Mesmo sendo punidos, e excluÁdos da última prova em Donington Park, a dupla Marc Basseng/Markus Winkelhock (All-Inkl.com Münnich Motorsport/Mercedes) sagrou-se Campeã da Temporada 2012 do FIA GT1. Eles somaram 145 pontos, um a mais do que as duplas Fred Makowiecki/Stef Dusseldorp (Hexis McLaren) e Michel Bartels/Yelmer Buurman (Vita4One BMW).
Prova classificatória:
No sábado (29/09), a dupla Fred Makowiecki/Stef Dusseldorp (Hexis McLaren) venceram a prova classificatória. Mesmo com a vitória, as chances da dupla ser campeã acabaram. A dupla Laurens Vanthoor/Adam Carroll (WRT Audi) terminou em 2º, seguida pela dupla Álvaro Parente/ Gregoire Demoustier (Hexis McLaren).
A dupla da Hexis Racing garantiu a ponta, após um ótimo trabalho da equipe nos boxes. Mesmo com um rápido perÁodo em Safety-car, que eliminou a vantagem de Makowieki, o piloto manteve o controle, recebendo a bandeirada 2s461 a frente de Vanthoor. Parente/Demoustier completaram o pódio.
Peter Kox/Stefano Rosina (Reiter Lamborghini) terminaram em 4º, seguidos por Basseng/Winkelhock.
Bartels/Buurman terminaram em 9º. Bartels se envolveu em um toque com Nicky Pastorelli (Munnich Mercedes) faltando dois minutos para o final. Com o pneu dianteiro esquerdo furado, Bartels teve que entrar nos pits.
Basseng/Winkelhock somavam 145 pontos, três a mais do que Bartels/Buurman.
Final, prova classificatória:
1. Makowiecki/Dusseldorp Hexis McLaren 39 voltas em 1h00m03s851
2. Vanthoor/Carroll WRT Audi + 2s461
3. Parente/Demoustier Hexis McLaren + 4s844
4. Kox/Rosina Reiter Lamborghini + 7s878
5. Basseng/Winkelhock Munnich Mercedes + 16s940
6. Pastorelli/Jager Munnich Mercedes + 17s622
7. Ide/Castellacci AF Ferrari + 18s746
8. Mayr-Melnhof/Lauda Vita4One BMW + 29s164
9. Bartels/Buurman Vita4One BMW + 1m24s728
abandonos:
Groppi/Lariche SUNRED Ford 38
Jarvis/Stippler WRT Audi 18
Salaquarda/Cioci AF Ferrari 18
Prova principal:
Neste domingo (30/09), Makowiecki/Dusseldorp venceram novamente. Kox/Rosina foram 2º, seguidos por Parente/Demoustier.
A prova foi marcada por dois fortes acidentes, que provocaram a bandeira vermelha. Logo na volta inicial, Laurent Groppi (SUNRED Ford) e Nikolaus Mayr-Melnhof (Vita4One BMW) se tocaram na saÁda da curva Redgate. Mayr-Melnhof foi para a grama, e no retorno a pista acertou a lateral esquerda do Ford, com os dois indo direto para a barreira de pneus. Com os dois carros e abarreira de pneus destruÁdos, a bandeira vermelha foi acionada.
Pouco depois dos pit stops obrigatórios, Winkelhock e Buurman, lado a lado, se enroscaram na curva Redgate. A bandeira vermelha foi novamente acionada, para Buurman ser atendido pelos médicos. O piloto foi levado para um hospital, para maiores exames.
Basseng/Winkelhock acabaram excluÁdos da prova, perdendo dois pontos. Mas mantiveram o tÁtulo, com um ponto de vantagem sobre Makowiecki/Dusseldorp e Bartels/Buurman.
Final, prova principal:
1. Makowiecki/Dusseldorp Hexis McLaren 1h27m00s879
2. Kox/Rosina Reiter Lamborghini + 1s091
3. Parente/Demoustier Hexis McLaren + 1s682
4. Vanthoor/Carroll WRT Audi + 2s185
5. Ide/Castellacci AF Ferrari + 3s172
6. Pastorelli/Jager Munnich Mercedes + 4s529
7. Jarvis/Stippler WRT Audi + 5s609
8. Salaquarda/Cioci AF Ferrari + 6s887
9. Bartels/Buurman Vita4One BMW 18 voltas
Abandonos:
      Â
Mayr-Melnhof/Lauda Vita4One BMW 0
Groppi/Lariche SUNRED Ford 0
ExcluÁdos:
Basseng/Winkelhock Munnich Mercedes 18