FRenault: Estreantes já venceram 40% das corridas disputadas em 2006

Mario Romancini, VinÁ­cius Quadros e Eduardo Santos quebraram um tabu que já durava três temporadas. Rick Rosin, que tinha duas corridas no currÁ­culo antes do campeonato começar, também foi ao alto do pódio.



Em uma temporada marcada pelo embate entre veteranos e novatos, a Fórmula Renault Brasil teve em 2006 grande equilÁ­brio entre os pilotos que fazem seu ano de estréia no automobilismo. Apesar do tÁ­tulo de campeão da categoria ter sido decidido por antecipação em favor de Felipe Lapenna – veterano de quatro temporadas -, e de sete das onze corridas disputadas neste ano terem sido vencidas por pilotos com mais de dois campeonatos de experiência na F-Renault, os estreantes têm feito bonito até aqui.


 


Mario Romancini, VinÁ­cius Quadros e Eduardo Santos conquistaram vitórias e Rick Rosin – que por ter disputado apenas duas provas em 2005 pode ser incluÁ­do na lista dos novatos -, também chegou ao alto do pódio. Romancini ganhou a preliminar do GP Brasil de Fórmula 1. Já Quadros foi ao alto do pódio na primeira etapa do ano, em Curitiba. Santos faturou a segunda prova em BrasÁ­lia, e Rosin levou a melhor na primeira corrida em Tarumã.


 


“Conseguir uma vitória no ano de estréia no automobilismo é muito gratificante, ainda mais em um campeonato competitivo como este”, declarou Romancini. “Embora o tÁ­tulo já esteja definido, vamos correr com o objetivo de chegar novamente ao alto do pódio e minha meta particular é terminar a temporada como o estreante com maior número de vitórias”, completou o piloto da equipe Full Time.


 


Os dados históricos dão ainda mais importância aos resultados alcançados por Romancini e companhia na atual temporada. Um estreante no automobilismo não conseguia vencer uma corrida na Fórmula Renault desde 2002, ano em que a categoria começou a ser disputada no Brasil e praticamente todos os 30 participantes competiam pela primeira vez. Em 2005, Nelson Merlo ganhou seis provas e foi campeão, mas já havia disputado três temporadas da F-São Paulo antes de ser confirmado em um dos carros da Bassani Racing.


 


Felipe Lapenna foi o piloto que mais vezes subiu ao alto do pódio neste ano, com quatro triunfos, seguido por Douglas Soares, que ganhou duas corridas e ocupa a vice-liderança do campeonato. Diego Nunes, da Fórmula 3, também ganhou uma e é um dos sete pilotos com vitória na temporada – um número semelhante ao verificado em 2003.


 


“Ainda restam duas provas e podemos terminar o ano com a mesma marca de nove vencedores diferentes atingida em 2002, o campeonato mais competitivo da F-Renault no Brasil até o momento. Isso mostra a boa fase da categoria, que voltou a crescer neste ano e recuperou o espaço de principal celeiro de pilotos do paÁ­s”, encerrou Romancini.