Fórmula-E: Lucas di Grassi conquista o campeonato

O brasileiro Lucas di Grassi (Abt Audi) conquistou neste domingo (30/07) o tÁ­tulo da temporada 2016/2017 do FIA Formula-E, após a disputa da última etapa da temporada, o e-Prix de Montreal, no Canadá.

Di Grassi venceu a primeira prova, no sábado, e terminou a segunda prova, neste domingo, na sétima posição. O brasileiro somou 181 pontos, contra 157 do suÁ­ço Sébastien Buemi (Renault e.dams), que não somou pontos na etapa canadense (desclassificado da primeira prova, e 11ª na segunda).

O francês Jean-Eric Vergne (Techeetah), segundo colocado na primeira prova, venceu a prova de encerramento da temporada. A sua primeira vitória na categoria.

O brasileiro Nelsinho Piquet (NextEV) não pontuou na etapa.

Em breve a cobertura completa.

Final, prova 1:

1 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 35 voltas

2 – Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 0″350
3 – Stephane Sarrazin (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 7’’869
4 – Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 8’’592
5 – Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 8’’913
6 – Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 10’’058
7 – Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 10’’457
8 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – 15’’836
9 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 16’’764
10 – Tom Dillman (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 19’’320
11 – Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon – 20’’229
12 – Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 22’’314
13 – Nelson Piquet Jr (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 23’’145
14 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – 34’’786
15 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 46’’996
16 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 49’’612

Volta mais rápida: Loic Duval – 1’24’’536

Abandonos:
 
Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – 27
José Maria Lopez (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 25
Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 15 voltas

Desclassificado:

4 – Sébastien Buemi (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 8’’256

Final, prova 2:

1 – Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 37 voltas
2 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 0.896
3 – José Maria Lopez (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 4’’468
4 – Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 7’’114
5 – Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 21’’933
6 – Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 24’’444
7 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 24’’855
8 – Stephane Sarrazin (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 26’’038
9 – Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon – 28’’282
10 – Tom Dillman (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 28’’591
11 – Sébastien Buemi (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 35’’170
12 – Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 36’’548
13 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – 36’’826
14 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 36’’972
15 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – 39’’720
16 – Nelson Piquet Jr (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 46’’751
17 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 49’’116
18 – Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 1’33’’530

Volta mais rápida: Nicolas Prost – 1’23’’444

Abandonos:

Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – 35 voltas
Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 33 voltas