WTCC: Em treino cheio de acidentes, Robert Huff marca a pole em Macau

Em um treino marcado pelos acidentes, o inglês James Thompson (Chevrolet Cruze da RML) conquistou nesta sexta-feira (20/11), a pole-position para prova de abertura da última rodada dupla da temporada, em Macau. Huff marcou o tempo de 2m32s141 no minuto final da Q2.

Após marcarem os dois melhores tempos na Q1, os parceiros na Seat, o italiano Gabriele Tarquini, e o francês Yvan Muller, líder e vice-líder do campeonato, respectivamente, se envolveram em um acidente no começo da Q2.

Muller perdeu o controle de seu Seat Leon Tdi, na curva Faraway do circuito de rua da Guia, o mesmo acontecendo com Tarquini momentos depois, que foi para cima do carro do francês. Os dois acabaram sendo acertados na sequencia pelo suíço Alain Menu (Chevrolet Cruze da RML). Os três carros ficaram destruídos, com Muller sendo removido de ambulância. O atual campeão fez um sinal de positivo com o dedo indicativo, quando era removido para a ambulância.

Como a prova só acontece no domingo, as equipes tem um dia a mais para recuperarem os carros. Muller e Tarquini foram levados ao hospital. O francês chegou usando uma máscara de oxigênio, devido ao gás inalado após o extintor de incêndio de seu carro disparar. Tarquini foi levado para exames de rotina.

Na primeira parte do treino, outro acidente na mesma curva, envolveu o inglês James Thompson (Lada Priora da Lada) e o BMW 320si do italiano Stefano D’aste, que estava parado na pista.  Após rodar, D’Aste (da Wiechers) abandonou o seu carro, que quinze minutos depois foi acertado por Thompson, que perdeu a curva.  O inglês foi mais um a ser levado ao hospital, para um check-up.

Faltando um minuto para o final do treino, o brasileiro Augusto Farfus (BMW 320si da Schnitzer) tinha o melhor tempo, quando foi batido por Huff e o inglês Andy Priaulx (BMW 320si da RBM). Farfus larga em 3º, ao lado do espanhol Jordi Gené (Seat Leon Tdi da Seat Sport).

O português Tiago Monteiro, num Seat Leon Tdi, e o alemão Jörg Müller, parceiro de equipe de Farfus, completam os seis, dos dez que disputaram a Q2, que marcaram tempo. Tarquini, Yvan Muller, Menu, e o  sueco Rickard Rydell (Seat Leon Tdi da Seat Sport), todos sem tempo, fecham os dez primeiros do grid.  

Muller, Tarquini e Thompson já foram liberados do hospital, mas irão passar por exames médicos amanhã.

Grid:

 1.  Rob Huff Chevrolet 2m32s141
 2.  Andy Priaulx BMW 2m32s483
 3.  Augusto Farfus BMW 2m33s033
 4.  Jordi Gene SEAT 2m33s136
 5.  Tiago Monteiro SEAT 2m33s322
 6.  Jorg Muller BMW 2m34s091
 7.  Yvan Muller SEAT sem tempo
 8.  Gabriele Tarquini SEAT sem tempo
 9.  Alain Menu Chevrolet sem tempo
10.  Rickard Rydell  SEAT sem tempo
11.  Alex Zanardi BMW 2m32s059
12.  Nicola Larini Chevrolet 2m32.181
13.  Tom Coronel SEAT 2m32s330
14.  Felix Porteiro BMW 2m33s581
15.  Sergio Hernandez BMW 2m33s812
16.  Andre Couto SEAT 2m34s047
17.  Jaap van Lagen Lada 2m34s214
18.  Tom Boardman SEAT  2m34s242
19.  Franz Engstler BMW  2m34s615
20.  James Thompson Lada 2m36s141
21.  Nobuteru Taniguchi BMW 2m36.431s
22.  Kristian Poulsen BMW   2m36s473
23.  Takayuki Aoki  BMW 2m37s895
24.  Henry Ho BMW 2m41s318
25.  Jo Merszei BMW 2m42s626
26.  Kit Meng Lei BMW 2m44s667
27.  Liu Lic Ka  BMW 2m47s747
28.  Stefano D’Aste BMW sem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *