Renovada, categoria de monopostos mais tradicional do continente dá a largada para a temporada 2009 no próximo domingo, em BrasÁlia.
O piloto paranaense Claudio Cantelli Júnior está de volta ao automobilismo sul-americano depois de duas temporadas na Europa disputando Fórmula Master e a World Series by Renault V6. Cantelli Júnior irá competir na Fórmula 3 Sul-americana, categoria que já revelou uma série de talentos brasileiros no automobilismo, como Hélio Castroneves, tricampeão da 500 Milhas de Indianápolis. O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 terá inÁcio no próximo final de semana (6 e 7 de junho), com a disputa da rodada dupla no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁlia (DF). “A Fórmula 3 é um passo decisivo no aprendizado da carreira de um piloto. Os recursos de acerto disponÁveis são fundamentais para a nossa evolução, tanto na pilotagem, quanto na capacidade de interpretar as reações do carro na pistaâ€, enfatiza Cantelli Júnior, que tem 19 anos de idade.
A temporada 2009 da Fórmula 3 na América do Sul promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos. Na pista, os pilotos terão a sua disposição o bólido mais atualizado da categoria, o modelo F309, da Dallara, fabricante italiano que praticamente monopoliza o mercado de Fórmula 3 no mundo, com uma tecnologia que vem ganhando todos os principais campeonatos da modalidade há vários anos. Além disso, os promotores da categoria anunciaram uma parceria com a Red Bull, fabricante de bebidas energéticas com investimentos amplos no automobilismo e um programa muito consolidado de formação de jovens pilotos. É de olho em uma vaga neste programa que os pilotos brasileiros que competem na Fórmula 3 Sul-Americana estarão a partir do próximo final de semana. “Andar bem aqui pode render uma oportunidade de entrar pela porta da frente neste programaâ€, disse.
Cantelli Júnior irá competir pela equipe paulista Bassan Motorsport e terá como companheiro de equipe o experiente Fernando Galera, também de São Paulo. O primeiro contato do paranaense com o Dallara F309 aconteceu na semana passada na pista de Interlagos, em São Paulo. “Foram dois dias de treinos para eu conhecer a equipe e o carro. Como a chuva atrapalhou bastante, acabou sendo apenas um shake-down para conferir os detalhes da montagem do carro e para amaciar o motorâ€, revela Cláudio. Na F3 Sul-Americana, todos os carros são equipados com motores Berta, desenvolvidos na Argentina. “Claro que o ideal seria ter conseguido fazer uma pré-temporada completa, com vários dias de treino, como aconteceu com outras equipes. Mas vamos para BrasÁlia confiantes em fazer um bom trabalho e superar essa dificuldadeâ€, admite Cantelli Júnior.