Fórmula Lites: Vinicius Papareli estreia em nova categoria do automobilismo dos Estados Unidos

Piloto disputa neste fim de semana etapa de abertura da Fórmula Lites no circuito de Thompson, em Connecticut

Vinicius Papareli será o representante do Brasil na primeira etapa da mais nova categoria de base do automobilismo americano. Natural de Ribeirão Pires (SP), o piloto de 16 anos estreia neste fim de semana na Fórmula Lites, campeonato criado para servir de alternativa a jovens pilotos que pretendem seguir carreira no esporte. A primeira etapa será realizada no circuito de Thompson, em Connecticut, localizado a aproximadamente 300 km de Nova York.

O piloto viajou para os Estados Unidos no início da semana passada com o objetivo de realizar alguns testes com o chassi Crawford FL15 e acompanhar de perto o trabalho da equipe JDX Racing, pela qual correrá por toda a temporada. O paulista, que tem um teste com o carro da F3 Brasil e 12 corridas de MRF – campeonato chancelado pela FIA que acontece no Catar, Bahrein e Índia – no currículo, elogiou as linhas modernas e também a velocidade do carro da Fórmula Lites nas curvas.

Papareli tem oito anos de experiência no kartismo, com os títulos de Campeão Brasileiro de Kart na categoria Júnior, em 2011, do Super Kart Brasil, em 2012, e também da Copa SP Light de Kart, em 2014, na categoria Graduados. Participou também de dois campeonatos conhecidos mundialmente, como o Florida Winter Tour e o Skusa (SuperNationals), ambos nos Estados Unidos na categoria TAG Júnior.

Vinicius Papareli: “Andei bastante com o carro nos últimos dias, tivemos alguns probleminhas que são normais nesta fase de preparação, mas de maneira geral é um modelo rápido e seguro. O sonho de qualquer piloto de monoposto é correr nas 500 Milhas de Indianápolis e fazer parte da JDX, que tem bastante experiência no automobilismo americano, é uma oportunidade única para mim. Espero trazer o primeiro título do campeonato para casa”.

Harrison Brix, co-proprietário da equipe: “Estamos muito felizes em integrar a Fórmula Lites em seu primeiro ano de história e também confiantes no potencial do Vinicius, que tem uma vasta carreira no kart com resultados excelentes. Acreditamos que este é um importante passo para jovens promessas, já que poderão testar suas habilidades em um carro moderno, competitivo e seguro. O Vinicius certamente é um desses talentos”.

Justin Wilson, piloto de Fórmula Indy e sócio da equipe: “Estou ansioso por iniciar esse trabalho com o time e com o Vinicius. A categoria é uma excelente oportunidade para novos pilotos adquirem bagagem, pensando no futuro. O automobilismo está no meu DNA e sempre que aparece uma chance de ajudar novos pilotos é gratificante para mim”.

Especificações técnicas da Fórmula Lites:

SÉRIE – Sancionada pela SCCA PRO RACING
Uma Temporada Profissional da SCCA 2015

CHASSIS – CRAWFORD FL15
Monocoque de carbono construído de acordo com o regulamento técnico da FIA F3
Carroceria em Composite
Estruturas de proteção dianteira e traseira

MOTOR – HONDA
2.4 litros, 4 cilindros, 16 válvulas, 220 cv

PNEUS – PIRELLI

FREIOS – PERFORMANCE FRICTION
Discos e pinças PFC (dianteiros e traseiros)
Suporte de pedaleira ajustável

SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS
Painel display com log-in
Mapeamento de pista e tempo de volta por GPS
Acelerômetro Interno de 3 eixos
Luzes indicadoras de posição e mudança de marcha
8 MB de memória com download via USB

CÂMBIO
6 marchas sequencial
Sistema pneumático de mudança – através de paddle shift

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira

SUSPENSÃO
Triângulo duplo na dianteira e na traseira
Amortecedores bi-direcionais ajustáveis
Barras estabilizadoras ajustáveis – dianteira e traseira

SEGURANÇA
Cinto de segurança de 6 pontos – Especificação FIA
Sistema Onboard de extintor de incêndio
Encosto de cabeça compatível com o dispositivo HANS®
FIA-especificação assento extraível
Tirantes de segurança nas rodas traseiras

DIMENSÕES
Distância entre eixos: 2m74cm
Peso: 520 kg
Bitola dianteira 1m73cm
Bitola traseira: 1m68cm
Capacidade de combustível: 45 litros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *