GP2 Ásia: Categoria inaugura autódromo de Abu Dhabi

O automobilismo mundial verá neste final de semana a inauguração de mais um palco de corridas. O suntuoso autódromo de Yas Marina, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, estreia no cenário internacional das competições em grande estilo: recebendo a última etapa da temporada 2009 do Mundial de Fórmula 1 e a primeira prova do campeonato 2009/2010 da GP2 Ásia, divisão oriental da categoria de acesso à elite do automobilismo.

O Brasil estará representado dentro da pista por três pilotos nesta inauguração: Rubens Barrichello, na Fórmula 1, Luiz Razia e Diego Nunes, na GP2. Para Razia, a prova deste fim de semana representa a primeira oportunidade de competir pela equipe vice-campeã da temporada europeia da GP2 em 2009, a Barwa Addax, que teve como um dos seus pilotos o suíço Romain Grosjean, atual piloto da equipe Renault de Fórmula 1.

“O autódromo é fantástico, uma construção impressionante”, destaca Luiz Razia, que conheceu o circuito na semana passada, quando a GP2 Ásia realizou testes coletivos na pista de Abu Dhabi. “Os testes foram positivos no sentido de que pudemos conhecer bem o circuito e coletar alguns dados importantes do carro. Mas neste final de semana, com a Fórmula 1, a pista deve mudar bastante para o nosso acerto. Ela deve ficar cada vez mais emborrachada e os tempos devem despencar”, comenta o brasileiro.

A pista que recebe Fórmula 1 e GP2 Ásia no próximo final de semana tem 5,5 km de extensão, e curiosamente pode ser dividida em duas, uma com 3,1km e outra com 2,4 km, que operam simultaneamente se for preciso realizar dois eventos ao mesmo tempo. No traçado principal, a expectativa é que os carros da Fórmula 1 superem os 350 km/h de velocidade máxima. São nove curvas para a direita e 11 para a esquerda, além de um pequeno túnel que liga os boxes de volta à pista.

As duas categorias principais do final de semana começam seus treinos na sexta-feira. A GP2 realiza corridas no sábado e no domingo, enquanto a prova da Fórmula 1, marcada para o período da manhã no horário de Brasília, começará no final da tarde local e deve terminar à noite, sob a iluminação artificial do circuito.
 
Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *