Gaúcho de Marcas & Pilotos: Estreantes na categoria se destacam

Pilotos que vem de outras categorias aprovam o formato e as disputas, sempre limpas e justas.


O Marcas & Pilotos/C-Fusca tem se destacado pelo grande equilíbrio entre as marcas que disputam o certame. Praticamente todos já lideraram as provas. VW Gol, Fiat Uno, Fiat Palio, GM Corsa e o VW Fusca já estiveram na ponta. Essa é uma característica que denota um grande equilíbrio entre carros de comportamento diverso, ainda mais se considerarmos que os Fuscas tem tração traseira, que faz seu comportamento dinâmico ser quase o oposto dos demais, todos de tração dianteira.


Outra característica do campeonato é o famoso “troféu bigorna” onde o vencedor da etapa leva para a etapa seguinte um peso de 50 kg , o segundo colocado soma 30 kg e o terceiro 20 kg. Quem chega de quinto em diante retira peso na proporção de 20 kg (quinto
lugar), 30 kg (sexto lugar), 50 kg (sétimo lugar em diante). A fórmula da retirada de peso torna o campeonato mais equilibrado e justo, pois vai contra o esporte o piloto não ter como descartar este peso. Além do troféu bigorna, a pontuação é marcada de forma progressiva, onde na primeira etapa a vitória tem valor de 20 pontos e a sexta, por exemplo, valerá 30 pontos. Para efeito de campeonato serão computadas as classificações de todas as baterias efetuadas, descartando-se os dois piores resultados (N – 2). Se houver empate, o vencedor será apurado pelo maior número de melhores lugares no campeonato por baterias, a persistir o empate o maior número de segundos lugares.


Dentre os estreantes, destacam-se a dupla Luiz Sérgio Jr e Carlos Vales (VW Gol 97 – Segurança Vêneto) que se destacavam no campeonato Gaúcho de Pista de Terra e deram um passo adiante, passando ao asfalto. Da terra ainda vem a dupla Leandro da Silva e Marcos Eliezer (VW Gol 04 – Sergio Paris), onde Leandro da Silva já havia feito algumas provas anteriormente na Copa Fusca. Leandro Grupe, que corre em parceria com Everton Narciso (VW Gol 96 – Willian Locadora/Venezza) fez a mudança da Copa Fusca para o Marcas neste ano e enfrenta uma fase de acertos em seu carro. Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44 – Erenno Dörr), piloto da cidade de Bom Retiro do Sul faz a transição do kart para o carro de turismo e já vem se destacando.


No próximo final de semana todas estas feras estarão no autódromo de Santa Cruz do Sul acelerando na maior categoria de turismo do Rio Grande do Sul, que terá grid superior à 30 carros em sua 5ª etapa. Junto à programação da Copa Interclubes de Marcas & Pilotos, corre a Fórmula 1.6. A festa se inicia já no sábado com a realização do tradicional racha. Além de toda essa programação, ainda estará acelerando na pista o Fiat Carona Onboard – Hoff/Kumho Tires, que é um Fiat Uno completamente preparado no regulamento da Copa INterclubes de Marcas & Pilotos e leva os torcedores para dentro da corrida, acelerando a 160 km/h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *