F3 Sulamericana: Após ‘corrida-teste’ na Itália Diego embarca para a Argentina para brigar pelo título

Piloto vê a rodada tripla do próximo fim de semana como “decisiva” para suas pretensões ao título. Veja abaixo e história e todos os vencedores das provas da categoria em Buenos Aires.


O paulista Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura) desembarca nesta terça-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, vindo diretamente da Itália, onde, no domingo passado, realizou uma espécie de “corrida-teste” no Campeonato F3000 Euroseries, visando sua preparação para a temporada 2007. Diego chega ao Brasil, passa um dia com a família e na quarta-feira já segue para Buenos Aires (Argentina), onde disputará a rodada tripla do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. O piloto de 19 anos é o terceiro na tabela de pontuação e, segundo ele mesmo diz, jogará todas as fichas na rodada portenha: “Este encontro será decisivo para minhas pretensões no torneio”, define o piloto da equipe Bassani Racing.


No domingo passado Diego defendeu a equipe Minardi de F3000 na pista de Misano, onde obteve um quarto e um quinto lugares e mereceu muitos elogios por parte dos engenheiros do time, que é remanescente da Minardi F1 Team. O piloto da Chocolates Garoto/Aura se adaptou bem ao carro e ao traçado, e já foi sondado para competir pelo time italiano em 2007. “Esta decisão vai demorar para ser tomada, pois há outras opções e convites que devo avaliar. Vamos ponderar bem todas as possibilidades, pois o que for decidido vai ditar os rumos da minha carreira”, comentou Diego. “Mas é muito bom saber que agradei a esta equipe, cuja estrutura técnica é realmente impressionante”, completou.


História e programação


A Fórmula 3 já realizou 22 etapas na pista de Buenos Aires, utilizando traçados distintos. Na quantidade de vitórias, há um empate. 11 para cada lado. O chassi mais bem-sucedido é o italiano Dallara, que também venceu 11 vezes, contra quatro do inglês Ralt, o segundo colocado. Entre os motores, o equilíbrio é maior: são seis primeiros lugares para o alemão Volkswagen contra cinco do japonês Honda. O maior vencedor é o argentino Gabriel Furlán, indubitavelmente o maior piloto da história da F-3 Sul-Americana – até mesmo por disputar várias temporadas. Ao contrário de Furlán, os brasileiros em geral passaram pela categoria uma ou duas temporadas, e por isso a maior parte deles tem apenas uma vitória. Os únicos que repetiram o feito foram os talentosos Leonel Friedrich (1987 e 1989), ainda nos primórdios da categoria, e Max Wilson (ambas em 1995).


Os treinos da Fórmula 3 em Buenos Aires começam já na quinta-feira, a partir das 12h30. Às 16h50, pilotos e equipes voltam à pista para a tomadas de tempo da corrida de número 12 do calendário. A primeira das três provas será disputada já na sexta-feira, valendo pela 12ª etapa, às 17h00. No sábado, acontece a 13ª corrida (18h30) e, domingo, a 14ª (8h55). Todas terão 30 minutos de duração.


Veja a lista de vencedores da F-3 em Buenos Aires:


1987 – Guillermo Maldonado (ARG), Berta-Volkswagen
1987 – Leonel Friedrich (BRA), Berta-Volkswagen
1987 – Gabriel Burlan (ARG), Berta-Volkswagen
1989 – Leonel Friedrich (BRA), Reynard-Volkswagen
1989 – Gabriel Furlan (ARG), Dallara-Alfa Romeo
1990 – Tom Stefani (BRA), Reynard-Volkswagen
1991 – Afonso Giaffone (BRA), Ralt-Volkswagen
1991 – Marcos Gueiros (BRA), Ralt-Honda
1992 – Guillermo Kissling (ARG), Ralt-Honda
1993 – Hélio Castroneves (BRA), Ralt-Honda
1994 – Omar Martínez (ARG), Tom’s-Toyota
1994 – Gabriel Burlan (ARG), Dallara-Fiat
1995 – Max Wilson (BRA), Dallara-Opel
1995   – Gabriel Burlan (ARG), Dallara-Fiat
1995   – Max Wilson (BRA), Dallara-Opel
1996   – Gabriel Burlan (ARG), Dallara-Fiat
1996   – Juan Manuel Silva (ARG), Tom’s-Toyota
1997   – Gabriel Burlan (ARG), Dallara-Mitsubishi
1998   – Martín Basso (ARG), Dallara-Mitsubishi
1999   – Duda Pamplona (BRA), Dallara-Opel
1999   – Rodrigo Sperafico (BRA), Dallara-Honda
2001   – Juliano Moro (BRA), Dallara/Honda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *