F3 Sulamericana: Categoria volta a Interlagos. E usa pneus mais duros

Categoria mais rápida do continente fará a quarta rodada do ano no próximo fim de semana. Novidade obrigará as equipes a procurar novos caminhos no acerto dos carros.

Os motores da Fórmula 3 Sul-Americana voltam a roncar no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, onde a categoria disputou no mês de maio a segunda rodada dupla da temporada. Neste fim de semana (12 e 13/7), o circuito paulista sediará a sétima e oitava corridas do ano em meio a uma acirrada disputa pelo título, e retorna a Interlagos com novidades.

Nas provas deste fim de semana serão usados pneus de composto mais duro do que aqueles que foram adotados nas primeiras corridas do ano. Essa mudança visa extinguir eventuais problemas de durabilidade que poderiam ocorrer com os pneus, mas tornará a categoria mais lenta e os carros, mais ariscos.

“É uma novidade que vai dar mais trabalho aos pilotos, e também aos engenheiros”, declarou o carioca Leonardo Otero, que vem sendo destaque entre os estreantes da competição. “O pneu macio apresenta melhor aderência, embora se desgaste mais rápido. Dependendo do acerto do carro, esse consumo de borracha poderia se tornar um problema. Com os pneus mais duros teremos que tomar mais cuidado nas freadas e, principalmente, nas saídas de curva, porque as rodadas podem ser mais freqüentes”, acrescentou.

Leonardo Otero conquistou em São Paulo seu melhor resultado na temporada de 2008, e acredita que o fato de correr pela primeira vez em uma pista em que já teve a oportunidade de competir pilotando um Fórmula 3 crie boas expectativas para a corrida do fim de semana.

“Assim como eu, minha equipe está estreando na Fórmula 3, e por isso temos pouca referência, ou quase nenhuma, dos circuitos”, lembrou o piloto. “Começamos o trabalho do fim de semana sempre um passo atrás das demais equipes, e precisamos descontar o prejuízo. Desta vez, embora os novos pneus exijam um novo acerto do carro, acredito que estejamos em menor desvantagem”, acrescentou.

Sétimo colocado na classificação geral com 11 pontos, Otero traçou como meta para este fim de semana deixar a tabela entre os seis primeiros, mantendo a posição de melhor estreante da competição. Embora tenha chances matemáticas de deixar o circuito entre os quatro melhores colocados na tabela, ele acredita ser pouco provável uma evolução tão grande em uma única rodada.

“Estou bem colocado entre os estreantes, e tendo em vista não só a minha dificuldade de adaptação à categoria, mas também a de toda a equipe, avalio de forma muito positiva esse meu início de temporada. Conquistar mais uma posição no campeonato em São Paulo seria ótimo, e vamos trabalhar para isso neste fim de semana”, encerrou o piloto.

A programação completa da Fórmula 3 Sul-Americana em Interlagos é a seguinte:

SEXTA-FEIRA (11)
09h20 – 09h50: 1º treino livre Fórmula 3 Sul-Americana
12h00 – 12h30: 2º treino livre Fórmula 3 Sul-Americana
13h40 – 14h10: Tomada de tempos 7ª etapa Fórmula 3 Sul-Americana

SÁBADO (12)
09h40 – 10h10: Treino Classificatório – 8ª etapa F-3 Sul-Americana
13h00: largada 7ª etapa F-3 Sul-Americana

DOMINGO (13)
09h30: largada 8ª etapa F-3 Sul-Americana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *