Fórmula E: Lucas di Grassi: Ibirapuera seria ideal para a Fórmula E no Brasil

Foi do Brasil o primeiro piloto a vencer a primeira corrida da história da Fórmula E, ainda na China, em 2014. A categoria dos carros elétricos tem forte presença brasileira com pilotos e também com outros profissionais. Por isso, na opinião de Lucas di Grassi, nada mais natural que o paÁ­s receber uma prova da categoria.

Paulistano, Di Grassi fez um breve ensaio de como e onde seria o palco ideal para a primeira corrida da Fórmula E no Brasil. “Acho que São Paulo, por ser a maior cidade do paÁ­s, no Parque do Ibirapuera, que é o coração verde da cidade, onde as pessoas praticam atividades fÁ­sicas e há um belÁ­ssimo cenário”, disse. “Além disso, há a total possibilidade prática de se fazer uma pista para a Fórmula E correr lá”, continuou.

O traçado desenhado por Lucas tem 2.105 metros de extensão, dez curvas e sentido anti-horário. Tem a reta de largada na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente Á  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (sentido Avenida Brasil); em seguida, o traçado segue o contorno do Movimento Á  Bandeira, no encontro com a Avenida República do LÁ­bano, e segue até entrar no parque pelo Portão 9. Dali, segue o contorno do lago (paralelo com a Avenida República do LÁ­bano) numa longa e veloz curva Á  esquerda, fechando com um ‘cotovelo’ também Á  esquerda, levando pela pista de caminhada e fazendo todo o contorno pelo lago até a saÁ­da, novamente, para a Avenida Pedro Álvares Cabral. Os boxes ficariam na mesma avenida, no sentido Centro.

A Fórmula E fez recentemente uma etapa em Punta del Este, no Uruguai, onde Lucas foi o segundo colocado. E corre em Buenos Aires no próximo dia 6. É o mais perto que a categoria chega do Brasil. Um quadro que, de acordo com o piloto da ABT Schaeffler Audi Sport, tem tudo para mudar.

“O Brasil deu alguns bons passos em relação aos carros elétricos ao zerar os impostos de importação. É um bom inÁ­cio. Além disso, veÁ­culos movidos a eletricidade estão isentos do rodÁ­zio municipal de São Paulo e têm 50% de desconto no IPVA”, enumerou.

“Uma corrida da Fórmula E acontecendo no Brasil é mais um estÁ­mulo para a importação e a produção destes veÁ­culos e seu uso nas cidades. É a única maneira que vejo de os grandes centros combaterem com mais eficiência os altos Á­ndices de poluição que ainda são gerados pelos veÁ­culos a combustão”, afirmou.