GP2 Asiática: Luiz Razia confirma estréia na série asiática da categoria

Bons treinos em Paul Ricard foram decisivos para que o piloto assinasse contrato com a equipe Arden. Campeonato começa no próximo dia 19 de outubro, em Xangai, na China.

Menos de dois anos depois de conquistar seu primeiro título no automobilismo – o de Campeão Sul-Americano de Fórmula 3, levantado em 2006 na disputa mais apertada das últimas 15 temporadas da categoria – o piloto baiano Luiz Razia chega ao estágio mais elevado que um piloto de corridas pode atingir antes de integrar a elite do automobilismo mundial. No próximo dia 19 de outubro, em Xangai (China), Razia fará sua estréia oficial pela Fórmula GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1.

O piloto baiano anunciou nesta terça-feira a assinatura de contrato com a equipe Arden para a série asiática da categoria. O torneio, que tem corridas na China, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Malásia, foi criado no ano passado e vem sendo considerado uma boa alternativa para pilotos de todo o mundo que pretendem disputar, na seqüência, o campeonato mundial da categoria.

Razia defenderá as cores de uma das equipes mais tradicionais do automobilismo de base europeu. Tricampeã consecutiva na Fórmula 3000 Internacional – entre 2002 e 2004, a Arden migrou para a Fórmula GP2 no ano de sua criação, em 2005. Logo na temporada de estréia, terminou com o vice-campeonato do piloto finlandês Heikki Kovalainen, atualmente titular da equipe McLaren ao lado de Lewis Hamilton.

“Estou muito feliz por ter confirmado presença na série asiática da GP2, e espero que esta primeira temporada represente um período de muito aprendizado e, também, de boas conquistas”, disse o piloto. “Fiz dois dias de testes muito produtivos em Paul Ricard, e pude andar constantemente entre os seis primeiros, embora não tenha passado pneus novos no segundo dia e, por isso, terminei distante dos primeiros. A Arden está depositando muita confiança no meu trabalho, e espero recompensá-los com bons resultados nessa temporada de estréia”, afirmou Razia, que ainda não confirmou presença no Mundial de GP2.

Além dos testes realizados em Paul Ricard, Luiz Razia já havia testado um carro da Fórmula GP2 em 2006, e vem sendo um dos destaques da F-3000 Euroseries – categoria que antes da criação da Fórmula GP2 era considerada a principal porta de entrada para a Fórmula 1. Partindo para a sua terceira temporada no automobilismo europeu, o baiano demonstra confiança para alçar vôos mais altos, começando pela série asiática da GP2.

“Aprendi muito nesses dois anos competindo na Fórmula 3000. Agora a GP2 Ásia é uma maneira de ganhar mais um pouco de experiência. Além dos carros serem muito potentes, vou enfrentar corridas longas, com mais de uma hora de duração, e paradas nos boxes. A idéia é aprender ao máximo nessas cinco corridas e chegar bem preparado para o campeonato mundial da categoria em 2009”, comentou Razia.

Vitrine de talentos – A Fórmula GP2 foi criada em 2005 como evento suporte da maior parte das provas da Fórmula 1. E, logo de imediato, lançou dois pilotos para o grupo de elite do automobilismo: Nico Rosberg e Heikki Kovalainen, respectivamente campeão e vice da temporada inicial, conseguiram vagas na Fórmula 1 em 2006. O mesmo viria a acontecer com todos os campeões seguintes, entre eles Lewis Hamilton e Timo Glock.

Já o campeonato asiático da GP2 surgiu em 2008. O continente se apresenta cada vez mais com enorme interesse pela Fórmula 1 e suas divisões. A GP2 correu no Bahrein e empresários locais se interessaram em ter um campeonato próprio da categoria. Disputada entre o final de uma temporada e o início de outra, a GP2 Ásia mantém os times trabalhando e revela novos talentos para os anos seguintes.

O calendário da temporada 2008/2009 da GP2 Ásia é o seguinte:

08 e 09 de outubro – Testes coletivos em Xangai (China)
1ª etapa – 18 e 19 de outubro em Xangai (China)
2ª etapa – 05 e 06 de dezembro em Dubai (Emirados Árabes Unidos)
3ª etapa – 23 e 24 de janeiro no Bahrein
4ª etapa – 27 e 28 de fevereiro em Dubai (Emirados Árabes Unidos)
5ª etapa – 04 e 05 de abril em Kuala Lumpur (Malásia)
6ª etapa – 18 e 19 de abril no Bahrein

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *