Fórmula Universitária já tem regulamento homologado pela CBA

A Confederação Brasileira de Automobilismo já homologou os regulamentos desportivo e técnico da Fórmula Universitária, categoria aberta a monopostos e que será disputada como preliminar do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 nas competições disputadas em pistas brasileiras.

Os regulamentos estão disponÁ­veis no site da CBA (www.cba.org.br) e os primeiros treinos livres da modalidade acontecem neste final de semana em BrasÁ­lia, quando estarão disponÁ­veis para avaliação os monopostos das universidades de BrasÁ­lia (DF) e Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS). A proposta da nova modalidade é despertar a participação de universidades brasileiras para um mercado de trabalho que, ano a ano, se torna mais exigente: nos últimos anos a presença de engenheiros e profissionais com nÁ­vel superior se tornou fundamental nas principais equipes do automobilismo brasileiro.
Entre as escolas que já confirmaram a inscrição de suas equipes no campeonato estão a PUC-Rio (RJ), Universidade de BrasÁ­lia (DF), Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande, MS) e Universidade de São Carlos (SP). A primeira etapa da temporada será disputada no Velopark (RS). Para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, a nova categoria é a realização de um projeto de campanha:
“Quando decidi concorrer Á  presidência da CBA fiz da criação de fórmulas mais acessÁ­veis um dos pilares da minha plataforma eleitora. Pouco a pouco superamos os obstáculos e agora vejo com orgulho a materialização desse projeto, aberto para pilotos recém saÁ­dos do kart e com idade entre 15 e 18 anos.”
Para colaborar na realização da Fórmula Universitária a CBA cedeu em comodato ao promotor da categoria, DÁ­lson Motta, cerca de 20 monopostos como parte de um acordo para manter os custos de participação os mais baixos possÁ­veis. Segundo Motta, esse objetivo foi cumprido e é mensurável:
“Para disputar todas as provas desta temporada o piloto deverá gastar em torno de R$ 20.000,00, valor que vai cobrir as despesas de pneus e combustÁ­vel. Todas as despesas de preparação e manutenção serão por conta das universidades.”
Pelo regulamento da categoria serão realizados três treinos livres, nas etapas do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 em BrasÁ­lia, Caruaru (PE) e Campo Grande, sendo que a primeira etapa do certame será disputada em Nova Santa Rita (RS), no circuito do Velopark.