Fórmula Inter: Carro vai ser apresentado neste domingo em Interlagos

Primeira categoria de monopostos nacionais, com sistema “seat and drive”, baixos preços e com extenso pacote promocional e de mÁ­dia vai mostrar seu monoposto em atividade

A mais nova e inovadora modalidade de monopostos para preparar os kartistas e pilotos de séries de base do paÁ­s terá inicio em 2016. No entanto, neste domingo (20/12) os pilotos e fãs poderão conhecer de perto o Fórmula Inter, que estará exposto e eventualmente se apresentará no intervalo das provas do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).Â

A categoria adota o modelo “seat and drive”, ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento, e ao chegar na pista para competir encontra o carro pronto. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, serão mantidos pela mesma, garantindo a qualidade do produto bem como a igualdade de competição. Pela primeira vez uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.

A Fórmula Inter terá o custo de apenas R$ 13.990,00 por prova. Para incentivar os interessados que comparecerem em Interlagos neste final de semana, os promotores vão abrir quatro vagas com preço de R$ 75 mil por toda a temporada, para pagamento Á  vista em janeiro de 2016.

E ainda, para a primeira prova da temporada 2016 foram reservadas seis vagas para aqueles que optarem em experimentar a categoria, participando inicialmente apenas da etapa inaugural, pagando em até 10x de R$1.399,00 no cartão de crédito. Uma forma simples e prática de fazer parte da história da categoria e participar de sua primeira corrida.

Inclusos no pacote de locação estão pneus e combustÁ­vel necessários ao cumprimento dos treinos, classificações e corridas. O valor da locação compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada.Â

Além dos preços baixos, a categoria irá oferecer extenso pacote promocional e de mÁ­dia. A Fórmula Inter e Bandsports estão em negociação para a transmissão de todas as etapas do Campeonato da categoria e também de seu reality-show para 2016.Â

“O calendário que se inicia em abril terá todas as suas etapas veiculadas pela Bandsports, bem como o seriado, que abordará todos os aspectos esportivos e humanos ligados Á  categoria, sempre com destaque para os pilotos e conceitos que abordem seus desafios, suas experiências de superação e o aprendizado proporcionado pela Academia de Pilotos F.Inter”, contou Marcos Galassi, Diretor Executivo da Fórmula Inter.

F-INTER MG-15

O Fórmula Inter foi projetado por José Minelli e construÁ­do em São Paulo, nos arredores do Autódromo de Interlagos. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes nos melhores softwares de simulação, que asseguram o atendimento Á s melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional.Â

Tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1, produzida pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento em compostos de fibra de carbono a cada um dos carros. As asas dianteiras e traseiras são totalmente construÁ­das em fibra de carbono.Â

Além de ter crash boxes dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono, com extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é em fibra de carbono, com painel eletrÁ´nico “on-board”.

O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.Â

O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 232 km/h.Â

CAMPEONATO

Serão 11 etapas no calendário 2016 de Formula Inter, que se iniciará junto com o Campeonato Paulista de Automobilismo, a ser organizado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).

A cada rodada o piloto participará do sorteio do chassi que utilizará na prova. O piloto não pode repetir aquele carro até o final da temporada. O piloto só tem fixo o seu banco – feito sob medida -, os seus pneus, e eventual carenagem pintada (paga a parte).Â

O campeonato terá quatro divisões, com pontuação geral e separada: Sprinter, para pilotos de 15 a 18 anos incompletos; Pro, para aqueles entre 18 e 25 anos de idade, Master, de 26 a 40 anos, e Sênior, de 40 anos em diante. Haverá pódio separado para cada categoria.

O certame paulista será composto por três turnos: O primeiro da 1ª Á  4ª etapa (1 descarte), o segundo da 6ª Á  9ª etapa (1 descarte), e o terceiro turno com a 5ª, 10ª e 11ª etapas (sem descarte). Desta forma os campeões saem apenas na última etapa.

CALENDÁRIO:

1ª Etapa – 03 de Abril – Domingo – Interlagos/São Paulo

2ª Etapa – 24 de Abril – Domingo – Interlagos/São Paulo

3ª Etapa – 15 de Maio – Domingo – Interlagos/São Paulo

4ª Etapa – 5 de Junho – Domingo – Interlagos/São Paulo

5ª Etapa – 26 de Junho – Domingo – Interlagos/São Paulo

6ª Etapa – 24 de Julho – Domingo – Interlagos/São Paulo

7ª Etapa – 14 de Agosto – Domingo – Interlagos/São Paulo

8ª Etapa – 04 de Setembro – Domingo – a definir

9ª Etapa – 16 de Outubro – Domingo – a definir

10ª Etapa – 20 de Novembro – Domingo – a definir

11ª Etapa – 18 de Dezembro – Domingo – Interlagos/SP

Obsº: Autódromos considerados para etapas fora de São Paulo: Goiânia (GO), Cascavel (PR), Londrina (PR), Campo Grande (MS).

FICHA TÉCNICA FÁ“MULA INTER

Monoposto: F-Inter MG-15

Construtor: Minelli Racing

Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removÁ­vel e side pods laterais estruturais em plano inclinado

Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.

Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.

Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.

Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira

Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros

Caixa de Direção: Minelli Racing

Tanque de combustÁ­vel: de borracha, capacidade 30 litros

Pintura: Sherwin Williams Á  base d’água

Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de bancoÂ

Banco de segurança: em fibra de carbono, removÁ­vel

Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito

Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrÁ´nico embutido

Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças

Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.

Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 grausÂ

Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.

Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo

Dimensões:Â

Comprimento total: 4.320mm

Largura total: 1.800mm

Altura máxima: 1.000mm

Entre eixos: 2.465mm

Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm

Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.Â

Peso: 520 kg sem combustÁ­vel.

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas

Coletor de admissão e escape: Minelli Racing

Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumÁ­nio para água

Sistema de Gerenciamento EletrÁ´nico: Pro Tune Eletronic Systems

Potência: 191 hp a 6000 rpm

Torque: 21 kgfm a 6000 rpm

Câmbio: 5 marchas em H

Curta www.facebook.com/formulainter

Maiores detalhes em www.formulainter.com.br

Acompanhe em https://instagram.com/formulainter