F3 Sulamericana: ExperiÁªncia fala mais alto no primeiro treino classificatório em Interlagos

Clemente Faria Jr. e Fernando Galera, dois dos seis veteranos da categoria, garantem vaga na primeira fila da prova deste sábado.

A experiência falou mais alto no treino classificatório para a primeira etapa da temporada 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana, disputado nesta sexta-feira (23) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O mineiro Clemente Faria Jr. (Cesário Fórmula) e o paulista Fernando Galera (Prop Car) – dois dos únicos seis veteranos entre os 16 pilotos do grid -, garantiram vaga na primeira fila para a corrida de amanhã em uma sessão conturbada pela pista molhada. Os estreantes Denis Navarro e Rafael Suzuki largam juntos na segunda fila na corrida deste sábado.

O treino classificatório desta sexta foi marcado pela pista molhada. Vinte minutos antes do inÁ­cio oficial da sessão – que começou com 20 minutos de atraso -, choveu moderadamente na região do circuito e só nos instantes finais alguns pilotos arriscaram deixar os boxes com pneus slick. Clemente Faria foi um deles, e a estratégia ajudou-o a abrir 1s214 para Galera.

Entre as equipes estreantes, a melhor colocada foi a Razia Sports, que mesmo não tendo participado de toda a sessão decisiva com nenhum de seus três carros, conquistou o sétimo tempo entre os 16 participantes com o carioca Ernesto Otero.

“Conseguimos um bom acerto, tanto que o Ernesto estava com o segundo melhor tempo enquanto esteve na pista. Mas ele acabou rodando na Curva da Junção e o carro não pegou mais. Com isso, ele perdeu os nove minutos finais de treino, justamente quando os tempos caÁ­ram porque a pista já estava secando”, apontou o chefe da equipe, Felipe Tejada.

VinÁ­cius Quadros também escapou no fim da Reta Oposta e Nathan Silva rodou e bateu no “S do Senna”. Com isso, os dois outros pilotos da Razia Sports ficaram em 10º e 16º lugares, respectivamente.

O resultado do primeiro treino em Interlagos foi avaliado de forma positiva por Otero, que lamentou o acidente. “Eu estava na briga pelo pole e, no final, os tempos caÁ­ram muito. Ter ficado em sétimo lugar foi um resultado ótimo porque, em tese, eu poderia ter perdido muitas outras posições já que a pista melhorou muito no final”, acrescentou Otero.