Fórmula Ford: Mineiro Victor Corrêa desenvolve pneus para a fábrica inglesa Avon

Piloto foi convidado pela sua sensibilidade e regularidade nas voltas durante chuva.

Na reta final de sua primeira temporada na Fórmula Ford Inglesa, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power) teve mais uma vez o seu talento e trabalho reconhecidos na Terra da Rainha. O jovem piloto foi convidado pela Avon, fornecedora única de pneus para a Fórmula Ford e Fórmula 3 Inglesa, para desenvolver um novo composto de chuva para a categoria-escola. “Acho que foi um privilégio poder ser o primeiro piloto a testar o novo pneu de chuva para a categoria. É muito bom como reconhecimento do trabalho que venho fazendo aqui”, comenta o esportista. Os novos pneus deverão estrear no Festival Mundial de Fórmula Ford e serão utilizados na temporada 2009.

Os testes aconteceram no traçado Indy do Autódromo de Brands Hatch, o mesmo que será usado para a disputa do Festival Mundial, no final do ano. Victor Corrêa percorreu cerca de 50 voltas na pista. “Eu andei primeiro com o pneu atual e depois com o novo. Achei o novo bem melhor. Ele é muito bom no contorno da curva. Dá pra entrar forte que ele segura mais que o antigo”, afirma o titular da Jamun Racing. Ele também acredita que os novos compostos têm uma durabilidade maior. “Ele é mais resistente. A vida deste pneu é bem maior”, assegura o competidor. Os novos pneus são parecidos com os utilizados pela Fórmula 3 Inglesa, mas com os diâmetros da F-Ford.

Durante os testes, o alfenense pôde apurar como foi o comportamento do composto em todas as condições a serem encontradas numa corrida. “Ele foi melhor em todas as situações. Com bastante chuva, com chuva média e com a pista já secando”, conta. Em todos os testes Victor foi seis décimos de segundo mais rápido do que com os pneus antigos. “Essa diferença numa pista tão curta quanto Brands Hatch Indy (1.929m) é bastante coisa. Numa pista normal os novos pneus devem ser pelo menos um segundo mais rápidos”, explica o piloto da Unifenas/Cooparaiso/Flash Power.

A rodada tripla final da Fórmula Ford Inglesa será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, em Donington Park. O Festival Mundial de Fórmula Ford acontece entre os dias 17 e 19 do mesmo mês.

Assim está o campeonato da Fórmula Ford Inglesa após 22 etapas:
1) Wayne Boyd (IRN), Mygale, 577;
2) Tim Blanchard (AUS), Mygale, 541;
3) Chris Maliepaard (HOL), Mygale, 405;
4) Victor Corrêa (BRASIL), Mygale, 373;
5) Linton Stuteley (ING), Mygale, 357;
6) Marco Sorensen (DIN), Van Diemen, 327;
7) Matt Hamilton (ING), Mygale, 321;
8) Adrian Campfield (ING), Spectrum, 284;
9) David Brown (ESC), Van Diemen, 249;
10) James Cole (ING), Mygale, 229;
11) Rogier De Wit (HOL), Mygale, 210;
12) Westley Barber (ING), Comtec, 176;
13) Philippe Layac (FRA), Mygale, 162;
14) Garry Findlay (ING), Mygale, 134;
15) Chrissy Palmer (ING), Ray, 117;
16) Glen Wood (AUS), Spectrum, 112;
17) Alex Jones (ING), Spectrum, 48;
18) Matt Dobson (ING), Van Diemen, 29;
19) Jamie Jardine (ING), Comtec, 24;
19) Felix Scott (ING), Spirit, 24;
21) Francisco Weiler (BRA), Comtec, 16;
22) Adam Batch (ING), Ray, 14;
23) Callum Holand (ING), Van Diemen, 6;
24) Peter Daglish (ING), Ray, 5;
25) Daniel Walker (ING), Ray, 0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *