Global RallyCross: Meta brasileira é vencer já em 2014

Mais bem-sucedido empresário do esporte a motor brasileiro, Geraldo Rodrigues diz que X Team Mitsubishi Racing investirá em aprendizado para 2013

O X Team Mitsubishi Racing irá disputar todas as etapas do GRC, tendo Piquet Jr. se revezando no comando do Mitsubishi com Guilherme Spinelli, um dos mais experientes e vencedores pilotos de rali do Brasil, dono de quatro títulos do Rally dos Sertões. “O Global RallyCross é uma categoria bacana porque são circuitos fechados. Geralmente são competições muito acirradas e travadas”, comenta Geraldo Rodrigues. “Esse evento cria ídolos para a juventude mundial, fã de velocidade off-road, de uma forma impressionante. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o norte-americano Ken Block. Nós também queremos criar ídolos brasileiros. Como em todos os esportes, está provado que o público brasileiro gosta de ter ídolos como referência. Isso torna mais fácil conseguir um grande grupo de fãs no nosso país”.

Considerado o mais bem-sucedido empresário do marketing esportivo no automobilismo nacional, Geraldo Rodrigues faz uma análise bastante sóbria sobre esta sua nova empreitada: “Nossa meta é aprender e crescer durante o ano de 2013. Queremos começar 2014 já figurando entre as equipes com condições de pódio ou, se tudo correr muito bem, de brigar por vitórias. Sabemos que temos rivais experientes e competentes, mas queremos evoluir, pensando em ter um carro bem mais competitivo para o final da temporada, nos adaptando à categoria e usando a criatividade e a vocação brasileiras para os esportes a motor”, projetou Rodrigues.

O bom relacionamento entre o empresário Geraldo Rodrigues e Nelsinho Piquet aproximou o piloto da equipe e essa parceria já rendeu bons frutos para o automobilismo brasileiro. Um dos grandes feitos aconteceu em março de 2012, com a única vitória de uma equipe brasileira na Nascar. Piquet Jr. aceitou o convite de Geraldo e conduziu um dos carros da equipe à vitória na etapa de Bristol, resultado que foi também a primeira vitória de um piloto brasileiro na categoria. “Aquele foi um dia muito importante para nós. Acho que deixamos uma marquinha para sempre na história do automobilismo nacional”, comemora Geraldo.

Fundada no início de 2011 por Geraldo Rodrigues, a X Team Mitsubishi Racing já construiu uma história de muito trabalho e de sucesso, sempre levando a bandeira do Brasil pelos circuitos do mundo. “A grande maioria das equipes da Nascar é baseada nos Estados Unidos, na Carolina do Norte. A nossa equipe está em Stateville, na mesma região. Quando decidimos montar nossa sede por lá, a ideia era justamente facilitar a entrada de pilotos brasileiros na categoria”, conta Rodrigues.

“Hoje nós temos brasileiros que trabalham na nossa equipe, em tempo integral, só visando esta temporada”, diz o empresário. “Como temos pouco conhecimento sobre o GRC especificamente, teremos consultoria de engenheiros norte-americanos de competição especializados no GRC. Mas esperamos, já a partir de metade de 2013, assumir 100% da preparação e logística do carro. Nossos engenheiros vão estar em todas as etapas, aprendendo, e vamos poder preparar o carro na nossa sede dentro de poucos meses”, calcula Rodrigues.

Programação do Global RallyCross no X Games Brasil
Treino livre 1: sexta-feira (19), 09h00 às 13h00
Treino livre 2: sábado (20), 09h00 às 13h00
Baterias eliminatórias: domingo (21), 13h30 às 14h30
Repescagem: domingo (21), 14h30 às 15h30
Finais: domingo (21), 15h40 às 16h30

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa – 18 a 21 de abril – Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa – 16 a 19 de maio – Barcelona (Espanha)
3ª etapa – 27 a 30 de junho – Munique (Alemanha)
4ª etapa – 10 a 13 de julho – New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa – 17 a 20 de julho – Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa – 31 de julho a 3 de agosto – Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa – 7 a 10 de agosto – Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa – 19 a 22 de setembro – Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa – data a definir – Las Vegas (Estados Unidos)

FICHA TÉCNICA
PETROBRAS MITSUBISHI EVO XTR

Motor: MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *