F4 Sul-americana: Agustín Lima Capitao vence primeira corrida da temporada

Largando da oitava posição, argentino faz prova impecável e ganha primeira do ano em El Pinar, no Uruguai

Agustín Lima Capitao foi o vencedor da primeira prova da etapa de abertura da temporada 2015 da F4 Sul-americana, realizada neste sábado, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, localizado a poucos quilômetros da capital Montevidéu, no Uruguai. Guiando de forma impecável, o argentino demonstrou toda a sua habilidade pelos 2.100 metros do traçado, já que largou da oitava posição e ultrapassou quase todos os rivais para conquistar a vitória. O brasileiro Pedro Cardoso cruzou em segundo, seguido pelo uruguaio Diego Muraglia.

Capitao cumpriu à risca seu objetivo de atacar os adversários no início da corrida. Logo após o sinal verde, o argentino ultrapassou os brasileiros Pedro Caland e Leandro Guedes e o equatoriano Jorge Matos. Na terceira curva, era o quinto colocado e passou a mirar os quatro primeiros, que brigavam pela liderança. Na segunda volta, Capitao partiu para cima e ganhou as posições de Casella e Cardoso, restando apenas Diego Muraglia, a quem superou duas curvas à frente.

A partir daí, Capitao não teve mais trabalho e apenas manteve a concentração para faturar outra vitória – a quinta na categoria. Cardoso e Muraglia disputaram bastante a segunda posição, mas o brasileiro levou a melhor e subiu pela primeira vez ao pódio da F4 Sul-americana. O uruguaio finalizou em terceiro, seguido por Juan Manuel Casella, Pedro Caland, Leandro Guedes e Rodrigo Pflucker.

Com o resultado, o grid para a segunda corrida, que será realizada neste domingo, às 11h30 (horário de Brasília), terá na pole o brasileiro Leandro Guedes. Caland parte em segundo, com Casella, Muraglia, Cardoso e Capitao na sequência, já que o grid é invertido entre os seis primeiros. No campeonato, Capitao é o líder com 26 pontos (25 da vitória + 1 da volta mais rápida). Cardoso aparece em segundo com 18 pontos e Diego Muraglia tem 16 (15 do terceiro lugar + 1 da pole). Casella vem em quarto com 12 e Caland, em quinto, tem 10 pontos.

Palavras dos três primeiros colocados:

Agustín Lima Capitao: “Estou muito feliz por realizar diversas ultrapassagens que me deram a vitória na corrida. Hoje foi perfeito. Largando lá de trás, tive que fazer uma prova agressiva para vencer. E deu certo. Agora vamos com tudo para a segunda corrida e tentar ganhar novamente com a mesma estratégia”.

Pedro Cardoso: “Não larguei muito bem, mas mesmo assim consegui me manter entre os primeiros. Guiei com cuidado e tentei chegar no Agustín, mas não consegui. Ele tem mais experiência e isso ficou evidente. Mesmo assim, estou satisfeito com o segundo lugar em minha estreia na categoria”.

Diego Muraglia: “Foi um bom resultado, apesar de não conseguir permanecer na primeira posição. Porém, fui ao pódio e esses pontos são importantes para o campeonato. No início da corrida, tentei segurar a pressão do Capitao, mas ele conseguiu me ultrapassar. Depois minha disputa foi contra o Cardoso. Espero amanhã voltar a fazer uma boa prova”.

Treino livre e classificação:

Repetindo o feito de sexta-feira, Agustín Lima Capitao foi o mais rápido no segundo treino livre do fim de semana, realizado na manhã deste sábado. O argentino utilizou de sua experiência com o carro e cravou 59s156, superando o uruguaio Juan Manuel Casella e o brasileiro Pedro Cardoso. Na sequência vieram Diego Muraglia, Pedro Caland, Nicolás Muraglia, Lorenzo Mauriziano, Leandro Guedes, Jorge Matos e Rodrigo Pflucker.

Na classificação, a chuva que apareceu no final da sessão livre veio com mais intensidade. Assim, quem tinha um bom acerto para o carro com pista seca precisou modificá-lo para piso molhado. E Diego Muraglia se aproveitou disso e cravou a pole position em 1min05s284, seguido por Cardoso e Casella. Nicolás Muraglia, Matos, Guedes, Caland, Capitao, Mauriziano e Pflucker completaram os dez primeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *