F4 Sudam: Bruno Baptista vence as duas primeiras corridas em Mercedes

Brasileiro conquista terceira vitória na categoria e dispara na liderança do campeonato

Bruno Baptista foi o grande vencedor das duas primeiras provas da F4 Sul-americana (Sudam) do fim de semana, que foram realizadas neste sábado no Complexo Poliesportivo Cidade de Mercedes, no Uruguai. O brasileiro, que largou da pole na primeira prova e em sexto na segunda corrida, não deu chances aos adversários e faturou as duas vitórias da quinta etapa da categoria. Os resultados deixaram Baptista como líder disparado do campeonato, com 185 pontos. Ortiz é o segundo, com 152.

“Estou muito feliz porque consegui vencer e ampliar a liderança no campeonato. O Felipe andou muito forte e não me deu sossego em momento algum na primeira prova. Tentou de todas as formas me ultrapassar, mas consegui me defender e terminar na frente dele. Já na segunda corrida, como larguei mais de trás, tive que fazer uma prova agressiva, ganhando as posições e aproveitando os erros dos adversários. Foi perfeito. Tive um dia excepcional”, afirmou o brasileiro.

Baptista, que havia vencido pela primeira vez na categoria na última corrida da F4 Sudam, em El Pinar, transformou-se no piloto que mais venceu corridas na atual temporada, com três triunfos. Ortiz permanece como vice-líder, um pouco mais distante. “Nosso carro se comportou muito bem no fim de semana e, na primeira corrida, estava mais rápido que Baptista, mas ele defendeu a posição de todas as formas. Na segunda corrida, tentei ultrapassar dois de uma vez e escapei da pista. Aí foi difícil recuperar. De qualquer forma, estamos na briga pelo campeonato. Vamos em busca da vitória amanhã”, explicou Ortiz.

Terceiro na primeira prova e segundo na corrida 2, Agustín Capitao saiu satisfeito com sua estreia na F4 Sudam. “Consegui dois grandes resultados. Estou muito feliz com meu desempenho logo em minha estreia na categoria. Na primeira prova não sabia como o carro iria se comportar e optei por manter o terceiro lugar. Na corrida seguinte, fui para cima e cheguei ao segundo lugar, mas ultrapassar Baptista seria algo muito difícil, já que ele estava muito rápido. Por ser minha estreia, estou muito feliz por conquistar dois pódios”, explicou Capitao.

As atividades da F4 Sudam continuam neste domingo, com a realização das terceira e quarta corridas a partir das 9h40 (horário de Brasília). Baptista larga na pole porque, de acordo com o regulamento, a segunda melhor volta de cada piloto no treino classificatório conta para a formação do grid. Já a ordem de largada para a quarta corrida será baseada no resultado da corrida anterior, com os seis primeiros colocados invertidos.

Corrida 1

Na primeira corrida, Baptista largou bem e se manteve à frente de Cammarota e Ortiz. Mas pouco tempo depois, o uruguaio teve problemas e caiu para a última posição. Ortiz assumiu o segundo posto e o argentino Agustín Capitao, que largou em quinto, pulou para a terceira posição. A briga entre os brasileiros pela liderança foi intensa durante toda a corrida, mas Baptista conseguiu sustentar a ponta e venceu pela segunda vez na temporada por apenas 195 milésimos de vantagem sobre o compatriota. Capitao, em sua estreia na F4 Sudam, completou o pódio.

Resultado da Corrida 1:
1) Bruno Baptista (BRA) – 12 voltas – 16min36s082
2) Felipe Ortiz (BRA) – a 0s195
3) Agustín Capitao (ARG) – a 1s599
4) Francisco Cammarota (URU) – a 7s625
5) Diego Muraglia (URU) – a 19s505
6) Adrian Chiribao (URU) – a 22s449
7) Nicolas Muraglia (URU) – a 33s275

Corrida 2

Com o grid invertido entre os seis primeiros colocados da corrida anterior, Adrian Chiribao largou da pole position. Logo após as luzes se apagarem, Diego Muraglia assumiu a liderança da prova, com Cammarota embutido logo atrás. Baptista, de sexto no grid, foi para o terceiro posto e, aproveitando os erros dos adversários, assumiu a liderança da corrida para não perdê-la mais até a bandeirada. Capitao e Cammarota vieram na sequência e completaram o pódio.

Resultado da corrida 2:
1) Bruno Baptista (BRA) – 12 voltas – 16min35s415
2) Agustín Capitao (ARG) – a 2s774
3) Francisco Cammarota (URU) – a 5s930
4) Felipe Ortiz (BRA) – a 6s654
5) Diego Muraglia (URU) – a 11s379
6) Adrian Chiribao (URU) -a 13s086
7) Nicolas Muraglia (URU) – a 1 volta

Classificação do campeonato:
1) Bruno Baptista (BRA) – 185 pontos
2) Felipe Ortiz (BRA) – 152 pontos
3) Juan Manuel Casella (URU) – 83 pontos
4) Nicolas Muraglia (URU) – 68 pontos
5) Francisco Cammarota (URU) – 57 pontos
6) Diego Muraglia (URU) – 53 pontos
7) Martín Ponte (ARG) – 51 pontos
8) Federico Ensslin (URU) – 46 pontos
9) Frederick Balbi (URU) – 45 pontos
10) Enzo Bortoleto (BRA) – 41 pontos
11) Agustín Capitao (ARG) – 33 pontos
12) Adrian Chiribao (URU) – 30 pontos
13) Miguel Wholer (URU) – 28 pontos
14) Mauro Marino (ARG) – 18 pontos
15) Alessandro Salerno (ARG) – 14 pontos
16) Maximiliano González (URU) – 14 pontos
17) Adrian Chiribao (URU) – 14 pontos
18) Salvador de Alba (MEX) – 12 pontos
19) Junior Calamari (ARG) – 10 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *