F3 Sulamericana: Formula 3 corre com TC 2000 na frente de grande público

A principal categoria de monopostos da América do Sul vai dividir palco com a melhor categoria do automobilismo da Argentina na segunda maior cidade do paÁ­s vizinho.

A Fórmula 3 Sudam disputará a sua quinta rodada dupla neste final de semana (03/6 e 01/7) no Autódromo Oscar Cabalén, na cidade de Alta Gracia, provÁ­ncia de Córdoba, 713 km ao noroeste de Buenos Aires. Na programação que incluirá também as modalidades locais Fórmula Renault 1.6, Copa Megane e Fórmula 4 será realizada a sétima etapa da TC2000, o campeonato argentino de turismo que recentemente esteve em Interlagos se apresentando junto com a Stock Car. “A TC2000 tem o mesmo sucesso na Argentina que a Stock car tem no Brasil. Então, já sabemos que teremos casa cheia e um intenso tráfego e congestionamento na estrada que liga a cidade de Córdoba até o autódromo”, diz Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma), um dos representantes brasileiros na F3.

Fazendo a sua primeira temporada completa na Fórmula 3, e a segunda no automobilismo, Felipe Ferreira está empolgado com sua estréia internacional, e na possibilidade de brigar pela vitória na frente de mais de 30 mil pessoas. “A minha melhor apresentação no ano passado, foi na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1 correndo na Fórmula Renault”, lembrou o piloto da Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma. “Quem sabe agora eu consigo um resultado melhor ainda do que alcancei nesta temporada, mesmo sendo diante da torcida argentina”, espera o paulista, que ficou próximo de sua primeira vitória ao terminar na segunda colocação em Tarumã.

Novidade para todos os pilotos brasileiros, o traçado de 4.045 metros de Córdoba será um agradável desafio para Felipe Ferreira, que gosta de curvas rápidas feitas a 200 km/h, como em Tarumã, das retas longas que alcançam mais de 250 km/h, como no circuito de Curitiba, e curvas lentas e técnicas a exemplo do autódromo de Campo Grande. “A configuração do traçado que iremos utilizar lembra um pouco de cada um destes circuitos brasileiros. Sei que é um grande desafio conseguir um bom compromisso entre o acerto aerodinâmico para as retas e curvas rápidas, e o equilÁ­brio mecânico para contornar e tracionar nas saÁ­das das curvas lentas. Mas o Dallara/Berta da Bassan Motorsport sempre foi bem nas pistas brasileiras e aqui na Argentina não será diferente”, aposta Ferreira, sempre um dos seis pilotos mais rápidos da categoria.