Global Rallycross: “Foi melhor que eu esperava”, diz Nelsinho Piquet sobre seu primeiro dia no rally

Piloto do X Team Mitsubishi registra o quarto tempo dos treinos livres em cronometragem realizada por uma das equipes inscritas nos X Games de Foz do Iguaçu

O primeiro contato de Nelsinho Piquet e do X Team Mitsubishi com a categoria Global Rallycross dos X Games superou as expectativas de todos. Na estreia nesta modalidade, que mescla superfície de terra e asfalto e inclui um salto com o carro, o brasileiro e a equipe ficaram entre os que mais tempo passaram na pista. Nelsinho registrou o quarto tempo do dia em cronometragem não oficial, realizada por uma equipe adversária.

“Sendo bem sincero: Imaginava que seria até mais difícil. Logo de cara percebi que o carro é ótimo, permite uma tocada bem suave e responde bem quando exigido. O salto era uma preocupação, mas depois que vi como o carro se comportou com segurança nos pousos fiquei bem mais confiante”, disse o piloto.

Como não houve cronometragem oficial, ele minimizou os tempos de volta, mesmo com veteranos da categoria tendo elogiado a adaptação que mostrou ao carro no primeiro treino da temporada 2013 do Global Rallycross Championship. Nelsinho preferiu destacar que a meta nesta sexta-feira era ficar na pista o máximo de tempo possível, o que isso foi cumprido à risca.

A dinâmica inicialmente prevista para o treino precisou ser alterada pela densa poeira que os carros levantaram no circuito montado no Parque Infraero. Depois de uma tentativa com cinco competidores na pista simultaneamente logo cedo, por questão de segurança, os organizadores limitaram a ação a até cinco voltas com dois carros na pista por vez -e com frequentes entradas de caminhões pipa para molhar o trecho de terra da pista.

“Andamos bastante, tanto logo depois de molharem a pista quanto com o piso ‘seco’. Aprendi muito hoje e mal posso esperar para voltar logo a andar. É fantástica a sensação de entrar de lado nas curvas e com certeza as corridas no domingo serão muito movimentadas”, acrescentou o brasileiro.

O X Team Mitsubishi, única equipe brasileira credenciada para disputar todas as etapas do GRC em 2013, terá Nelsinho Piquet e Guilherme Spinelli, um dos mais laureados pilotos de rally do país e dono de quatro títulos do Rally dos Sertões, se alternando no comando do carro #12. O time estreia com patrocínios de SKY, Mitsubishi e Outback Steakhouse, além do apoio da Petrobras.

“Foi um dia muito bacana, um misto de ansiedade e apreensão, pois não havíamos testado este carro antes e o Nelsinho andou pela primeira vez na modalidade. Foi um dia super produtivo, a equipe se adaptou bem e não teve problemas. No salto, a parte mais delicada da pista, o Nelsinho se adequou bem. Amanhã teremos mais três horas de pista antes da classificação. Estamos bem felizes e realizados, torcendo para continuar assim até domingo. Nosso objetivo é ir para a final e o que vier depois é lucro”, analisa Geraldo Rodrigues, sócio do X Team Mitsubishi.

Neste sábado, está programado um treino livre das 9h às 12h. Entre 14h e 15h será realizada a sessão cronometrada que define os grids de quatro competidores para as baterias eliminatórias do domingo.

Programação do Global RallyCross no X Games Brasil
Treino livre 2: sábado (20), 09h00 às 13h00
Baterias eliminatórias: domingo (21), 13h30 às 14h30
Repescagem: domingo (21), 14h30 às 15h30
Finais: domingo (21), 15h40 às 16h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *