FRenault: Novatos terão oportunidade de se aprimorarem e acertarem o carro para a preliminar da Fórmula 1

O GP Brasil de Fórmula 1 já começou para os jovens pilotos da Fórmula Renault. Marcada como a 11ª prova da temporada no dia 22 de outubro, a preliminar da principal categoria do automobilismo mundial em São Paulo (SP) é marcada por treinos escassos. É pensando nesta dificuldade que os novatos da principal categoria-escola do automobilismo brasileiro estarão participando, nestas quarta e quinta-feiras (21 e 22/6), dos treinos coletivos no Autódromo de Interlagos.

“Interlagos é a única pista do calendário que vai se repetir, pois a última rodada do campeonato também será aqui. Aliado ao fato de termos pouquÁ­ssimos treinos antes da preliminar da Fórmula 1, estes dois dias de treinos serão fundamentais para não entrarmos na pista muito no escuro”, acredita Felipe Ferreira (WebMotors/ CVC/Hip Telecom/Puma), que está estreando no esporte neste ano.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault será somente nos dias 15 e 16 de julho, na rápida pista dos arredores de Porto Alegre (RS), criando assim um hiato de quase 45 dias sem corridas da categoria. E os pilotos que estão iniciando as suas carreiras não podem ficar tanto tempo assim sem atividades. “Na realidade estes testes não servirão para acertar os carros para Tarumã, que exige caracterÁ­sticas completamente diferentes do quem em Interlagos. Eles servirão para não ficarmos tanto tempo parados, e para começarmos a preparar os carros para as três corridas que teremos aqui, principalmente a de outubro, que será muito corrida”, detalha Ferreira. Na preliminar da Fórmula 1 os pilotos terão 40 minutos de treinos livres na sexta-feira a tarde, um treino classificatório no sábado a tarde, com 30 minutos de duração, e a corrida de apenas 17 voltas, logo Á s 9 horas de domingo.

Os treinos de pré-temporada da Fórmula Renault foram realizados em Interlagos, e Felipe Ferreira ficou entre os seis mais rápidos em todos eles no inÁ­cio do ano. Passados pouco mais de quatro meses e seis provas, ele terá a oportunidade de comparar o seu desenvolvimento. “Estou mais experiente e maduro. No entanto, estarei treinando com outro motor. Espero baixar o meu tempo aqui, mas quero acompanhar nos gráficos a diferença dos motores, para decidir se continuo com ele ou devo trocar. Senti na última corrida que ele tem menos velocidade de reta de que outros concorrentes”, comentou o piloto da WebMotors/CVC/Hip Telecom/ Puma, que em BrasÁ­lia foi obrigado a largar do último posto, em virtude da quebra de seu motor titular na prova anterior, e recebeu a bandeirada em nono.

Os treinos coletivos têm inÁ­cio Á s 14h55 de quarta-feira, com três horas de duração. Na quinta-feira, serão duas sessões: a primeira vai das 8h00 Á s 1h00, e a última das 14h30 Á s 16h00. “Aposto que ninguém vai treinar até o fim. Todo mundo vai querer finalizar a sua programação um pouco mais cedo, para assistir ao jogo do Brasil com o Japão. Vamos ver, a minha prioridade é a Fórmula Renault, mas eu não quero deixar de torcer pelo meu paÁ­s”, encerrou Felipe Ferreira.