F3 Sulamericana: Categoria vive expectativa para prova mais competitiva da temporada

Treinos para etapa de Londrina começaram com 14 carros dentro do mesmo segundo, e com os quatro primeiros colocados separados por apenas 0s120.

As caracterÁ­sticas do Autódromo Internacional de Londrina (PR), sede da sexta rodada dupla da temporada de 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana, já projetavam treinos e corridas equilibradas para este fim de semana, mas o resultado do primeiro treino oficial no circuito – realizado na manhã desta sexta-feira -, surpreendeu até mesmo os mais otimistas.

A sessão, liderada por Felipe Ferreira, terminou com 14 dos 15 carros inscritos separados por 0s9, e só não teve o grid todo andando dentro do mesmo segundo em virtude dos problemas de câmbio enfrentados por Fabio Beretta, que deu apenas três voltas pelo circuito.

“Já esperávamos uma disputa apertada, mas confesso que o primeiro treino me surpreendeu”, declarou o paulista Daniel Landi, piloto da Stock Car V8 que disputa a etapa paranaense pela Razia Sports. Quarto colocado na sessão inicial com a marca de 1:10.962, Landi mostrou rápida readaptação ao carro, já que estava distante da categoria desde 2003.

“Tivemos duas sessões livres na quinta-feira, de duas horas cada, e pude dar pouco mais de 50 voltas pelo circuito”, lembrou o vice-campeão da F-3 Light em 2002. “Sempre gostei desse carro e acho que isso ajudou na minha readaptação”, acrescentou Landi.

O tempo registrado por Felipe Ferreira nesta sexta-feira (1:10.842) está cerca de 0s4 mais alto que a melhor marca de Danilo Dirani em 2003, ano em que a Fórmula 3 Sul-Americana havia corrido pela última vez em Londrina. Por esse motivo, a expectativa da Razia Sports é a de que os tempos devam cair mais um pouco.

“Na época usávamos motores menos potentes, e por isso acredito que, conforme a pista vá melhorando, teremos condição de nos aproximar, ou até mesmo de baixar, essa marca”, lembrou Landi, que esteve no circuito naquela oportunidade e, além de ter liderado o warm up de domingo, obteve um quarto lugar como melhor resultado.

A programação desta sexta-feira em Londrina prevê a realização de mais uma sessão livre ao longo do dia, e do primeiro treino de classificação.

Foto: Luca Bassani