F4 Sudam: Agustín Capitao mantém domínio e vence terceira prova em Tarumã

Argentino não dá chances aos adversários e completa fim de semana com 100% de aproveitamento na categoria continental

O fim de semana da sétima e penúltima etapa da F4 Sul-americana, realizada no circuito de Tarumã, em Viamão (RS), foi perfeito para Agustín Capitao. Após vencer as duas corridas de sábado, o argentino manteve a hegemonia neste domingo e faturou também a terceira prova da rodada tripla do campeonato. Além de vencer pela primeira vez na categoria nesta etapa, o piloto tornou-se o mais vitorioso do ano, ao lado de Bruno Baptista, com três vitórias. Baptista, no entanto, permanece como líder do campeonato com 265 pontos.

Largando da pole, Capitao manteve a ponta desde o início e apenas se preocupou em administrar a diferença para o segundo colocado. “Foi um fim de semana perfeito para mim. Começamos muito bem as atividades na sexta-feira e me adaptei muito bem ao traçado. Fizemos a pole e ganhamos as duas corridas e isso demonstrou que temos um carro muito bem acertado. Isso facilitou nosso trabalho para a corrida de hoje. Estou muito satisfeito com o resultado”, afirmou Capitao, que conquistou as três poles, as três melhores voltas e as três vitórias do fim de semana.

Líder do campeonato, o brasileiro Bruno Baptista aumentou ainda mais a diferença para o vice-líder, o compatriota Felipe Ortiz, para 61 pontos. “Não deu para vencer, mas continuo com meu objetivo de manter ou aumentar a diferença para o Felipe. Foi isso que aconteceu aqui, então saio satisfeito. Esse é um campeonato de regularidade, já que muitos pontos estão em jogo. Agora vamos focar na prova de Concórdia e trabalhar para conquistar o título”, explicou Baptista, que terminou em segundo na terceira corrida.

Felipe Ortiz ainda se mantém na briga pelo título, mas reconhece que está em situação complicada. “Infelizmente, as coisas não deram certo para mim em Tarumã. Hoje larguei da última posição e estava fazendo uma boa prova, mas quando fui ultrapassar o Rodrigo (Baptista), um carro rodou na minha frente e tive que tirar o pé. Para o campeonato, ficou mais complicado de ser o campeão, mas a pontuação da última rodada é dobrada, então temos chances. Vamos com tudo”, disse Ortiz, quarto colocado na prova deste domingo.

Quanto aos estreantes, Rodrigo Baptista e Lucas Kohl tiveram um fim de semana de aprendizado. Mesmo assim, Baptista conseguiu um bom resultado na terceira corrida, subindo ao pódio em terceiro lugar. Já Kohl enfrentou alguns problemas, mas manteve um ritmo próximo do pelotão da frente. A oitava e última etapa – também em rodada tripla – da F4 Sul-americana será realizada dias 13 e 14 de dezembro, em Concórdia, na Argentina.

Resultado da terceira corrida:
1) Agustín Lima Capitao (ARG) – 18 voltas – 20min58s951
2) Bruno Baptista (BRA) – a 2s784
3) Rodrigo Baptista (BRA) – a 9s544
4) Felipe Ortiz (BRA) – a 12s642
5) Lucas Kohl (BRA) – a 16s554
6) Francisco Cammarota (URU) – a 24s371
7) Nicolas Muraglia (URU) – a 25s632

Classificação do campeonato após sete etapas:
1) Bruno Baptista (BRA) – 265 pontos
2) Felipe Ortiz (BRA) – 204 pontos
3) Francisco Cammarota (URU) – 146 pontos
4) Agustín Capitao (ARG) – 122 pontos
5) Nicolas Muraglia (URU) – 120 pontos
6) Juan Manuel Casella (URU) – 83 pontos
7) Diego Muraglia (URU) – 65 pontos
8) Martín Ponte (ARG) – 51 pontos
8) Adrian Chiribao (URU) -51 pontos
10) Federico Ensslin (URU) – 46 pontos
11) Frederick Balbi (URU) – 45 pontos
12) Enzo Bortoleto (BRA) – 41 pontos
13) Miguel Wholer (URU) – 28 pontos
14) Lucas Kohl (BRA) – 26 pontos
15) Rodrigo Baptista (BRA) – 23 pontos
16) Mauro Marino (ARG) – 18 pontos
17) Alessandro Salerno (ARG) – 14 pontos
17) Maximiliano González (MEX) – 14 pontos
19) Salvador de Alba (MEX) – 12 pontos
20) Junior Calamari (ARG) – 10 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *