FIA GT: Punição em Adria revolta Xandinho Negrão

O piloto brasileiro Xandinho Negrão (Medley) ficou inconformado com a punição que sofreu dos comissários desportivos da terceira etapa do FIA GT neste sábado no Adria Raceway.

Considerado responsável pelo toque com o Saleen S7 conduzido pelo belga Anthony Kumpen, Xandinho vai perder cinco posições no grid da próxima corrida, marcada para 6 de julho em Oschersleben (Alemanha). Novidade no calendário, a prova noturna no circuito do norte da Itália foi vencida pelo Corvette Z06 da dupla formada pelo italiano Fabrizio Golin e pelo holandês Mike Hezemans.

Foi um final de semana mais do que complicado para Xandinho com o Maserati MC12 GT1 da Vitaphone Racing. Quarto colocado na sessão classificatória, o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004 caiu cinco colocações por causa de outra penalidade, desta vez aplicada ao parceiro português Miguel Ramos por acidente nos ensaios livres da sexta-feira. Como se não bastasse, Xandinho ainda foi obrigado a cumprir um drive thru – passagem pelos boxes – porque a equipe utilizou o cobertor de pneus no grid, prática proibida pelo regulamento.

“Meu choque com o piloto do Saleen foi normal de corrida”, explicou Xandinho, que foi chamado à direção de prova junto com Kumpen depois da corrida. “Ele se queixou de que o acertei por trás, mas o toque foi lateral, no momento em que eu o estava ultrapassando. Foi uma decisão injusta”, criticou. “É um grande prejuízo, especialmente porque Oschersleben é um dos traçados que não conheço”, acrescentou.

Por causa do acidente, o carro de Xandinho permaneceu 13 voltas nos boxes para reparos, ficou sem qualquer possibilidade de entrar na zona de pontos e cruzou a linha de chegada em 20º. Com os resultados da corrida, Xandinho e Ramos caíram uma posição e ocupam agora a 6ª colocação com 10 pontos. A liderança do campeonato está dividida entre o italiano Andrea Bertolini e o alemão Michael Bartels, com o outro Maserati MC12 da Vitaphone Racing, e o francês Christophe Bouchut e o holandês Xavier Maassen, com o Corvette Z06. Os quatro somam 20 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *