F3 Sulamericana: Depois de recuperação espetacular, Diego vence em corrida dramática e cheia de alternativas

O brasileiro Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura) venceu neste sábado, de forma dramática, a 12ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, realizada no traçado trioval do Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires (Argentina).


Pole position da corrida, Diego foi surpreendido na largada pela movimentação do carro: “A reta principal tem um pequeno declive e eu me distraÁ­, deixei o carro mexer um pouco, e isso foi considerado queima de largada”, explica o piloto da equipe Bassani Racing. “Como resultado, larguei na ponta e liderei até a sétima volta, quando tive que fazer um drive-through (passagem obrigatória pela reta dos boxes com velocidade controlada)”, explica o piloto da Chocolates Garoto/Aura.


Com a punição, Nunes caiu para a oitava posição, mas não se deu por vencido. “Eu sabia que tinha condições de ainda chegar entre os três primeiros”, conta o piloto da Bassani Racing. “Mas quando cheguei ao terceiro lugar vi que era possÁ­vel tentar a vitória. E isso me motivou mais ainda”, continua. Diego conquistou a terceira posição na 23ª volta. Sete voltas depois, ele superaria o paulista Fabio Beretta  e iniciaria a perseguição ao baiano Luiz Razia (Cia Athlética). O bote final aconteceu na 31ª volta, dando final Á  emocionante briga pela vitória em uma corrida que teve quatro lÁ­deres diferentes (os demais foram o mineiro Clemente Faria Júnior e o próprio Beretta), e diversas trocas de ponteiro.

“Esta foi uma vitória muito importante para minha campanha no campeonato, mas acho que tem um valor especial tanto pela recuperação difÁ­cil que tive que fazer quando pelo fato de ser bem complicado ultrapassar nesta pista, especialmente nas curvas de alta”, comenta o piloto da Chocolates Garoto/Aura. Diego continua no terceiro lugar, mas agora somando 57 pontos. A liderança agora é dividida entre Mário Moraes e Luiz Razia, com 74 pontos.

Eduardo Bassani, chefe de equipe de Diego Nunes, acredita que seu piloto pode subir ao topo do pódio mais uma vez em Buenos Aires: “Nosso carro está com um acerto muito bom, como ficou provado na corrida desta manhã: o equilÁ­brio era perfeito e o Diego soube usar muito bem o equipamento que tinha nas mãos. Se repetir essa pilotagem, aposto em mais um primeiro lugar, com certeza”. Ainda hoje, Á s 18h35, os pilotos voltam Á  pista para a disputa da 13ª etapa.

O resultado da 12ª etapa da F-3 Sul-Americana foi este:


1) Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura/Bassani Racint), 39 voltas em 30min37s854, média de 199,158 km/h;
2) Luiz Razia, a 0s327;
3) Fábio Beretta, a 5s884
4) Mário Moraes, a 15s182
5) Lu Boesel, a 15s668
6) Fernando Galera, a 16s311


Classificação do Campeonato após 12 etapas:

1º) Mário Moraes e Luiz Razia, 74
3º) Diego Nunes, 57
4º) Bia Figueiredo, 39
5º) Clemente Faria e Nelson Merlo, 37
6º) Eduardo Leite e Pedro Nunes, 28
8º) Fabio Beretta, 26
9º) Lu Boesel, 25
10º) Henrique Favoretto, 16
11º) LucÁ­lio Baummer, 7
12º) Fabio Casagrande, 5
13º) Diogo Garcia e Fernando Galera, 4