Gaúcho de Marcas e Pilotos: Emoção do começo ao fim

Sob pista encharcada, João Cardoso Jr. e Paulinho dos Santos foram os vencedores.

A decisão do Gaúcho de Marcas & Pilotos enfrentou a 4a etapa do ano embaixo de água. Um verdadeiro dilúvio se abateu sobre o Autódromo Internacional de Tarumã desde as primeiras horas da madrugada. As emoções do domingo se iniciaram desde cedo, quando no treino classificatório Rafael Mocelin (Fiat Uno 14 – Mocelin) perdeu o controle no contorno da curva 1 ao passar em uma poça d’água e acabou capotando várias vezes. A equipe trabalhou para por o carro em marcha novamente, o que aconteceu apenas segundos antes da abertura de Box para a realização da primeira bateria.

Alexandre Buneder (GM Celta 46 – Latina) largou da pole, seguido por João Cardoso Jr. (Markas/Autoracing/Curi/Scuderia 525), Vítor Genz (GM Corsa 99 – Latina) e Fabiano Cardoso (GM Celta 11 – Markas/Autoracing/Curi/Scuderia 525). A chuva que caia desde os minutos iniciais da bateria aumentou, dificultando sobremaneira a pilotagem em condições dificílimas. A este grupo de 4 pilotos que lutavam pela ponta, se juntaram Felipe “Kaki”Andrade (Fiat Uno 114 – Mocelin), Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44 – Ereno Dörr/Imobiliária da Terra) e o Ford Ka 00 de Rafael Cohen (Copagra/Piquet). Daniel Seolino enfrentou problemas com o limpador de parabrisas e teve que diminuir o ritmo, Luiz Ribeiro, com problemas elétricos também enfrentou perda de rendimento, enquanto que Rafael Cohen se aproveitava dos problemas dos adversários. Em seguida, Evaldo Quadrado (GM Corsa 100) rodou de forma espetacular na curva 1 e perdeu várias posições. No pelotão B, Daniel Scarton (GM Celta 9 – Paludo) em uma tocada tranqüila manteve a ponta e venceu na classe B, seguido de Cássio Knak (GM Corsa 43 – Vacopel/Rally Pneus) e Paulinho dos Santos (GM Celta 53 – Cia do Pára-choque/Embreagem Gaúcha/Menzelub). Rodrigo Machado (GM Celta 21) que largou do fim do grid e realizava uma prova de recuperação abandonou após uma rodada no contorno da Curva 8. A prova se finalizou em bandeira amarela e safety car devido a batida de Analino “Choka” Sirtuli no barranco da curva 3.

A segunda bateria se iniciou com safety car, devido à forte chuva que caía no momento da largada, quando finalmente a bandeira verde foi acionada, João Sant’Anna (Gm Celta 46) manteve a ponta até rodar no contorno da curva do Tala. João Cardoso Jr. (Gm Corsa 10) assumiu a ponta e se manteve até o final, seguido por Luiz Moroni (GM Corsa 99), Daniel Seolino (GM Corsa 82) e João Sant’Anna (Gm Celta 46). Mariath Jr. no comando do Ford Ka 00 bateu forte no contorno da curva 2 ocasionando a entrada do safety car. Após a relargada as posições se mantiveram inalteradas. Na classe B, Paulinho dos Santos (GM Celta 53) superou Daniel Scarton (GM Celta 9) e Eduardo Fuentes (GM Corsa 43) vencendo a prova.

Com os resultados de hoje, salvo alguma decisão técnica/desportiva por meio da Federação Gaúcha de Automobilismo, Luiz Clemente Moroni (GM Corsa 99 – Latina) é o novo Campeão Gaúcho de Marcas & Pilotos na classe A e João Cardoso Jr. (GM Corsa 10 – Markas/Autoracing/Curi/Scudera 525) o vice. Na classe B, Paulinho dos Santos (GM Celta 53 – Cia do Pára-choque/Embreagem Gaúcha/Menzelub) é o novo Campeão Gaúcho de Marcas & Pilotos na classe B e Jardel Sabim (Fiat Uno 92 – Mecânica Jalmar/Md Pneus) o vice-campeão (este resultado está sujeito a homologação após as vistorias técnicas).

