Fórmula Renault 3.5: Negrão fecha testes entre os 10

Holandês mantém domÁ­nio na pré-temporada em Paul Ricard

Com poucas novidades na lista dos mais rápidos, o holandês Robin Frijns (Fortec) confirmou o domÁ­nio da véspera e fechou a primeira bateria de treinos livres de pré-temporada da Fórmula Renault 3.5 com a volta mais rápida na pista de Paul Ricard (França). Depois de derrubar em quase três segundos o recorde da categoria, Frijs acelerou ainda mais nesta quarta-feira e cravou o tempo de 1min45s667 na melhor passagem dos dois dias. O francês Jules Bianchi ficou em segundo a apenas dois milésimos de diferença.

O paulista André Negrão (International Draco Racing) voltou a ser o melhor brasileiro e encerrou sua participação nos treinos com o 9º lugar no geral, ratificando a boa largada da equipe agora de propriedade do pai, o ex-piloto Guto Negrão. “Foi mais um bom treino. Acho que me consegui me adaptar bem Á  nova asa traseira regulável e os probleminhas que o carro apresentou, principalmente na parte elétrica, podem ser considerados normais para um projeto totalmente novo”, comentou André, que voltará ao cockpit para o prosseguimento da preparação Á  estréia no campeonato nos dias 3 e 4 de abril em Barcelona.

O equilÁ­brio deu a tÁ´nica dos trabalhos, já que até o 12º lugar – o suÁ­ço Nico Müller, companheiro de equipe de André – todos ficaram dentro do mesmo segundo. Estreantes na série que rivaliza com a Fórmula GP2 como a mais importante divisão de acesso Á  Fórmula 1, Lucas Foresti (DAMS) e Yann Cunha (Pons Racing) ficaram respectivamente em 14º e 26º lugares. Na avaliação de André, os resultados ainda são inconclusivos em relação Á  atual relação de forças. “Outros pilotos certamente vão entrar no bolo, como o Mikhail Aleshin, campeão de 2010. Só mesmo no último treino coletivo é que vamos ter uma ideia mais próxima.”

Além de mostrar a pujança da Fórmula Renault 3.5 – as 26 vagas disponÁ­veis foram preenchidas dois meses antes da abertura do calendário no começo de maio no circuito espanhol de Motoland Aragón -, os ensaios serviram para dar Á s equipes e pilotos a chance de começar a conhecer um carro com inúmeras novidades que vão além do DRS – entre elas, o novo motor Renault V8 de 530 cavalos de potência, os pneus de compostos mais macios, um sistema de freios revisado e o novo mapeamento do acelerador.

Os 10 melhores em Paul Ricard:

1 – Robin Frijns (Holanda), Fortec Motorsport, 1min45s667
2 – Jules Bianchi (França), Tech 1 Racing, 1min45s669
3 – Kevin Magnussen (Dinamarca), Carlin, 1min45s952
4 – Richie Stanaway (Nova Zelândia), Lotus, 1min45s975
5 – Carlos Huertas (ColÁ´mbia), Fortec, 1min46s116
6 – Arthur Pic (França), DAMS, 1min46s128
7 – Walter Grubmuller (Alemanha), P1 Motorsport, 1min46s334
8 – Sam Bird (Inglaterra), ISR, 1min46s334
9 – André Negrão (Brasil), International Draco Racing), 1min46s368
10 – Marco Sorensen (Dinamarca), Lotus, 1min46s376