F4 Sul-americana: Garese supera Casella na última volta e vence em El Pinar

Uruguaios têm disputa acirrada até os momentos finais da prova e o vice-lÁ­der do campeonato leva a melhor sobre o lÁ­der em manobra decisiva. Nicolás Martinez e o estreante Pablo Falchi vão ao pódio

Em prova emocionante e decidida na última volta, o uruguaio Facundo Garese venceu a primeira corrida da quinta etapa da temporada 2016 da F4 Sul-americana, realizada na manhã deste domingo (24) no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, Uruguai. A disputa entre os dois primeiros colocados foi acirrada e definida nos instantes finais. Garese levou a melhor sobre Casella, que não conseguiu sustentar a ponta e caiu para o oitavo lugar. Os uruguaios Nicolás Martinez e o estreante Pablo Falchi completaram o pódio.

“Foi uma corrida muito disputada desde a largada. Perdi a primeira posição para Casella ainda na primeira volta, mas me mantive atrás dele o tempo todo, sempre esperando o momento certo para partir para cima. Estávamos muito próximos e a corrida toda foi muito equilibrada. No fim da prova, consegui realizar a ultrapassagem e ganhar mais uma vez na categoria. Estou muito feliz”, afirma o vencedor.

O treino classificatório de sábado, definido nos milésimos, demonstrou que a corrida seria muito competitiva. O pole Garese perdeu a posição para Casella ainda no começo. A partir daÁ­, o que se viu foi uma disputa acirrada pela liderança, sempre com o lÁ­der do campeonato na frente. Garese, no entanto, não desistiu e pressionou o adversário até os momentos finais e, em manobra arrojada, ganhou a posição. A ultrapassagem garantiu ao piloto sua segunda vitória na categoria e reduziu para 10 pontos a diferença para Casella no campeonato.

“Foi um resultado muito importante para continuar na disputa pelo tÁ­tulo. Estamos próximos na tabela e vamos para a segunda corrida com o objetivo de conquistar outro bom resultado”, relata Garese. No meio do pelotão, a prova também foi bastante movimentada com muitas trocas de posições e muitos toques. O destaque ficou por conta de Nicolás Martinez, que largou do 11° lugar e foi ganhando terreno até chegar ao segundo posto. Não menos surpreendente foi Pablo Falchi, que fez sua primeira corrida na F4 Sul-americana e conquistou o pódio.

A segunda prova tem largada prevista para as 15h15 (horário de BrasÁ­lia) e o grid será formado de acordo com o resultado da primeira corrida, mas com os seis primeiros colocados em ordem invertida. Assim, o argentino Sami MendaÁ±a parte da pole.

Resultado da primeira corrida:
1) Facundo Garese (URU) – 14 voltas em 21min48s814
2) Nicolás Martinez (URU) – a 2s369
3) Pablo Falchi (URU) – a 2s917
4) Federico Moreira (URU) – a 2s918
5) Leonardo Esmerode (URU) – a 4s642
6) Sami MendaÁ±a (ARG) – a 4s804
7) Hernán Bueno (ARG) – a 23s269
8) Juan Manuel Casella (URU) – a 1 volta
9) Santiago Aguiar (URU) – a 2 voltas
10) Bruna Tomaselli (BRA) – a 2 voltas
11) Andres De Araujo (URU) – a 5 voltas
12) AgustÁ­n Cejas (URU) – a 10 voltas
13) Facundo Ferra (URU) – a 14 voltas
14) Leandro Guedes (BRA) – a 14 voltas
15) Marcello Bresciani (URU) – a 14 voltas