A APPA/RS em nome de toda sua diretoria agradece a todas as equipes/pilotos/preparadores que deram um verdadeiro show nas pistas gaúchas. Destacando as palavras dos comissários técnicos da FGA aos pilotos durante o briefing da categoria, estão todos de parabéns, pelo altíssimo nível de pilotagem e retidão na pista. A APPA/RS se orgulha de fechar um campeonato que teve média de mais de 30 carros em pista sem nenhuma ocorrência mais séria. Isso prova o altíssimo nível de equipes/pilotos e preparadores que estão sendo formados no estado do Rio Grande do Sul, que neste 2007 teve um dos melhores e maiores campeonatos regionais de todo o Brasil.

A Temporada 2008 já está sendo estudada pela APPA/RS em parceria com os seus patrocinadores. O sucesso desta temporada e os erros que aconteceram estão sendo analisados para que a temporada 2008 seja a maior festa e evento que o Rio Grande do Sul jamais assistiu em uma pista de corridas.

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos 2007 foi uma realização da APPA/RS (Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul) em parceria com a FGA (Federação Gaúcha de Automobilismo) e contou com o apoio do ACRGS (Automóvel Clube do Rio Grande do Sul) e AGA (Associação Guaporense de Automobilismo). O patrocínio exclusivo foi da Hoff/Kumho Tires.

















































































































































































































































Final

Pos.

No

Pilotos

Classe

Equipe

Carro

Cidade

1

10

João Cardoso Jr.

A

Markas/Autoracing/Curi/Scuderia 525

GM Corsa

Porto Alegre

2

46

Alexandre Buneder/João Sant’Anna

A

Latina

GM Celta

Porto Alegre

3

99

Vítor Genz/Luiz Moroni

A

Latina

GM Corsa

Porto Alegre/Farroupilha

4

114

Felipe ‘Kaki” Andrade

A

Mocelin

Fiat Uno

Esteio

5

82

Daniel Seolino

A


GM Corsa

Taquara

6

53

Paulinho dos Santos

B

Cia do Pára-choque/Embreagem Gaucha/Menzelub

GM Celta

Canoas

7

9

Daniel Scarton

B

Paludo

GM Celta

Farroupilha

8

43

Cássio Knak/Eduardo Fuentes

B

Vacopel/Rally Pneus

GM Corsa

Sta Cruz do Sul/Livramento

9

97

Carlos Vales/Luiz Sena Jr.

B

Segurança Vêneto

VW Gol

Caxias do Sul

10

11

Fabiano Cardoso

A

Markas/Autoracing/Curi/Scuderia 525

GM Celta

Porto Alegre

11

77

Eduardo Fagundes/Paulo Rotta

A


Fiat Uno

Porto Alegre

12

8

Vítor Polese

B

Polese

GM Corsa

Nova Prata

13

1

Analino “Choka” Sirtuli

A

Canaveral Auto Peças/João Veículos/Tarumã

VW Gol

Gravataí

14

65

José Vivian

B

Hot Rod

VW Gol

Porto Alegre

15

0

Rafael Cohen/Mariath Jr.

A

Copagra/Piquet Blindagens

Ford Ka

Porto Alegre

16

111

Batavo Martins

A


GM Celta

Porto Alegre

17

92

Jardel Sabim

B

Mecânica Jalmar/MD Pneus

Fiat Uno

Sta Cruz do Sul

18

100

Evaldo Quadrado

A


GM Corsa

Porto Alegre

19

44

Luiz Carlos Ribeiro

B

Ereno Dörr

Fiat Uno

Bom Retiro

20

54

Urbano da Silva/Emerson Oliveira

A

Sergio Paris/Tudor/Joape/Rom`s Car/Perdigão

VW Gol

Gravataí/Porto Alegre

21

21

Rodrigo Machado

A


GM Celta

Gravataí

22

78

Jairo Silva

B

Bastos Racing

Fiat Uno

Canoas

23

22

Wilson Valentini

B

Lojas Valentini

Ford Fiesta

Bento Gonçalves

24

14

Rafael Mocelin

A

Mocelin

Fiat Uno

Porto Alegre

25

38

Dalmo Carneiro

A

Box Car

Fiat Uno

Porto Alegre

26

57

Marcos Eliezer

B

Mec. Baltazar

VW Gol

Canoas

27

7

Marcelo Soares

B

Severo Roth/Anderson

VW Gol

Gravataí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *