F3 Sulamericana: Starostik vence em casa a quinta etapa da temporada

Razia Sports conquista primeiro pódio na categoria com o carioca Ernesto Otero, o terceiro colocado. Clemente Faria Jr. terminou em segundo e se manteve na liderança do campeonato.


O paranaense William Starostik conquistou neste sábado (26) sua primeira vitória na Fórmula 3 Sul-Americana. Largando da segunda posição, ele liderou todas as 23 voltas da corrida, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, e assumiu a quarta posição na classificação geral do campeonato com 14 pontos. O mineiro Clemente Faria Jr. foi o segundo a cruzar a linha de chegada, e se manteve em primeiro na classificação geral com 36 pontos. Em terceiro chegou o carioca Ernesto Otero, que conquistou seu primeiro pódio na competição e subiu para a quarto no campeonato, com 16.

Os dois ponteiros mantiveram um ritmo parecido durante todas as 23 voltas da corrida, e cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s427. A terceira posição de Ernesto Otero representou, também, o primeiro pódio para a equipe Razia Sports, que estreou na categoria no inÁ­cio deste ano. Terceiro no grid, ele conseguiu suportar, durante praticamente toda a prova, a pressão do paulista Fernando Galera (Prop Car Racing), que como quarto lugar obtido neste sábado caiu para terceiro no campeonato. A vice-liderança passou a ser de Geovani Cerutti, que recebeu a bandeirada em quinto.

“Estou muito feliz com esse resultado, e toda a equipe está de parabéns porque fizemos um trabalho realmente de grupo neste fim de semana. Nosso carro não chegou a Curitiba com um acerto básico tão eficiente, mas conseguimos melhorar ao longo dos treinos e pude chegar ao pódio. É o meu melhor resultado na Fórmula 3, o melhor resultado da equipe, e a festa vai ser muito grande”, comemorou o carioca, que estréia na categoria depois de boa temporada na F-Renault.

Na segunda volta, um acidente envolvendo o goiano Rodolpho Santos e o paulista Felipe Ferreira provocou a única interrupção da prova por safety car. Na relargada, os lÁ­deres mantiveram a posição, deixando as disputas para as posições intermediárias.

“Meu carro esteve muito bom na parte final da corrida, e isso me deixa com boas expectativas para a prova deste domingo, quando saio em sétimo”, analisou Otero. “Na classificação de hoje usei apenas um jogo de pneus novos e por isso não pude repetir, ou até melhorar, o terceiro lugar obtido no grid da corrida de hoje. Mas, para amanhã, espero conquistar novamente um bom resultado”, acrescentou Otero.

A etapa de Curitiba marcou, também, a conquista do primeiro ponto do gaúcho VinÁ­cius Quadros no campeonato. Oitavo na prova, ele completou bela corrida de recuperação após largar em 13º. No terceiro carro da Razia Sports, Nathan Silva abandonou logo na primeira volta.

A temporada de 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana segue reservando uma grande surpresa por etapa. Depois da dupla vitória de Clemente Faria Jr. nas corridas de São Paulo – o resultados mais certo do ano -, Geovani Cerutti roubou a cena nas duas corridas de Tarumã e, neste sábado, foi a vez de William Starostik deixar os favoritos para trás. A sexta etapa da Fórmula 3 Sul-Americana será realizada neste domingo, a partir das 11h00, com transmissão pela Rede Vida Á s 13h30, e pela ESPN Brasil Á s 17h00.

Resultado – 5ª etapa:
1) William Starostik (PR), 23 voltas
2) Clemente Júnior (MG), a 0s427
3) Ernesto Otero, (RJ)a 12s432
4) Geovane Cerutti, (DF)a 14s218
5) Fernando Galera, (SP)a 16s485
6) Douglas Hiar, (SP) a 24s023
7) Fábio Beretta, (SP) a 26s767
8) VinÁ­cius Quadros, (RS) a 47s761
9) Mário Romancini, (SP) a 3 voltas
10) Felipe Guimarães, (DF) a 5 voltas
11) Denis Navarro, (SP) a 17 voltas
12) Rodolpho Santos, (GO) a 21 voltas
13) Felipe Ferreira (SP), a 21 voltas
14) Nathan Silva, (SP) a 22 voltas
15) Douglas Soares (SP), a 22 voltas

Classificação do campeonato após cinco etapas:
1) Clemente Júnior, 36 pontos
2) Geovane Cerutti, 26
3) Fernando Galera, 25
4) Ernesto Otero, 16
5) William Starostik e Fábio Beretta, 14
7) Denis Navarro, 12
8) Felipe Ferreira, 11
9) Rafael Suzuki, e Mário Romancini, 10
10) Douglas Soares, 7
11) LucÁ­lio Baumer, 6
12) Douglas Hiar, 6
13) Felipe Guimarães, 1
14) VinÁ­cius Quadros, 1