F3 Sulamericana: Cerutti surpreende e fica com a pole em Tarumã

Novato na temporada, piloto brasiliense terminou à frente da dupla da Cesário Fórmula, Clemente Faria Jr. e Mario Romancini, que estréia na categoria e foi outra grande surpresa do dia.

O brasiliense Geovani Cerutti roubou a cena no treino classificatório desta sexta-feira (27), válido para terceira etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, e ficou com a pole position para a corrida deste sábado no Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre. A apenas 20 segundos do final da sessão, ele desbancou o mineiro Clemente Faria Jr., líder do campeonato e um dos favoritos à primeira posição no grid, para conquistar a primeira pole de sua carreira.

Em um dia bom para os novatos, a outra surpresa do treino foi o paulista Mario Romancini. Ele havia realizado apenas três treinos com um carro de Fórmula 3 da Cesário Fórmula antes de chegar a Tarumã, e ficou em terceiro no grid. Companheiro de equipe de Clemente, Romancini chegou a garantir provisoriamente uma vaga na primeira fila, mas abandonou a disputa pela pole por ter saído para a pista com pouca gasolina no tanque.

“O terceiro lugar foi ótimo para a estréia, especialmente porque esta é a pista mais desafiadora do calendário. Estou muito feliz com o resultado, apesar de ter deixado o carro com a sensação de que poderia ter ido mais além. Como saímos para a sessão com pouco combustível, não pude dar muitas voltas e fiquei parado durante a maior parte do treino”, comentou Romancini.

A espera pela definição do grid foi, segundo o piloto, o momento mais angustiante do treino para o estreante da Cesário Fórmula. “Fiquei do lado de fora durante praticamente metade da sessão, e no final os tempos caíram muito. Foi uma angústia muito grande ver o pessoal se aproximando, e não poder voltar para a pista para confirmar a posição, ou mesmo disputar a pole”, acrescentou.

A disputa entre Clemente e Cerutti nos minutos finais do treino desta sexta-feira tomou o lugar do embate mais esperado do dia, entre o mineiro e o gaúcho Vinícius Quadros. A briga particular entre os mais rápidos das duas sessões livres acabou não acontecendo depois que o piloto da casa bateu na Curva do Tala Larga em sua primeira volta pelo circuito, ainda com pneus frios. Com isso, Vinícius não só abandonou a disputa pela pole, como vai largar em 17º e último lugar na corrida de amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *