Stock: Altair Barranco é homenageado por Duda Pamplona

Altair Barranco, verdadeiro Á­cone do automobilismo paranaense, recebeu hoje (quinta, 10) homenagem do piloto carioca Duda Pamplona, que domingo disputa em Curitiba a sexta etapa o Campeonato Brasileiro de Stock Car, no autódromo local. O encontro entre gerações tão diferentes foi marcado por um ponto comum: a paixão que o esporte continua despertando nos brasileiros, em particular na capital do Paraná.

“Antes mesmo da construção do Autódromo de Curitiba Altair Barranco já era Á­dolo por suas vitórias em pistas e circuitos que hoje são inconcebÁ­veis” comentou Duda Pamplona, que em nome da equipe Officer MotorSport entregou um quadro comemorativo ao veterano piloto. “Além de suas conquistas, Barranco ficou famoso por ser amigos de paulistas e gaúchos em uma época na qual a rivalidade entre São Paulo e o Rio Grande do Sul marcava o automobilismo brasileiro”.

Altair Barranco comparou as diferenças entre os tempos em que pilotava uma carretera Ford e os tempos atuais da Stock Car, que usa chassis e mecânica especialmente construÁ­dos para competição:

“Muita coisa mudou no nosso esporte, em particular a tecnologia aplicada. Na minha época, a gente pisava no freio no final da reta e não tinha a menor idéia de qual roda ia parar primeiro. Hoje os pilotos contam com recursos que nem sonhávamos quando corrÁ­amos em pistas de terra, paralelepÁ­pedos ou em subidas de montanha”, declarou Altair Barranco antes de concluir que “o essencial, porém, permanece imutável: ainda há espaço para reunir amigos e contar histórias de ontem e de hoje.

Aos 66 anos Barranco continua acompanhando o automobilismo em uma condição especial: além de apaixonado, torce pelo filho Ariel, que disputa a temporada de Stock Car na categoria Light. ”Neste fim de semana tenho motivos em dobro para estar no autódromo: além do meu filho estarei torcendo também pelo Duda”.