F3 Sulamericana: Leonardo Cordeiro defende liderança no Uruguai

Pela primeira vez na temporada o Sul-Americano de Fórmula 3 terá uma disputa em circuito de rua. As 11ª e 12ª provas do campeonato, no próximo fim de semana, serão em Piriápolis, Uruguai.

“Estou ansioso para participar de minha primeira corrida em circuito urbano. Pistas assim exigem atenção. Qualquer descuido é fatal”, aponta Leonardo Cordeiro, lÁ­der do campeonato com 77 pontos, 24 de vantagem sobre Cláudio Cantelli, o segundo colocado.

Piriápolis é um tradicional balneário do Uruguai, ao sul de Punta del Este. O nome da cidade é uma derivação de seu fundador, Francisco Piria. FamÁ­lias do paÁ­s vizinho costumam passar o verão na região. Mas, como os invernos também são rigorosos, espera-se temperaturas baixas neste inÁ­cio de primavera. “Assim como aconteceu em Buenos Aires, a volta boa dos pneus deverá ficar perto da oitava. Frio e pneus que demoram a esquentar são componentes importantes na hora do acerto”, indica o lÁ­der do campeonato..

A pista, com 2.600 metros, é a mais curta da temporada e, como em todo trajeto urbano, as ultrapassagens são muito difÁ­ceis. Por isso, mais do que em outras provas, é necessário uma boa posição de largada. “Partir na pole, será uma importante vantagem. Mais do que nunca, vou perseguir a nona desta temporada”, deseja o paulista do Vale do ParaÁ­ba.

Os números de Leonardo Cordeiro no campeonato impressionam não apenas pelos 24 pontos de vantagem na liderança. Em 10 provas, ele largou nove vezes na primeira fila, com oito poles – seis consecutivas – esteve no pódio em oito oportunidades, com seis vitórias, e cravou oito melhores voltas. “Mas temos que seguir focados no trabalho. Ainda restam 80 pontos para disputar e muita coisa pode acontecer”, previne.