F3 Sulamericana: Lucílio Baumer confirma participação na Fórmula 3 Light

Piloto de Joinville acredita em sua experiência em monopostos para se sobressair no campeonato.

O piloto catarinense Lucílio Baumer, de 25 anos, confirma sua participação na temporada 2009 da Fórmula 3 Light, que dá acesso à Fórmula 3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo na América do Sul. Baumer correrá mais uma vez pela equipe que leva seu nome, a Baumer Racing.

Como os carros da Fórmula 3 Light serão os mesmos usados na Fórmula 3 principal na temporada de 2008, Baumer acredita que fará um bom campeonato este ano. “Já estou bastante acostumado com esse carro e, junto com minha experiência, acredito que isso poderá me dar uma certa vantagem sobre os outros pilotos, principalmente em relação aos estreantes na categoria”, diz o jovem catarinense.

A trajetória nas pistas

Lucílio Baumer teve seu primeiro contato com o automobilismo aos 12 anos, correndo de kart, na categoria Junior Maior, sendo campeão no campeonato regional de Joinville (SC), sua cidade natal, e vice-campeão em Curitiba (PR), ambos em 1996.

Três anos depois, em 1999, fez sua estreia no automobilismo, pela Fórmula Chevrolet, passando a disputar em seguida diversas provas na Fórmula Rio, onde teve grande destaque na temporada de 2001, vencendo as seis provas que disputou, todas com pole e volta mais rápida. Nesse mesmo ano, fez seu primeiro teste na Fórmula 3 Sul-americana, estreando na categoria em 2002, ao disputar seis provas do campeonato. Seu principal resultado foi um pódio na etapa de Curitiba.

Baumer correu também no Campeonato Paulista de Protótipos, onde foi vice-campeão em 2005, e no Campeonato Brasileiro de Endurance, paralelamente a algumas etapas da Fórmula 3 Sul-americana.

Fórmula 3 Sul-americana

A Fórmula 3 Sul-americana é a principal categoria de base do automobilismo, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Na América do Sul é organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Desde que foi criada, em 1987, já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Gabriel Furlán, Cristiano da Matta, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, entre outros. Em 2009, a Fórmula 3 Sul-americana aumenta sua importância e amplia sua contribuição para o automobilismo realizando no mesmo final de semana provas da Fórmula 3 Sul-americana Light e da Fórmula Universitária. Seguindo a mesma filosofia e com regulamentos técnicos e esportivos de responsabilidade da FIA (Federação Internacional do Automóvel), as categorias que compõem o evento Fórmula 3 fazem parte da mais nova aliança no automobilismo profissional do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *