F3000 Masters: Razia estréia na Europa no encerramento da temporada

Piloto brasileiro, líder em todas as estatísticas deste ano da Fórmula 3 Sul-Americana e segundo colocado no campeonato, disputará as quatro corridas deste fim de semana no Estoril pela equipe Charouz Motorsport.



Enquanto as atenções de boa parte dos aficionados por automobilismo estão voltadas para o duelo final entre Fernando Alonso e Michael Schumacher na disputa pelo título da Fórmula 1, os pilotos que disputam as categorias de base do esporte a motor internacional continuam sua jornada em busca de uma vaga na categoria máxima. A Fórmula 3000 Internacional realiza neste fim de semana, no Autódromo do Estoril, em Portugal, a rodada dupla de encerramento da temporada 2006 e, pela primeira vez no ano, terá a presença de um piloto brasileiro no grid.


 


O baiano Luiz Razia (Razia Sports/Cia Athletica), recordista absoluto na temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana com 6 vitórias, 5 pole positions e 7 melhores voltas em 11 provas, fará as quatro corridas deste fim de semana pela equipe Charouz Racing Team, da República Tcheca. Razia estréia em competições européias na mesma categoria que revelou Felipe Massa para a Fórmula 1, e dividirá o box com os tchecos Jan Charouz e Jaroslav Janis, que ocupam as duas primeiras posições na tabela de classificação.


 


“Visitei a Charouz pela primeira vez há cerca de dois meses e o time me impressionou positivamente, tanto que esse primeiro contato evoluiu para o acordo que me permitiu estrear na Fórmula 3000 ainda neste ano”, comentou Razia, que ocupa a vice-liderança da Fórmula 3 Sul-Americana e é forte candidato ao título. Para a estréia na F-3000, ele traçou objetivos bem menos ambiciosos, mas ressalta a importância de ter tido a chance de correr pela primeira vez na Europa ainda neste ano.


 


“Chego ao Estoril com o objetivo de aprender e de conhecer a categoria. Tudo será novidade para mim e terei apenas dois treinos livres antes da primeira classificação, o que é pouco para conhecer o traçado, o carro, os pneus, a equipe. Mesmo assim, acho importante que esta estréia esteja ocorrendo ainda este ano, assim posso começar a temporada de 2007 já tendo superado o desafio de correr pela primeira vez fora da América do Sul”, declarou Razia.


 


O piloto baiano acelera o monoposto de 450 hp da Fórmula 3000 Internacional nesta sexta-feira (20), em duas sessões de treinos livres e duas de classificação. Normalmente, a programação prevê uma única sessão classificatória e duas corridas por fim de semana – sendo que na última delas o grid é invertido nas oito primeiras posições, como ocorre na GP2. A rodada deste fim de semana, no entanto, vai englobar, também, as provas que estavam previstas para o dia 8 de outubro, em Valência, na Espanha, e por isso terá duas tomadas oficiais de tempo e quatro corridas – duas no sábado e duas no domingo.


 


“Vai ser uma maratona bastante desgastante, mas para mim isso é positivo. Essa viagem será bastante proveitosa e poderei fazer não duas, mas quatro corridas de uma vez só, o que representa um aprendizado ainda maior. Estou com o preparo físico em dia e já cheguei a fazer quatro provas em um único fim de semana quando corri, simultaneamente, na Fórmula 3 Sul-Americana e na Fórmula Renault”, encerrou o brasileiro.


 


Os seis primeiros colocados na Fórmula 3000 Internacional neste ano são:


1) Jan  Charouz (República Tcheca, Charouz Racing), 69 pontos


2) Jaroslav Janis (República Tcheca, Charouz Racing), 54


3) Ignazio Belluardo (Itália, Fortuna), 47


4) Luca Persiani (Itália, ADM Motorsport), 44


5) Davide Di Benedetto (Itália, Pro Motorsport), 42


6) Giovanni Tedeschi (Itália, Pro Motorsport), 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *