F3 Sulamericana: Velocidade de Tarumã é o desafio dos pilotos

Clemente Júnior chega ao Rio Grande do Sul liderando a tabela e estréia novo patrocinador.

A pista de Tarumã, na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, é famosa por ser considerada a mais veloz do paÁ­s. O circuito será palco da segunda rodada dupla do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, que será disputada no próximo final de semana (28 e 29 de abril), o que levará ao circuito gaúcho os carros de competição mais rápidos do continente. â€œÉ o casamento perfeito: um circuito com curvas de alta e um carro muito bom em pressão aerodinâmica que permite carregar bastante velocidade de curva”, atesta o piloto mineiro Clemente Júnior (Banco Rural/Barbosa Mello/Oi/Vrum), atual lÁ­der da tabela de pontuação, com 20 pontos. O piloto de 19 anos de idade lembra, porém, que a pista gaúcha tem os seus segredos. “Exatamente por causa das curvas de alta fica difÁ­cil de ultrapassar, porque você acaba perdendo pressão aerodinâmica quando está atrás de outro carro”, revela. “A melhor coisa aqui é largar na frente, sem dúvida. Para isso é preciso conseguir um excelente acerto do carro e caprichar muito na volta lançada da tomada de tempos”, receita o vencedor da rodada dupla da abertura da temporada, disputada em Interlagos (SP), no mês de março.

Clemente, que compete pela equipe Cesário Fórmula, sabe que terá que ficar alerta durante o final de semana. “Muitos pilotos fizeram sua corrida de estréia em Interlagos. Agora, sem esse peso e com alguma experiência, a tendência é de um equilÁ­brio cada vez maior nas corridas”, prevê o mineiro. “Quero fazer um bom trabalho em Tarumã, junto com a minha equipe, que está trabalhando duro para me dar um carro que seja rápido, mas também resistente”, acrescenta o piloto, lembrando da importância de se manter na zona de pontuação no Rio Grande do Sul. “Com esse sistema de pontuação igual Á  Fórmula 1, vence o campeonato quem cometer menos erros. Cada pontinho vale muito”, analisa. A exemplo da categoria máxima do automobilismo mundial, o vencedor de uma prova na Fórmula 3 Sul-Americana leva para casa 10 pontos, enquanto o segundo ganha 8, o terceiro 6, o quarto 5 e assim por diante, até o oitavo colocado, que marca um ponto.

Mais apoio
Além de animado com a liderança da tabela, Clemente Júnior chega para esta segunda rodada do Campeonato motivado pela chegada de um novo patrocinador. A partir da etapa de Tarumã, o portal de internet Vrum – referência de conteúdo no segmento automobilÁ­stico – vai aliar seu nome ao talento e Á  competitividade do piloto de Minas Gerais. â€œÉ uma honra muito grande receber o apoio de uma empresa que é um Á­cone no segmento onde atua. Isso também reforça a nova fase da categoria, que já começa a atrair novas companhias para patrocinarem os pilotos e as equipes”, conclui Clemente Júnior.