F3 Sulamericana: 21ª temporada da categoria começa neste fim de semana

Autódromo de Interlagos recebe a primeira etapa de um campeonato que terá pilotos e equipes estreantes do grid.

A Fórmula 3 vive um perÁ­odo de renovação. Neste sábado (24/3), quando for dada a largada para a primeira etapa da temporada de 2007, o 21º campeonato da história da categoria começará a ser desenhado por um grupo formado, em sua maioria, por pilotos e equipes estreantes na competição. Com o declÁ­nio da Fórmula Renault – que deixou de existir oficialmente após a retirada do patrocÁ­nio por parte da montadora francesa, mas deve renascer com outro nome ainda este ano -, a Fórmula 3 passou a ser encarada, também, como uma categoria que representa o primeiro degrau para quem sai do kart e pretende seguir carreira em monopostos. Não por acaso, o campeonato deste ano deve ter dez novatos no grid – a presença de dois deles ainda não está confirmada – e virá com três equipes que disputam pela primeira vez a competição.

“A Fórmula 3 e a Fórmula São Paulo absorveram os pilotos estreantes no automobilismo que tinham como principal foco a Fórmula Renault. Quem pretende dar passos menos largos e trilhar um caminho mais cauteloso, começa no campeonato regional e, depois, segue para o sul-americano. Neste ano, a F-3 recebeu, também, pilotos que eventualmente disputariam mais uma temporada na Fórmula Renault, além dos que preferiram estrear direto no Sul-Americano”, opinou Felipe Tejada, chefe da Razia Sports, equipe recém-criada pelo pai do campeão da categoria no ano passado, Luiz Razia.

O time sediado em São Paulo tem, por enquanto, dois estreantes confirmados e é um dos expoentes da nova fase da Fórmula 3. “Nos últimos dois anos, as disputas na categoria envolveram pilotos que fizeram mais de uma temporada, como o Zeca Cardoso, o Luiz Razia, o Mario Moraes e o Diego Nunes”, opinou o carioca Ernesto Otero, um dos pilotos que assinaram contrato com a Razia Sports para 2007. “Neste ano, há um número considerável de novatos e isso mostra que, apesar de todas as dificuldades, as categorias de monopostos no Brasil seguem renovando talentos”, completou o carioca.

Ernesto Otero foi o grande destaque entre os novatos da Fórmula 3 nos testes realizados pelas equipes sediadas em São Paulo na pré-temporada. Nos dois treinos que completou pelo time, ele foi o estreante mais veloz e não esconde a ansiedade pelo primeiro desafio real da temporada. “Fiz bons testes, mas os ensaios realizados em Interlagos reuniram apenas uma parte do grid. Os pilotos da equipe Amir Nasr, sediada em BrasÁ­lia, também devem vir bem preparados para esta prova, e há outro grupo que testou em Campo Grande. Neste fim de semana, pela primeira vez no ano, todos nós vamos nos encontrar em um mesmo circuito”, apontou Otero.

A Fórmula 3 Sul-Americana dividirá o evento do fim de semana com o Troféu Maserati, competição de carros de turismo da marca italiana. A temporada de 2007 terá oito etapas, todas disputadas em sistema de rodada dupla, sendo que duas delas serão realizadas na Argentina em conjunto com a TC 2000. O calendário completo da temporada de 2007 da categoria é o seguinte:

1ª e 2ª etapas         24 e 25/03              São Paulo
3ª e 4ª etapas         28 e 29/04              Tarumã
5ª e 6ª etapas         26 e 27/05              Curitiba
7ª e 8ª etapas         09 e 10/06              BrasÁ­lia
9ª e 10ª etapas       30/6 e 01/07           Córdoba (ARG)*
11ª e 12ª etapas      21 e 22/07              Resistencia (ARG)*
13ª e 14ª etapas      15 e 16/09              Santa Cruz
15ª e 16ª etapas      15 e 16/12              São Paulo

* Data sujeita a confirmação
11 e 12/08 – Oberá (ARG), alternativa Á  rodada dupla de Córdoba