F3 Sulamericana: Tudo pronto para o ínicio da temporada 2007 neste final de semana

Interlagos recebe a abertura da temporada, que traz muitas novidades e jovens talentos.

Depois de um belo espetáculo de abertura da temporada 2007 da Fórmula 1, chega a vez de suas categorias de acesso iniciarem suas jornadas. A Fórmula 3 Sul-Americana, principal competição do continente na revelação de talentos rumo à categoria máxima, já tem tudo pronto para sua primeira etapa neste final de semana, dias 24 e 25 de março, em rodada dupla no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Contando com uma grande renovação, com novos pilotos e equipes, o certame continental aumentará este ano sua visibilidade, com transmissão televisiva através da ESPN Brasil.

Após um período de dificuldades, esta temporada pode marcar o retorno do crescimento desta competição, que é ainda a mais potente das Fórmulas 3 em todo o mundo, com os motores Berta equipando os tradicionais chassis Dallara. Com o fim da Fórmula Renault – a categoria nacional de monopostos que formava pilotos para a competição sul-americana -, muitos se viram obrigados a agarrar a chance de subir um degrau maior e partir para a Fórmula 3, o que provocou um considerável aumento na quantidade de concorrentes este ano. Diversos estreantes estarão na disputa, além de equipes novas se formando para abrigar os profissionais, e toda uma atenção especial será dada para esta disputa que concede ao seu campeão direito a Superlicença para pilotar Fórmula 1.

Um dos jovens valores na categoria a se destacar durante a pré-temporada foi o paulista Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma), da Bassan Motorsport, que impressionou nos ensaios de fevereiro e março ao acompanhar o ritmo do atual campeão, o baiano Luiz Razia. “Os monopostos da Renault tinham menor eficiência aerodinâmica, tinham uma série de restrições mecânicas, e funcionava mais ou menos como um Kart. Já os Fórmula 3 são verdadeiros carros de corrida, com maior velocidade, aderência, e exigem mais técnica do piloto”, analisa Felipe, que em apenas três anos de corridas, subiu três degraus em sua evolução, passando do kartismo em 2005, onde iniciou na categoria Novatos aos 16 anos de idade, para a Fórmula Renault em 2006, e agora disputará a temporada completa da Fórmula 3 Sul-americana.

Outros estreantes na categoria já têm presença confirmada, com atenções voltadas para ex-pilotos da Fórmula Renault, como o paulista Douglas Soares (PropCar), vice-campeão em 2006, o gaúcho Vinicius Quadros (Bassani Racing), o carioca Ernesto Otero (Razia Sports), o goiano Rodolpho Santos (Amir Nasr ), provindos da mesma categoria de Felipe. Com o fim da F-Renault, muitos também se viram obrigados a subir direto do kartismo para a Fórmula 3, como é o caso de Denis Navarro (Bassani Racing), Nathan Silva (Razia Sports), Giovane Cerutti (Castilho), Felipe Guimarães (Amir Nasr) e Douglas Hiar (Comtec F3).

Entre os mais experientes, as atenções se voltam para o mineiro Clemente Faria Jr. (Cesário), que corre de Fórmula 3 desde 2005, já venceu duas provas e, conseqüentemente, é apontado como favorito ao título. Fernando Galera (PropCar) e William Starostik (Dragão) são os outros que já passaram pela categoria. “Além de ter um grid cheio, aumentando a competitividade, acho que poderemos aprender com os pilotos mais experientes, e tirar muitas lições para a continuidade de nossa carreira”, acredita Felipe Ferreira.

O calendário 2007 é dividido em oito finais de semana, com duas rodadas duplas em cada etapa. São Paulo abre e encerra o campeonato no Autódromo de Interlagos, enquanto que Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Santa Cruz do Sul (RS), além de duas etapas na Argentina (Córdoba e Resistência) recebem as demais provas.

Confira as datas:
24 e 25/03 – 1ª e 2ª etapas – São Paulo (SP)
28 e 29/04 – 3ª e 4ª etapas – Porto Alegre (RS)
26 e 27/05 – 5ª e 6ª etapas – Curitiba (PR)
09 e 10/06 – 7ª e 8ª etapas – Brasília (DF)
30/6 e 01/07 – 9ª e 10ª etapas – Córdoba (ARG)
21 e 22/07 – 11ª e 12ª etapas – Resistencia (ARG)
15 e 16/09 – 13ª e 14ª etapas – Santa Cruz (RS)
15 e 16/12 – 15ª e 16ª etapas – São Paulo (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *