FIA GT: Corvette Z06 da PK Carsport vence às 24 Horas de Spa-Francorchamps

O Corvette Z06 da PK Carsport, com o quarteto Mike Hezemans/Anthony Kumpen/Jos Menten/Kurt Mollekens, venceu no domingo (26/07), às 24 Horas de Spa-Francorchamps, 4ª e mais importante etapa do campeonato. Foi talvez a última edição da prova com os carros da classe GT1. O quarteto, formado por dois holandeses e dois belgas, completou 559 voltas em 24h00min03s458.

O quarteto Alessandro Pier Guidi/Stéphane Lemeret/Carl Rosenblad/Vincent Vosse, num Maserati MC12 do Vitaphone Racing Team DHL, terminou em segundo, com onze voltas de atraso. O quarteto Marcel Fässler/Henri Moser/Alexander Margaritis/Marc Basseng, num Audi R8 LMS da Phoenix Racing, foi terceiro, vencendo na classe G2.

O brasileiro Jaime Melo, que fez quarteto com Gianmaria Bruni/Toni Vilander/Luis Perez Companc, na Ferrari F430 da AF Corse, chegou em 4º, vencendo na classe GT2.

Os outros sete brasileiros na prova não conquistaram bons resultados. Com um terço de prova disputada, já no período noturno, Alexandre “Xandinho” Negrão bateu seu Maserati MC12 do Vitaphone Racing Team, levando o carro, bastante avariado para os pits, perdendo mais de sessenta voltas. O safety-Car foi acionado para consertar a barreira  acertada por Negrão. O piloto da Stock Car, que teve na prova como parceiros Michael Bartels/Andrea Bertolini/Stéphane Sarrazin, terminou na 16ª posição geral e 4º na classe GT1.

No início da prova Enrique Bernoldi, com o Corvette Z06 do Sangari Team Brazil, liderou algumas voltas, antes da chuva começar e o ex-piloto de F-1 perder posições. Ele passou a condução do carro para Roberto Streit, que pouco depois das duas horas de disputa, perdeu o controle batendo fortemente na Eau Rouge, abandonando na 55ª volta. No geral foram 35º. O holandês Xavier Maassen completou o trio.

O quarteto Andreas Mattheis/Xandy Negrão/Constantino Júnior/Clemente Lunardi, num Ford GT da Matech GT Racing, abandonou na 272ª volta, com problemas no motor, quando era segundo na classe G3. No geral foram 30º. Os companheiros de equipe, Thomas Mutsch/Maxime Martin/Peter Wyss/Marc Hennerici, foram os vencedores na classe.

O Maserati MC12 do Vitaphone Racing Team, que largou na pole-posiiton com o quarteto Miguel Ramos/Alex Müller/Pedro Lamy/Eric van de Poele, abandonou na 419ª volta. Na 19ª hora, com Muller ao volante, um pneu estourado fez o carro sair da pista, com o Maserati ficando bastante avariado, e sem possibilidades de continuar na prova.

Kumpen/ Hezemans lideram o campeonato na classe GT1, com 33 pontos, uma a mais do que Michael Bartels/ Andrea Bertolini. Bruni/ Vilander lideram na classe GT2, com 28 pontos.

Não existe disputa de pontos nas classe G2 e G2.

A próxima etapa acontece no dia 30 de agosto, em Budapeste, na Hungria.

Final:

1º) Mike Hezemans/Anthony Kumpen/Jos Menten/Kurt Mollekens (HOL/BEL/HOL/BEL)
PK Carsport, Corvette Z06, classe GT1, 24h00min03s458
2º) Alessandro Pier Guidi/Stéphane Lemeret/Carl Rosenblad/Vincent Vosse (ITA/BEL/SUE/BEL)
Vitaphone Racing Team DHL, Maserati MC12, classe GT1, a 11 voltas
3º) Marcel Fässler/Henri Moser/Alexander Margaritis/Marc Basseng (SUI/SUI/GRE/ALE)
Phoenix Racing, Audi R8 LMS, classe G2, a 15 voltas
4º) Jaime Melo/Gianmaria Bruni/Toni Vilander/Luis Perez Companc (BRA/ITA/FIN/ARG)
AF Corse, Ferrari F430, classe GT2, a 19 voltas
5º) Luigi Lucchini/Martin Ragginger/Marco Holzer/Bryce Miller (ITA/AUT/ALE/EUA)
Brixia Racing, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 24 voltas
6º) Andrew Kirkaldy/Rob Bell/Peter Kox/Antonio Garcia (ING/ING/HOL/ESP)
CRS Racing, Ferrari F430, classe GT2, a 31 voltas
7º) Paul Van Splunteren/Raymond Coronel/Niek Hommerson/Louis MacHiels (HOL/HOL/HOL/BEL)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 32 voltas
8º) Emmanuel Collard/Richard Westbrook/Darryl O’Young/Sean Edwards (FRA/ING/CHN/ING)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 33 voltas
9º) Chris Niarchos/Tim Mullen/Phil Ouaife/Chris Goodin (CAN/ING/ING/ING)
CRS Racing, Ferrari F430, classe GT2, a 34 voltas
10º) Thomas Mutsch/Maxime Martin/Peter Wyss/Marc Hennerici (ALE/BEL/SUI/ALE)
Matech GT Racing, Ford GT, classe G3, a 40 voltas
11º) Christian Lefort/François Verbist/Rodney Forbes (BEL/BEL/AUS)
Mülner Motorsport, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 41 voltas
12º) David Loix/Niki Lanik/Markus Palttala/Oskar Slingerland (BEL/ING/FIN/HOL)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 42 voltas
13º) Michael Krumm/Darren Turner/Anthony Davidson (ALE/ING/ING)
Nissan Motorsports, Nissan GT-R, classe GT1, a 46 voltas
14º) Eddy Renard/Koen Wauters/Jeffrey van Hooydonck/Julien Schroyen (BEL/BEL/BEL/BEL)
Barwell Motorsport, Aston Martin DBR S9, classe G3, a 56 voltas
15º) Christian Kelders/Philippe Greisch/Daniel Desbrueres/Eric Hèlary (BEL/BEL/FRA/FRA)
First Motorsport, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 62 voltas
16º) Michael Bartels/Andrea Bertolini/Stéphane Sarrazin/Xandinho Negrão (ALE/ITA/FRA/BRA)
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12, classe GT1, a 70 voltas
17º) Vitus Eckert/Martin Rich/Lukas Lichtner-Hoyer (AUT/ING/AUT)
Jetalliance Racing, Porsche 997 GT3 Cup, classe G2, a 72 voltas
18º) David Ashburn/Tim Sugden/Stéphane Ortelli/Jörg Bergmeister (ING/ING/MON/ALE)
Trackspeed, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 73 voltas
19º) Bert Longin/James Ruffier/Maxime Soulet/Oliver Gavin (BEL/FRA/BEL/ING)
SRT, Corvette Z06, classe GT1, a 74 voltas
20º) Christophe Kerkhove/Rémy Brouard/Eric Havette/Philippe Nozière (BEL/FRA/FRA/FRA)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 75 voltas
21º) Michael Cullen/Paddy Shovlin/Mark Patterson/Peter Ludwig (IRL/IRL/EUA/EUA)
Rosso Corsa, Ferrari F430 GT3, classe G3, a 83 voltas
22º) Patrick Long/Raymond Narac/Patrick Pilet (EUA/FRA/FRA)
IMSA Performance Matmut, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 134 voltas
23º) Miguel Ramos/Alex Müller/Pedro Lamy/Eric van de Poele (POR/ALE/POR/BEL)
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12, classe GT1, a 140 voltas
24º) Maurizio Basso/Peter Kuteman/John Hartshorne/Stephane Daoudi (SUI/HOL/ING/FRA)
JMB Racing, Ferrari F430, classe GT2, a 153 voltas
25º) Guino Kenis/Michael Dekeersmaecker/Patrick Smets/Joël Schuybroeck (BEL/BEL/BEL)
Guino Kenis/G&A Racing, Mosler MT 900, Classe G2, a 156 voltas
26º) Matteo Malucelli/Paolo Ruberti/Kenneth Heyer/Diego Romanini (ITA/ITA/ALE/ITA)
BMS Scuderia Italia, Ferrari F430, classe GT2, a 230 voltas
27º) Renaud Kuppens/Eric de Doncker/Bas Leinders (BEL/BEL/BEL)
Marc VDS Racing Team, Fort GT, classe GT1, a 241 voltas
28º) Alvaro Barba Lopez/Niki Cadei/Matias Russo/Pierre Kaffer (ESP/ITA/ARG/ALE)
AF Corse, Ferrari F430, classe GT2, a 243 voltas
29º) Romain Brandela/Thierry Prignaud/Gäel Lesoudier/André-Alain Corbel (FRA/FRA/FRA/FRA)
M.P. Racing, BMW Alpina B6 GT3, classe G3, a 271 voltas
30º) Andreas Mattheis/Xandy Negrão/Constantino Júnior/Clemente Lunardi (BRA/BRA/BRA/BRA)
Matech GT Racing, Ford GT, classe G3, a 287 voltas
31º) Jürgen Häring/Dimitrios Konstantinou/Achim Dürr/René Bourdeaux (ALE/GRE/ALE/ALE)
Mühlner Motorsport, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 325 voltas
32º) Philippe Ullmann/Wolfgang Kaufmann/Gilles Vannelet/Jonathan Hirschi (FRA/ALE/FRA/SUI)
PMB Motorsport, Porsche 996 Biturbo, classe G2, a 400 voltas
33º) Ferdinando Monfardini/Luke Hines/Arjan van der Zwaan/Rob van der Zwaan (ITA/ING/HOL/HOL)
Full Speed Racing Team, Saleen S7 Twin Turbo, classe GT1, a 431 voltas
34º) Vincent Radermeker/Ho-Pin Tung/Loris de Sordi/Jacques Villeneuve (BEL/CHN/BEL/CAN)
Gravity Racing International, Mosler MT 900, classe G2, a 494 voltas
35º) Enrique Bernoldi/Roberto Streit/Xavier Maassen (BRA/BRA/HOL)
Sangari Team Brazil, Corvette Z06, classe GT1, a 504 voltas

36º) Gérard Tremblay/Dominique Nury/Christophe Lapierre (FRA/FRA/FRA)
PMB Motorsport, Porsche 996 Biturbo, classe G2, a 533 voltas
37º) Michael Petit/Valentin Hummel/Luc Paillard/Armand Fumal (FRA/ALE/FRA/BEL)
M.P. Racing, BMW Alpina B6 GT3, classe G3, a 556 voltas
38º) Fréderic Dor/Christian Pescatori/Marcello Zani (FRA/ITA/ITA)
BMS Scuderia Italia, Ferrari F430, classe GT2, a 556 voltas
39º) Lorenzo Casé/Cédric Sbirrazuoli/Alessandro Garofano (ITA/MON/ITA)
Pecom Racing/Ferrari F430, classe GT2, a 556 voltas

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