)
 
Confira abaixo o resultado da prova e a classificação atual dos pilotos na temporada.

 

RESULTADO DA PROVA:

 

1º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 19 voltas a 36:06:658

2º) Nilton Molina (PropCar Racing), a 0s564

3º) Yann Cunha (Bassam Motorsport), a 1s035

4º) Lu Boesel (Dragão Motorsport), a 1s549

5º) Aldo Piedade Jr (Bassan Motorsport), a 4s128

6º) Bruno Andrade (Cesário Fórmula), a 5s053

7º) Matheus Laba (Dragão Motorsport), a 39s901

8º) Leonardo de Souza (Kemba Racing), a 40s668

9º) Fernando Rezende “Kid” (Cesário Fórmula Junior), a 1m07s469 – F3 Light                               

10º) Alberto Cattucci (Capital Motorsport), a 1m19s902 – F3 Light

11º) Francisco Leonardo Dias (Dragão Motorsport), a 1m22s301 – F3 Light

12º) Ronaldo Freitas (Cesário Fórmula Junior), a 1 volta – F3 Light

13º) Rodolpho Santos (Razia Sports), a 5 voltas

14º) Duarte Ferreira (Dragão Motorsport), a 5 voltas – F3 Light

15º) Daniel Politzer (Prop Car Racing), a 18 voltas – F3 Light

 

Melhor Volta: Lucas Foresti, na volta 2, a 178,47 Km/h
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *