GP Cidade de São Paulo: Ferrari busca manter hegemonia das super máquinas nos 1.000 Km

Máquinas italianas enfrentam projetos nacionais no Autódromo de Interlagos durante a primeira competição do automobilismo brasileiro em 2010.

A quinta edição do GP Cidade de São Paulo, que começa na próxima quinta-feira (21) em Interlagos, promove uma disputa das mais interessantes: super máquinas da indústria automotiva enfrentando, em condições iguais de competição, carros protótipos e modelos de rua preparados em projetos nacionais. Esta é a tradição dos 1.000 Km de Interlagos, uma das provas de longa duração mais famosas do paÁ­s e que novamente fará parte das comemorações do aniversário da capital paulista.

Na edição de 2010 as equipes que vão correr com os modelos Ferrari F-430 têm a missão de manter o domÁ­nio italiano na prova. Há dois anos, pelo menos, são as máquinas vindas da Itália que vencem os 1.000 Km. Em 2008 a vitória ficou com a Lamborghini Galllardo pilotada por Paulo Bonifácio e Sérgio Burger; e no ano passado a prova foi vencida por uma Ferrari F-430 GT2 comandada por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra.

Para os 1.000 Km deste ano, três equipes se inscreveram com carros Ferrari na categoria I – destinada a modelos protótipos importados, protótipos nacionais com mais de 2.001 cilindradas; carros GT2, GT3 e NGT; carros com motores turbo e modelos força livre com mais de 2.001 cilindradas. Nessa divisão, as Ferrari desafiam ao menos dois projetos brasileiros: um modelo Astra Protótipo que será pilotado por pai e filho, Roberto e André Posses; e um protótipo Moro que terá Paulo Kato; Claudemir Fernandes e Carlos Ortolani no comando.

Outra divisão dos 1.000 Km que promete disputas intensas é a categoria III – para protótipos com até 2.000 cilindradas; carros turismo com mais de 2.001 cilindradas e modelos força livre de até 2.000 cilindradas. O grid dessa categoria conta, entre outros carros, com dois protótipos Spyder; um modelo protótipo Espron; uma Maserati e um Volkswagen Gol. Já na categoria II da prova, para carros de turismo com até 2.000 cilindradas, o destaque vem sendo o Volvo C30 da equipe Eurobike – totalmente desenvolvido no Brasil para corridas de longa duração.

O GP Cidade de São Paulo terá ainda outras duas competições ao longo do próximo final de semana. A primeira será de carros clássicos de competição que, apesar da idade, não perderam o fÁ´lego e prometem uma prova repleta de história e saudosismo. A outra será o F3 Brazil Open, um torneio de Fórmula 3 que servirá de preparação para o campeonato sul-americano da categoria e vai contar com dois pilotos da Europa – entre eles o vencedor do GP de Macau de F-BMW no ano passado, William Buller, da Irlanda do Norte.

Os treinos para o evento em Interlagos começam na quinta-feira com a Fórmula 3 abrindo a temporada 2010 no autódromo. As demais categorias começam seus treinos na sexta-feira e as corridas principais estão marcadas para o domingo (24), véspera do 456º aniversário da cidade de São Paulo.Â