Fórmula-E: Stoffel Vandoorne conquista o tÁ­tulo mundial

O belga Stoffel Vandoorne (Mercedes) conquistou o tÁ­tulo da temporada 2021//2022 do ABB FIA Formula E World Championship. A última etapa, em rodada dupla, foi disputada em Seul, na Coréia do Sul, com vitória do neozelandês Mitch Evans (Jaguar) e do suÁ­ço Edoardo Mortara (Mercedes).

Evans venceu a primeira prova no sábado (13/08), mantendo as suas remotas chances de conquistar o tÁ­tulo. Oliver Rowland (Mahindra), que alinhou na pole, terminou em segundo, com o brasileiro Lucas Di Grassi (Venturi) fechando o pódio.

O brasileiro Sergio Sette Camara (Penske/Dragon) terminou na 12ª posição.

Com pista molhada a prova foi marcada por um múltiplo acidente, envolvendo oito carros, logo na primeira volta. A prova ficou em bandeira vermelha por 40 minutos.

Mortara alinhou na pole e venceu a segunda prova, neste domingo (14/08), com Vandoorne fechando a dobradinha da Mercedes, na última prova da equipe alemã na categoria. A McLaren irá substituir a equipe na próxima temporada.

Di Grassi terminou na 11ª posição e Sette Câmara na 13ª.

Vandoorne conquistou o tÁ­tulo com 213 pontos. Evans, o vice, somou 180.

Final, prova 1, sábado 13 agosto:

1 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 30 voltas em 1’29’55″478
2 – Oliver Rowland (Mahindra) – Mahindra – 0″820
3 – Lucas Di Grassi (Mercedes) – Venturi – 1″393
4 – Jake Dennis (BMW) – BMW – 1″902
5 – Stoffel Vandoorne (Mercedes) – Mercedes – 2″470
6 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Techeetah – 3″957
7 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 4″149
8 – Robin Frijns (Audi) – Envision – 4″508
9 – Antonio Felix da Costa (DS) – DS Techeetah – 4″970
10 – Nick Cassidy (Audi) – Envision – 5″325
11 – Maximilian Gunther (Nissan) – Nissan e.dams – 5″610
12 – Sergio Sette Camara (Penske) – Dragon – 6″121
13 – Norman Nato (Jaguar) – Jaguar – 57″545

Volta mais rápida: Jake Dennis 1’25″497

Abandonos:

Alexander Sims (Mahindra) – Mahindra – 27
Antonio Giovinazzi (Penske) – Dragon – 25
Edoardo Mortara (Mercedes) – Venturi – 21
Dan Ticktum (NIO) – NIO – 1
Sébastien Buemi (Nissan) – Nissan e.dams – 1
Nyck de Vries (Mercedes) – Mercedes – 1
Oliver Turvey (NIO) – NIO – 1
André Lotterer (Porsche) – Porsche – 1
Oliver Askew (BMW) – Andretti – 1

Final, prova 2, domingo 14 agosto:

1 – Edoardo Mortara (Mercedes) – Venturi – 34 voltas em 53’31″680
2 – Stoffel Vandoorne (Mercedes) – Mercedes – 3″756
3 – Jake Dennis (BMW) – Andretti – 6″649
4 – Robin Frijns (Audi) – Envision – 7″021
5 – Oliver Askew (BMW) – Andretti – 7″850
6 – Jean – Eric Vergne (DS) – DS Techeetah – 9″471
7 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 10″243
8 – Nick Cassidy (Audi) – Envision – 14″208
9 – Sebastien Buemi (Nissan) – Nissan e.dams – 16″629
10 – Antonio Felix da Costa (DS) – DS Techeetah – 22″226
11 – Lucas di Grassi (Mercedes) – Venturi – 24″546
12 – Alexander Sims (Mahindra) – Mahindra – 26″513
13 – Sergio Sette Camara (Penske) – Dragon – 27″813
14 – Norman Nato (Jaguar) – Jaguar – 31″526
15 – Oliver Turvey (NIO) – NIO – 31″565
16 – Sacha Fenestraz (Penske) – Dragon – 36″270

Volta mais rápida: Nick Cassidy 1’22″401

Abandonos:

Maximilian Gunther (Nissan) – Nissan e.dams – 13 voltas
Nyck de Vries (Mercedes) – Mercedes – 8
Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 7
Dan Ticktum (NIO) – NIO – 3
Oliver Rowland (Mahindra) – Mahindra – 1
André Lotterer (Porsche) – Porsche – 1

Campeonato:

1.Vandoorne 213 pontos; 2.Evans 180; 3.Mortara 169; 4.Vergne 144; 5.Di Grassi 126; 6.Dennis 126; 7.Frijns 126; 8.Da Costa 122; 9.De Vries 109; 10.Wehrlein 71