Fórmula Universitária já tem regulamento homologado pela CBA

A Confederação Brasileira de Automobilismo já homologou os regulamentos desportivo e técnico da Fórmula Universitária, categoria aberta a monopostos e que será disputada como preliminar do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 nas competições disputadas em pistas brasileiras.

Os regulamentos estão disponíveis no site da CBA (www.cba.org.br) e os primeiros treinos livres da modalidade acontecem neste final de semana em Brasília, quando estarão disponíveis para avaliação os monopostos das universidades de Brasília (DF) e Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS). A proposta da nova modalidade é despertar a participação de universidades brasileiras para um mercado de trabalho que, ano a ano, se torna mais exigente: nos últimos anos a presença de engenheiros e profissionais com nível superior se tornou fundamental nas principais equipes do automobilismo brasileiro.
Entre as escolas que já confirmaram a inscrição de suas equipes no campeonato estão a PUC-Rio (RJ), Universidade de Brasília (DF), Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande, MS) e Universidade de São Carlos (SP). A primeira etapa da temporada será disputada no Velopark (RS). Para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, a nova categoria é a realização de um projeto de campanha:
“Quando decidi concorrer à presidência da CBA fiz da criação de fórmulas mais acessíveis um dos pilares da minha plataforma eleitora. Pouco a pouco superamos os obstáculos e agora vejo com orgulho a materialização desse projeto, aberto para pilotos recém saídos do kart e com idade entre 15 e 18 anos.”
Para colaborar na realização da Fórmula Universitária a CBA cedeu em comodato ao promotor da categoria, Dílson Motta, cerca de 20 monopostos como parte de um acordo para manter os custos de participação os mais baixos possíveis. Segundo Motta, esse objetivo foi cumprido e é mensurável:
“Para disputar todas as provas desta temporada o piloto deverá gastar em torno de R$ 20.000,00, valor que vai cobrir as despesas de pneus e combustível. Todas as despesas de preparação e manutenção serão por conta das universidades.”
Pelo regulamento da categoria serão realizados três treinos livres, nas etapas do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 em Brasília, Caruaru (PE) e Campo Grande, sendo que a primeira etapa do certame será disputada em Nova Santa Rita (RS), no circuito do Velopark.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *