Raly Dakar: quipe Mitsubishi Petrobras enfrenta forte calor e dunas gigantes na décima etapa do Daka

João Franciosi e Gustavo Gugelmin enfrentam quase 10 horas de prova num dos dias mais difÁ­ceis da história da prova

“Antes da prova, todos falavam que Dakar em dois paÁ­ses seria fácil. Então colocaram o dia de hoje para mostrar que não seria. Foi muito difÁ­cil, absurdo”, descreveu o piloto João Franciosi assim que cruzou a linha de chegada, quase 10 horas depois de ter largado para a 10ª etapa do Rally Dakar.

A dura especial, entre Belén e La Rioja, na Argentina, teve 278 km, cruzando as dunas de Fiambalá, conhecidas pelas inúmeras dificuldades. As dunas grandes de areia fofa formam um cenário muito parecido, o que dificulta ainda mais a navegação.

“Parecia uma plantação de veÁ­culos atolados. Por todo lugar tinha gente desatolando. Nós também tivemos que parar algumas vezes e perdemos bastante tempo. Os pontos de waypoints, que são obrigatórios passarmos, estavam em lugares muito difÁ­ceis de chegar. Mesmo depois que escureceu, continuamos e conseguimos encontrar por todos. Nossa missão era completar mais um dia. E conseguimos”, festeja Franciosi.

O piloto, que está em seu primeiro Rally Dakar, vem se superando a cada etapa ao lado do navegador Gustavo Gugelmin. Mesmo enfrentando temperaturas altÁ­ssimas, trechos inóspitos e muitos quilÁ´metros por estradas e dunas, eles não desistem e querem cruzar a linha de chegada em Rosario, que é o maior troféu que podem ter após mais de 9.000 quilÁ´metros de percurso.

“Foi um dia duro, tÁ­pico de Dakar. Muita areia, dunas difÁ­ceis, mas deu tudo certo. Seguimos com o plano de chegar com o carro até o final. O cansaço, que está grande, a gente deixa pra depois”, comenta Gugelmin.

Etapa 11 – 14 de janeiro

La Rioja – San Juan (ARG)

Deslocamento: 281 km

Especial: 431 km

Total: 712 km

As dificuldades do Rally Dakar continuam nesta quinta-feira. A especial, de 431 quilÁ´metros, terá areia em todas suas formas, especialmente fesh-fesh, o tipo mais volátil e pesado, que demanda tanto destreza quanto paciência. Mas a velocidade também será uma vantagem em outros trechos lineares, com cascalho e pedregulhos.Â

A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocÁ­nio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.

Acompanhe a Equipe Mitsubishi Petrobras:

Site: www.mitsubishipetrobras.com.br

Facebook: www.facebook.com/EquipeMitsubishiBrasil

Twitter: www.twitter.com/eqpmitsubishibr

YouTube: www.youtube.com/eqpmitsubishibr

Instagram: @equipemitsubishipetrobras

Dakar dia a dia

14/01: La Rioja – San Juan

15/01: San Juan – Villa Carlos Paz

16/01: Villa Carlos Paz – Rosario