F3 Sulamericana: Starostik vence em casa a quinta etapa da temporada

Razia Sports conquista primeiro pódio na categoria com o carioca Ernesto Otero, o terceiro colocado. Clemente Faria Jr. terminou em segundo e se manteve na liderança do campeonato.


O paranaense William Starostik conquistou neste sábado (26) sua primeira vitória na Fórmula 3 Sul-Americana. Largando da segunda posição, ele liderou todas as 23 voltas da corrida, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, e assumiu a quarta posição na classificação geral do campeonato com 14 pontos. O mineiro Clemente Faria Jr. foi o segundo a cruzar a linha de chegada, e se manteve em primeiro na classificação geral com 36 pontos. Em terceiro chegou o carioca Ernesto Otero, que conquistou seu primeiro pódio na competição e subiu para a quarto no campeonato, com 16.

Os dois ponteiros mantiveram um ritmo parecido durante todas as 23 voltas da corrida, e cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s427. A terceira posição de Ernesto Otero representou, também, o primeiro pódio para a equipe Razia Sports, que estreou na categoria no início deste ano. Terceiro no grid, ele conseguiu suportar, durante praticamente toda a prova, a pressão do paulista Fernando Galera (Prop Car Racing), que como quarto lugar obtido neste sábado caiu para terceiro no campeonato. A vice-liderança passou a ser de Geovani Cerutti, que recebeu a bandeirada em quinto.

“Estou muito feliz com esse resultado, e toda a equipe está de parabéns porque fizemos um trabalho realmente de grupo neste fim de semana. Nosso carro não chegou a Curitiba com um acerto básico tão eficiente, mas conseguimos melhorar ao longo dos treinos e pude chegar ao pódio. É o meu melhor resultado na Fórmula 3, o melhor resultado da equipe, e a festa vai ser muito grande”, comemorou o carioca, que estréia na categoria depois de boa temporada na F-Renault.

Na segunda volta, um acidente envolvendo o goiano Rodolpho Santos e o paulista Felipe Ferreira provocou a única interrupção da prova por safety car. Na relargada, os líderes mantiveram a posição, deixando as disputas para as posições intermediárias.

“Meu carro esteve muito bom na parte final da corrida, e isso me deixa com boas expectativas para a prova deste domingo, quando saio em sétimo”, analisou Otero. “Na classificação de hoje usei apenas um jogo de pneus novos e por isso não pude repetir, ou até melhorar, o terceiro lugar obtido no grid da corrida de hoje. Mas, para amanhã, espero conquistar novamente um bom resultado”, acrescentou Otero.

A etapa de Curitiba marcou, também, a conquista do primeiro ponto do gaúcho Vinícius Quadros no campeonato. Oitavo na prova, ele completou bela corrida de recuperação após largar em 13º. No terceiro carro da Razia Sports, Nathan Silva abandonou logo na primeira volta.

A temporada de 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana segue reservando uma grande surpresa por etapa. Depois da dupla vitória de Clemente Faria Jr. nas corridas de São Paulo – o resultados mais certo do ano –, Geovani Cerutti roubou a cena nas duas corridas de Tarumã e, neste sábado, foi a vez de William Starostik deixar os favoritos para trás. A sexta etapa da Fórmula 3 Sul-Americana será realizada neste domingo, a partir das 11h00, com transmissão pela Rede Vida às 13h30, e pela ESPN Brasil às 17h00.

Resultado – 5ª etapa:
1) William Starostik (PR), 23 voltas
2) Clemente Júnior (MG), a 0s427
3) Ernesto Otero, (RJ)a 12s432
4) Geovane Cerutti, (DF)a 14s218
5) Fernando Galera, (SP)a 16s485
6) Douglas Hiar, (SP) a 24s023
7) Fábio Beretta, (SP) a 26s767
8) Vinícius Quadros, (RS) a 47s761
9) Mário Romancini, (SP) a 3 voltas
10) Felipe Guimarães, (DF) a 5 voltas
11) Denis Navarro, (SP) a 17 voltas
12) Rodolpho Santos, (GO) a 21 voltas
13) Felipe Ferreira (SP), a 21 voltas
14) Nathan Silva, (SP) a 22 voltas
15) Douglas Soares (SP), a 22 voltas

Classificação do campeonato após cinco etapas:
1) Clemente Júnior, 36 pontos
2) Geovane Cerutti, 26
3) Fernando Galera, 25
4) Ernesto Otero, 16
5) William Starostik e Fábio Beretta, 14
7) Denis Navarro, 12
8) Felipe Ferreira, 11
9) Rafael Suzuki, e Mário Romancini, 10
10) Douglas Soares, 7
11) Lucílio Baumer, 6
12) Douglas Hiar, 6
13) Felipe Guimarães, 1
14) Vinícius Quadros, 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *