Indy 500: Tux patrocina carro de brasileiro nas 500 milhas

Um carro de corrida patrocinado por amantes do software livre disputará as 500 milhas de Indianápolis. Apesar do baixo orçamento, o carro conseguiu se classificar para a disputa. O carro número 77 trará a imagem de Tux, o pingüim símbolo do Linux, e será pilotado pelo brasileiro Roberto Pupo Moreno.

Segundo o site de notícias Slashdot, o custo para colocar um carro na pista é de US$ 250 mil, embora pouco mais de US$ 16 mil tenham sido arrecadados. Mesmo assim, o carro se classificou para a corrida – na 31ª posição, última fila. O grid de largada para as 500 milhas pode ser consultado em dtmurl.com/aio.

O patrocínio é da organização não-governamental Tux500, que pretende fazer marketing e divulgação do Linux com recursos da comunidade, sem depender do apoio de grandes empresas como IBM, Novell e Red Hat. Segundo o site da Tux500, esse apoio é bem-vindo, mas não pode ser a única fonte de recursos financeiros para a divulgação do software livre. Vários veículos de mídia, como o site LXer , já compararam a iniciativa do Tux500 com a campanha Spread Firefox que, num passado recente, ajudou a firmar o navegador Firefox como um concorrente de peso contra o Internet Explorer.

Há dois vídeos promocionais no YouTube que podem ser assistidos pelo atalho http://dtmurl.com/aip e o site oficial do projeto é http://tux500.com/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *