FIA GT1: Em Paul Ricard, dupla Michel Bartels/ Andrea Bertolini vence prova classificatória

A dupla Michel Bartels/ Andrea Bertolini (Maserati MC12/ Vitaphone Racing) venceu neste sábado (03/07), em Paul Ricard, na França, a prova classificatória para a 4ª etapa da temporada. A dupla Peter Kox/ Christopher Hasse (Lamborghini Murcielago/ Reiter) terminou em 2º, seguida pela dupla Warren Hughes/ Jamie Campbell-Walter (Nissan GT-R/ SumoPower).

Saindo da pole-position o alemão Bartels perdeu a ponta na largada para Hasse. O alemão de 22 anos manteve a liderança até a metade da oitava volta, quando Bartels retomou a liderança na longa reta Mistral.

Nas voltas seguintes Bartels abriu uma confortável vantagem, até a parada nos boxes para a rodada de pit stops, na metade da prova, de uma hora de duração. O italiano Bertolini assumiu o carro onze segundos a frente do holandês Hasse, mantendo uma vantagem segura no restante da prova.

O inglês Hughes, após perder tempo durante o pit stop, e perder a terceira posição, recuperou a última vaga do pódio, ao ultrapassar o holandês Mike Hezemans (Corvette C6-R/ MadCroc) a quatro voltas do fim. Hezemans/ Xavier Maassen terminaram em 4º.

O brasileiro Enrique Bernoldi, em dupla com o português Miguel Ramos (Maserati MC12/ Vitaphone Racing) chegou em 5º. A dupla brasileira Ricardo Zonta/ Rafael Daniel ((Lamborghini Murcielago/ Reiter) foi a 13ª colocada.Â

Final:

1 – Bertolini / Bartels (Maserati MC12) – Vitaphone – 28 voltas 1h00m31s919
2 – Haase / Kox (Lamborghini Murcielago) – Reiter – 5 “569
3 – Campbell-Walter/Hughes (Nissan GT-R) – SumoPower – 7 “798
4 – Maassen / Hezemans (Corvette C6-R) – MadCroc – 10 “639
5 – Ramos / Bernoldi (Maserati MC12) – Vitaphone – 12 “821
6 – Henner / Piccini (Corvette C6-R) – Phoenix – 16 “527
7 – Grosjean / Mutsch (Ford GT) – Matech – 31 “121
8 – Margaritis / Heger (Maserati MC12) – Triple H – 35 “443
9 – Krumm / Dumbreck (Nissan GT-R) – SumoPower – 37 “236
10 – Turner / Enge (Aston Martin DBRS9) – AMR Young – 45 “843
11 – Makowiecki / Accary (Aston Martin DBRS9) – Hexis – 46 “941
12 – Ara / Nilsson (Nissan GT-R) – SRT – 50 “362
13 – Zonta / Daniel (Lamborghini Murcielago) – Reiter – 59 “155
14 – Bobbi / Longin (Maserati MC12) – Triple H – 1’03 “030
15 – Shepherds / Schwager (Lamborghini Murcielago) – All-Inkl – 1’12 “297
16 – Basseng / Bouchut (Lamborghini Murcielago) – All-Inkl – 1’13 “153
17 – Pigeon / Hirschi (Aston Martin DBRS9) – Hexis – 1’20 “561
18 – Gachnang / Panis (Ford GT) – Matech – 1’43 “947
19 – Gavin / Kuismanen (Corvette C6-R) – MadCroc – 1’52 “246
20 – Leinders / Martin (Ford GT) – MarcVDS – 2’18 “943
21 – Wendlinger / Moser (Nissan GT-R) – SSS – 1 volta
22 – Palttala / Kuppens (Ford GT) – MarcVDS – 1 volta

Volta mais rápida: Warren Hughes – 2’05 “805

Abandonos:

Mucke/Nygaard (Aston Martin DBRS9) – AMR Young – 6 voltas