Nascar Sprint Cup Series: Jimmie Johnson vence em Dover. Joey Logano sofre acidente incrível

Jimmie Johnson, de Chevrolet, venceu no domingo (27/09), a AAA 400 no Dover International Speedway, 28ª etapa da Nascar Sprint Cup Series, e 2ª dos Playoffs. Foi a quarta vitória do tri-campeão no ano e 44ª na categoria. Líder do campeonato, Mark Martin, parceiro de Johnson na Hendrick Motorsports, terminou em 2º, com Matt Kenseth, de Ford, completando os três primeiros.

Saindo da pole-position Johnson dominou a prova, liderando 271, das 400 voltas disputadas.  Apenas no começo da prova Johnson sofreu alguma pressão, quando Kurt Busch liderou 99 voltas. Entretanto após superar o Dodge de Busch, na 177ª volta, Johnson não mais perdeu o controle da corrida.

Com o segundo lugar, Martin manteve a liderança do campeonato, com dez pontos de vantagem sobre Johnson, 5400 a 4390. Martin assumiu a segunda posição após ultrapassar Kenseth na última relargada.

Fora dos playoffs, Kenseth conquistou o seu melhor resultado, desde a vitória no Auto Club Speedway, em Fevereiro. Juan Pablo Montoya, de Chevrolet, em 4º, ganhou uma posição no campeonato, passando para a terceira, 65 pontos atrás de Martin. Kurt Busch foi o 5º, com Jeff Gordon, de Chevrolet, fechando os seis primeiros.

Uma forte chuva que caiu a noite, tirando a borracha da pista, fez a direção da prova acionar uma bandeira amarela na 25ª volta, para checagem dos pneus. Logo após a relargada um fortíssimo acidente envolveu vários carros. O rookie Joey Logano, de Toyota, desacelerou, para evitar bater no Ford de Bobby Labonte, que estava lento na pista, sendo acertado por Tony Stewart, de Chevrolet. O choque fez Logano rodar, sendo acertado novamente, desta vez pelo Ddoge de Reed Sorenson. O carro da Joe Gibbs Racing voou, capotando sete vezes, até parar na grama. Logano, de 19 anos, saiu sem ferimentos do carro que ficou destruído.

A próxima etapa, a Price Chopper 400 no Kansas Speedway, acontece no domingo (04/10). 

Final:

1 – Jimmie Johnson (Chevy) – Hendrick – 400 voltas
2 – Mark Martin (Chevy) – Hendrick – 400

3 – Matt Kenseth (Ford) – Roush – 400
4 – Juan Montoya (Chevy) – DEI/Ganassi – 400
5 – Kurt Busch – (Dodge) – Penske – 400
6 – Jeff Gordon (Chevy) – Hendrick – 400

7 – AJ Allmendinger (Dodge) – RPM – 400
8 – Kasey Kahne (Dodge) – RPM – 400
9 – Tony Stewart (Chevy) – Stewart/Haas – 400
10 – Ryan Newman (Chevy) – Stewart/Haas – 400

11 – Carl Edwards (Ford) – Roush – 400
12 – Kevin Harvick (Chevy) – Childress – 400
13 – Greg Biffle (Ford) – Roush – 400
14 – Marcos Ambrose (Toyota) – Waltrip – 400
15 – Clint Bowyer (Chevy) – Childress – 400
16 – Jeff Burton (Chevy) – Childress – 400
17 – Casey Mears (Chevy) – Childress – 400
18 – Brian Vickers (Toyota) – Red Bull – 400
19 – Paul Menard (Ford) – Yates – 400
20 – Dale Earnhardt Jr (Chevy) – Hendrick – 399
21 – David Reutimann (Toyota) – Waltrip – 398
22 – Denny Hamlin (Toyota) – Gibbs – 398
23 – Bobby Labonte (Ford) – Yates – 398
24 – David Ragan (Ford) – Roush – 396
25 – Scott Speed (Toyota) – Red Bull – 396
26 – Sam Hornish Jr (Dodge) – Penske – 395
27 – John Andretti (Chevy) – Front Row – 395
28 – Jamie McMurray (Ford) – Roush – 394
29 – David Stremme (Dodge) – Penske – 385
30 – Elliott Sadler (Dodge) – RPM – 353
31 – Kyle Busch (Toyota) – Gibbs – 342
32 – Regan Smith (Chevy) – Furniture Row – 337
33 – Martin Truex Jr (Chevy) – DEI/Ganassi – 251
34 – Robby Gordon (Toyota) – Gordon – 181
35 – Reed Sorenson (Dodge) – RPM – 170
36 – Michael Waltrip (Toyota) – Waltrip – 84
37 – Dave Blaney (Toyota) – Prism – 76
38 – Michael McDowell (Toyota) – Baldwin – 74
39 – David Gilliland (Chevy) – TRG – 60
40 – Mike Bliss (Dodge) – Phoenix – 54
41 – Joe Nemechek (Toyota) – Nemco – 51
42 – Joey Logano (Toyota) – Gibbs – 30
43 – Tony Raines (Dodge) – Gunselman – 13

Em negrito e itálico os participantes dos playoffs

Classificação:

1. Martin 5400; 2. Johnson 5390; 3. Montoya 5335; 4. Busch 5325 5. Stewart 5294; 6. Hamlin 5292; 7. Newman 5290; 8. Gordon 5278; 9. Biffle 5262; 10. Vickers 5249, 11. Edwards 5247; 12. Kahne 5211.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *