F3 Sulamericana: Felipe Ferreira é confirmado na Equipe Bassan Motorsport

O paulista vai para sua segunda temporada em carros de corrida, agora na F-3 pela Bassan Motorsport, vice-campeão de 2006.



A equipe Bassan Motorsport confirmou o representante de seu time na Fórmula 3 Sul-Americana em 2007, que para alguns é uma surpresa muito interessante. Felipe Ferreira, de 18 anos de idade e que tem uma curtíssima carreira no automobilismo, carregará as bandeiras de WebMotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma rumo a resultados satisfatórios em sua primeira temporada na principal modalidade de monopostos da América Latina. “Acho que foi o caminho natural, este é um passo marcante em minha carreira, e acredito que vai ser muito produtivo para mim e gratificante para a equipe”, ressalta o jovem talento que saiu da Fórmula Renault.


 


Em 2006, Felipe já havia experimentado a Fórmula 3 em duas provas, enquanto fazia a temporada completa da Fórmula Renault. Estas duas oportunidades foram decisivas para que o paulista definisse seu rumo na carreira. Apreciando muito o carro e a pilotagem exigida na F-3, esta foi a escolha mais natural, já que a F-Renault foi extinta. “Os monopostos da Renault tinham menor eficiência aerodinâmica, tinham uma série de restrições mecânicas, e funcionava mais ou menos como um Kart. Já os F-3 são verdadeiros carros de corrida, com maior velocidade, aderência, e exigem mais técnica do piloto”, analisa.


 


Como Ferreira começou a correr apenas em 2005, quando já tinha 16 anos de idade e logo de cara levou o título da Copa Petrobras Sorriso Campeão no kart, sua estratégia para recuperar o tempo perdido foi acelerar o ritmo e não perder as oportunidades nas categorias de base. Após um ano de kart ainda na categoria Novatos, logo na temporada seguinte passou à Fórmula Renault e agora parte para a F-3, buscando aprender ao máximo para que continue subindo degrau a degrau.


 


O chefe de sua equipe em 2007, Eduardo Bassan, aposta em uma boa temporada para o piloto paulista, já que este mostrou uma identificação com a categoria. “Tenho muita fé no Felipe. Acompanhamos os últimos dias dele na Fórmula Renault e vimos que o garoto tem mesmo o potencial que necessitamos. Quando chegarmos ao entrosamento ideal, tudo vai funcionar muito bem, estou convicto disso”, afirma o diretor da escuderia, que conquistou o vice-campeonato da Fórmula 3 no ano passado, com o piloto Mário Moraes.


 


Para melhorar ainda mais a situação, o jovem talento paulista terá o privilégio de ser o único piloto da equipe. “Em 2007, nossa equipe novamente terá apenas um carro nas corridas, justamente o do Felipe, e será 100% de dedicação sobre ele, tudo para que dê certo. O time terá bons resultados, é o que eu e toda a minha equipe esperamos”, prevê o dirigente da Bassan Motorsport. O primeiro contato da equipe com o piloto este ano foi nos primeiros dias de fevereiro (01 à 04/02), onde testaram no circuito de Campo Grande (MS), justamente para dar início ao convívio entre equipe e piloto.

Piloto Dedicado


 


Atualmente, é exigido muito do piloto não apenas dentro, mas também fora das pistas, e uma das principais características de Felipe Ferreira é a dedicação em todos estes aspectos. Durante sua passagem pelo Renault Speed Show ele teve grande importância para sua ex-equipe, a Cesário Fórmula, que conquistou o Campeonato de Imagem do ano, uma competição que elege as equipes mais bem organizadas. Felipe sempre cumpriu seus horários no briefing, atendeu a imprensa e os fãs, e seu macacão e capacete estavam devidamente limpos. “Sempre procuro estar focado na corrida, mas sei de minhas responsabilidades e cumpro os compromissos, valorizo a equipe, patrocinadores, imprensa e público. Não é apenas chegar no autódromo e correr, mas também trabalhar em equipe e atender a todos que apreciam e apóiam meu trabalho”, define Felipe, que terá a mesma dedicação com WebMotors/ CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma.


 


A Fórmula-3 Sul-Americana já revelou vários pilotos brasileiros de destaque no automobilismo mundial. Rubens Barrichello, Cristiano Da Matta, Ricardo Zonta (campeão 95), Pedro Paulo Diniz e Christian Fittipaldi (campeão de 90), todos com passagens pela Fórmula-1, além de Bruno Junqueira (campeão de 97) e Hélio Castro Neves (vice-campeão da F-3, em 93 e em 94 na F-3 Brasileira), que competem nos Estados Unidos, e o mais novo brasileiro na Fórmula 1, Nelsinho Piquet (campeão 2002).


 


O calendário do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 é:


 


24 e 25/03    – 1ª e 2ª etapas    – São Paulo (SP)


28 e 29/04    – 3ª e 4ª etapas    – Porto Alegre (RS)


26 e 27/05    – 5ª e 6ª etapas    – Curitiba (PR)


09 e 10/06    – 7ª e 8ª etapas    – Brasília (DF)


30/6 e 01/07 – 9ª e 10ª etapas   – Córdoba (ARG)


21 e 22/07    – 11ª e 12ª etapas – Resistencia (ARG)


15 e 16/09    – 13ª e 14ª etapas – Santa Cruz (RS)


15 e 16/12    – 15ª e 16ª etapas – São Paulo (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *